Notice: Undefined index: name in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-content/plugins/category-pagination-fix/category-pagefix.php on line 36
» Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais

Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais

A Unichristus oferece diversos programas de intercâmbio a seus alunos. Com parceria com mais de 40 Instituições de ensino superior, distribuídas em mais de 15 países, você poderá vivenciar novas culturas, experimentar a vida universitária em outros lugares do mundo e ter contatos com pessoas de diversos países. E, se você não consegue viajar, poderá usufruir dos programas online, com a mesma diversidade e aprendizado.


Oportunidades internacionais atuais:

1) Intercâmbio Virtual “English for Global Students” com a DePaul University (Chicago) – Inscrições até 24 de março de 2023

Pela 5ª vez a Unichristus oferece o intercâmbio virtual “Academic English for Global Students” junto com a DePaul University, Chicago, USA. O intercâmbio combina aulas interativas de inglês acadêmico e atividades de colaboração virtual com estudantes americanos. Podem participar alunos de todos os cursos da Unichristus com interesse em assuntos globais, proficiência em inglês e abertura para uma experiência intercultural inovadora. O curso tem uma carga horária de 20 horas e poderá ser aproveitado como atividade complementar. O número de vagas é limitado a 20. Os participantes receberão um certificado assinado por ambas as instituições (Unichristus e DePaul University). Mais informações no edital.

Inscrições até 24/03/23: https://forms.gle/e5hWTJTT4PWjDGEt7.

Seleção: 29/03-30/03/23 (Entrevistas em inglês)

Datas do curso: 12/04/23 até 31/05/23, 4ª das 11h40 às 13h10

Investimento: 180,00 R$ (a pagar após aprovação no processo seletivo)

Dúvidas? Entre em contato por e-mail: international@unichristus.edu.br


2) Mobilidade acadêmica e estágios internacionais – Editais abertos!

a) Mobilidade acadêmica no semestre 2023.2 para mais que 30 universidades em 13 países – oportunidade para alunos de todos os cursos a partir do 3° semestre.

Condições de participação: favor acessar o edital do programa

Inscrições até 31/03/23: https://forms.gle/Dfnwd2Lob3xrJyA3A

 

b) Programa de dupla titulação em Engenharia Civil no Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) – edição 2023/24

Condições de participação: favor acessar o edital do programa

Inscrições até 16/03/23: https://forms.gle/nM3bdtYV8ecFJT2b7

 

c) Estágio internacional em Medicina – Julho 2023 – Amiens, França

Condições de participação: favor acessar o edital do programa

Inscrições até 16/03/23: https://forms.gle/oXWuW51LLp9cNptR6

 


3) Medical English – Curso de férias em nos Estados Unidos em julho de 2023

A University of Missouri Kansas City (UMKC) oferece para os estudantes da Unichristus a oportunidade de realizar um intercâmbio, de curta duração, nos Estados Unidos, com foco no aprendizado da língua inglesa voltada para áreas da Medicina. Existem duas propostas de programa:

1) Four-Week Medical English Development Program: são três semanas e meia de aprendizado de idioma intensivo, presencial e centrado no aluno e experiência de campo com foco em Inglês na Medicina. O programa, que ocorre no campus de Ciências da Saúde da UMKC, inclui sessões em sala de aula, passeios de Ciências da Saúde e palestras.

1) Two-Week US Healthcare Communication & Culture Program: são duas semanas com foco na cultura de Saúde e Kansas City. O programa, que acontece no campus de Ciências da Saúde da UMKC, inclui sessões de cultura e comunicação, passeios com foco na saúde e palestras de Ciências da Saúde.

Todos os participantes receberão um certificado de participação após a conclusão do programa.

Informações detalhadas sobre os dois programas constam neste folder (em inglês)

Alunos interessados devem entrar em contato com o Prof. Italo Cavalcante no email: international02@unichristus.edu.br


Já pensou em viver uma experiência acadêmica ou profissional em outro país? A Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI) proporciona aos alunos da Unichristus uma ampla gama de opções e destinos. Nossa instituição já tem parcerias com mais de 40 instituições de ensino superior em 16 países no mundo inteiro – do Chile, passando pelos Estados Unidos e por diversos países europeus, à Turquia, Israel, até a Austrália.

  • No Programa de Mobilidade Acadêmica, o aluno pode cursar disciplinas de seu curso durante um ou dois semestres, em uma das quase 40 universidades parceiras da Unichristus em todo o mundo.
  • Na Modalidade de Estágio, o estudante tem a oportunidade de se familiarizar com métodos de trabalho, tecnologias e culturas organizacionais diferentes das que existem no Brasil.
  • No Programa de Dupla Titulação Internacional, o aluno da Unichristus pode obter, além da graduação brasileira, o diploma da universidade parceira no país de destino. Esse programa já existe nas instituições em Portugal e França.
  • Finalmente, os programas de curta duração oferecem a possiblidade de adquirir conhecimentos específicos ou aprofundar o estudo de uma língua durante as férias.

