Projeto de responsabilidade social promove inclusão e orientação humana

abril de 19 de 2010 - 0:00

Mais do que oferecer a excelência em educação nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Pedagogia, Medicina e Sistemas de Informação, a Faculdade Christus promove atividades complementares de extensão para desenvolver habilidades e competências diferenciadas em seus alunos.

Com esse objetivo, os alunos contam agora com um espaço dedicado às ações de inclusão social, a partir da orientação humana.

O lançamento do projeto foi realizado nesta quinta-feira, 15 de abril, com a palestra “Economia e Vida: um diálogo interdisciplinar”. Na ocasião, o Pe. Sóstenes Luna conduziu um bate papo com os professores Paulo Henrique Portela, Gabrielle Bezerra e Germana Belchior, relacionando os conflitos e inquietações da sociedade atual com a Campanha da Fraternidade 2010, idealizada pelas igrejas cristã de todo o país.

“Queremos estimular uma cultura de solidariedade. É preciso entender que apenas com a boa administração e a consciência e participação de todos poderemos evoluir enquanto sociedade. Esse projeto é baseado no respeito à dignidade do outro e da própria natureza”, esclarece Pe. Sóstenes. Na apresentação dos palestrantes, o sacerdote afirmou que a ação integra o debate sobre a inclusão social, uma dos focos de atuação da Faculdade Christus.

Durante a palestra, questões foram levantadas com base nas problemáticas atuais, promovendo a reflexão para soluções calcadas no cuidado com o outro. No primeiro momento, o prof. Paulo Henrique Portela retratou a importância da discussão na faculdade sobre a doutrina cristã e suas influências no agir coletivo. “A fraternidade é o elo de ligação das diretrizes do Direito. Não há mensagem mais universal e humana do que a dignidade humana. É preciso discutir essas raízes, falar da religião, se posicionar”, anunciou.

A Profa. Gabrielle Bezerra discursou sobre as dualidades e apelos que nos tiram o foco do pensamento e condicionam nossas ações. “Somos levados a esquecer e contestar malezas: as doenças, a morte, o envelhecimento. Esquecemos que o cuidado com o outro é também entendermos a nossa própria fragilidade. Somos todos vulneráveis”, explicou. O terceiro momento da palestra versou sobre a relação humana com a natureza, a partir das inquietações da profa. Germana Cabral. “Vivemos uma crise ambiental por acreditar que tudo gira em torno do homem. A reflexão não deve ser apenas externa mas sobretudo interna. Só assim abrimos espaço para solidariedade em todas as relações”, concluiu.

Ao final do momento, o Pe. Sóstenes deixou o convite para que todos participem do projeto Inclusão Social e Orientação Humana, buscando preencher os vazios existenciais da alma e conhecer o poder da comunhão.  Os atendimentos acontecem às terças, quintas e sextas-feiras, de 9h às 12h, no Campus Dom Luís (1º andar).