Estabelecer novos relacionamentos, ampliar seus conhecimentos técnicos e de línguas estrangeiras, conhecer novas culturas e valorizar o currículo são alguns dos benefícios adquiridos quando se dedica a um período de estudo em uma instituição estrangeira de ensino. Tudo isso fará um diferencial em sua formação profissional e em seu desenvolvimento pessoal.

INTERNACIONALIZAÇÂO VIRTUAL

Os programas de internacionalização virtual permitem aos alunos aprender idiomas estrangeiros, conhecer novos conteúdos e metodologias acadêmicas e de ter experiências interculturais sem necessidade de sair da própria universidade ou até da própria casa! O aluno economiza tempo e dinheiro, mas pode esbanjar conhecimento à vontade. Nos últimos anos, a internacionalização em casa já vinha ganhando espaço na educação superior, processo acelerado pela pandemia do Covid-19. E a Unichristus aderiu a esse movimento como uma das instituições pioneiras no Brasil. A instituição oferece aos seus discentes, via a sua rede de parceiros internacionais, acesso a conteúdos globais, cursos com certificados em línguas estrangeiras e experiências de aprendizagem com professores e alunos em outros países. Os programas de internacionalização virtual incluem:

Intercâmbios Virtuais

O aluno da Unichristus reune-se com estudantes de outros países em uma sala de aula virtual, o global classroom, para eles interajam e trabalhem, em grupos interculturais, em projetos colaborativos. Além de expandir os horizontes de conhecimento da disciplina, os intercâmbios virtuais permitem aos alunos fortalecer competências transversais: usar línguas estrangeiras em contextos profissionais, saber trabalhar em equipes interculturais e desenvolver a fluência digital e global.

Mobilidade Virtual

Curse disciplinas em uma universidade no exterior a distância. Instituições parceiras da Unichristus em vários países já oferecem esta nova modalidade de intercâmbio.  Leia aqui o depoimento de duas alunas que fizeram mobilidade virtual para a Universidad Finis Terrae em Santiago do Chile.

Webinars e congressos virtuais A pandemia da Covid-19 adiantou o processo de colaboração virtual na educação superior. Para discentes (e docentes) da Unichristus facilitou o acesso gratuito a palestras, webinars e congressos virtuais ofertadas por instituições parceiras ou redes de colaborações que a Unichristus íntegra e desta forma aprender e trocar conhecimentos ao nível internacional. 

A COMAI é gerenciada pelo Coordenador Jan Krimphove e tem como principais atribuições

  • Articular e fomentar acordos de cooperação com Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e estrangeiras.
  • Promover a mobilidade acadêmica de alunos da Unichristus com instituições estrangeiras e selecionar os intercambistas.
  • Desenvolver a realizar atividades de Internationalization at home.
  • Divulgar oportunidades de intercâmbio, cursos acadêmicos e de aprendizado de línguas estrangeiras, eventos, bolsa de estudos e estágios internacionais.
  • Articular parcerias estratégicas para a realização de pesquisas ou ações de extensão em ambientes nacionais e internacionais.
  • Promover a mobilidade de docentes para a formação, o aperfeiçoamento e a participação em pesquisas em ambientes nacionais e internacionais.
  • Receber estudantes, docentes e pesquisadores de IES nacionais e estrangeiras na Unichristus.

Sobre a COMAI

Colaboradores da COMAI

Jan Krimphove
Coordenador de Assuntos Internacionais
E-mail: international@unichristus.edu.br

Italo Cavalcante Aguiar
Coordenador adjunto de Assuntos Internacionais
E-mail: international02@unichristus.edu.br

Paula Saleh Arbs
Internacionalização do Mestrado em Direito
E-mail: international03@unichristus.edu.br

Fernanda Andrade Lima
Convênios nacionais e estágios em saúde
E-mail: estagio.saude01@unichristus.edu.br


Sedes e Horários
:

Escritório Campus Parque Ecológico
11º andar, sala 1111
Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó
60192-345 Fortaleza, Brasil
Telefone: +55 85 3265.8165

Atendimento:
Terças e quintas-feiras das 8h30 às 12h30min e das 13h30min às 18h

Os horários podem sofrer alterações. Favor sempre agendar por e-mail: international@unichristus.edu.br ou international02@unichristus.edu.br

 

Escritório Campus Dom Luís
13° andar, sala 1306
Av. Dom Luís, 911, Meireles
60160-230 Fortaleza, Brasil
Telefone: +55 85 3457.5405

Atendimento:
Segundas, quartas e sextas-feiras das 8h30 às 12h30min e das 13h30min às 18h. Os horários podem sofrer alterações. Favor sempre agendar por e-mail: international@unichristus.edu.br ou international02@unichristus.edu.br

A Unichristus possui acordos de cooperação acadêmica e científica com mais de 40 universidades em 16 países.

Unichristus cooperates with more than 40 partner universities in 16 countries around the globe.

África do Sul / South Africa

Stellenbosch University

Cursos: Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária

Alemanha / Germany

EU Business School, Campus München

Cursos: Administração

Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule, Aachen

Cursos: Medicina, Odontologia

Argentina

Universidade Abierta Interamericana, Buenos Aires

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia, Sistemas de Informação

Austrália / Australia

Monash University, Melbourne

Cursos: Administração Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Radiologia, Sistemas de Informação

University of Technology Sydney

Cursos: Administração Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação

University of Western Australia, Perth

Cursos: Administração Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Psicologia, Sistemas de Informação

Chile

Universidad Católica de Maule, Talca

Cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina , Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.

Universidad Finis Terrae, Santiago

Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Sistemas de Informação

Croacia / Croatia

J.J. Strossmayer University of Osijek

Curso: Direito

Espanha / Spain

EU Business School, Campus Barcelona

Cursos: Administração

Universidad Católica de Ávila

Cursos: Administração, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Sistemas de Informação

Universidad de Almeria

Cursos: Biomedicina, Direito

Universidad de Deusto, Bilbao

Cursos: Direito, Fisioterapia

Universidad Miguel Hernández, Elche

Cursos: Administração, Biomedicina, Direito, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Psicologia, Sistemas de Informação

Universidad Politecnica de Cartagéna, Cartagena

Cursos: Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia de Produção

Universidad Rey Juan Carlos, Madrid

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Sistemas de Informação

Estados Unidos / United States

De Paul University, Chicago

Cursos: Administração, Direito, Intercâmbios virtuais

Michigan State University, East Lansing

Cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Psicologia, Sistemas de Informação.

University of Mississippi, Oxford

Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição, Psicologia, Sistemas de Informação

University of Missouri – Kansas City

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Psicologia, Sistemas de Informação.

França / France

Université Picardie Jules Verne, Amiens

Cursos: Direito, Medicina, Psicologia 

Université Paris-Saclay, Paris

Cursos: Medicina

Holanda / Netherlands

NHL Stenden

Cursos: Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção,

Índia / India

Sathyabama Institute of Science and Technology

Cursos: Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Odontologia.

Irlanda / Ireland

South East Technology University

Cursos: Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gastronomia, Psicologia, Sistemas de Informação

Portugal

Egas Moniz, Cooperativa de Ensino

Cursos: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia

Instituto Politécnico de Bragança

Cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Sistemas de Informação

Instituto Politécnico da Guarda

Cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Gastronomia, Nutrição, Sistemas de Informação

Instituto Politécnico do Porto

Cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Radiologia, Sistemas de Informação

Instituto Politécnico de Santarém

Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Sistemas de Informação

Instituto Politécnico de Viseu

Cursos:  Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil

Universidade Autônoma de Lisboa

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia, Sistemas de Informação

Universidade do Algarve

Cursos:  Administração, Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Radiologia

Universidade da Beira Interior

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Medicina Psicologia, Sistemas de Informação

Universidade Fernando Pessoa, Porto

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia

Universidade Nova de Lisboa

Cursos: Medicina

Romênia / Romania

Transilvania University of Brasov

Cursos: Administração, Direito, Engenharia Civil, Medicina, Psicologia, Sistemas de Informação

Senegal

École Dentaire International

Curso: Odontologia

Suiça / Switzerland

EU Business School, Campus Genebra

Cursos: Administração

Turquia / Turkey

Altinbás University, Istanbul

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Odontologia, Psicologia, Radiologia, Sistemas de Informação

Atalim University, Ankara

Cursos: Administração, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Sistemas de Informação

A maioria dos intercâmbios ocorre semestralmente, e a seleção para os programas de mobilidade segue as regras definidas em cada um dos editais lançados pela COMAI no website da Unichristus. No caso do Curso de Medicina, os editais para os eletivos internacionais são publicados pela Coordenação do curso no Aluno Online.

Os editais são publicados no início de cada semestre, sempre para intercâmbio no semestre seguinte. As inscrições devem, geralmente, ser realizadas até o dia 31 de março para a mobilidade no segundo semestre letivo (agosto até janeiro) e até o dia 30 de setembro para a mobilidade no primeiro semestre letivo (fevereiro até junho). As datas de começo e fim do semestre podem variar em função das universidades parceiras e dos países.

O número de vagas para cada uma das universidades conveniadas varia de acordo com o curso e a disponibilidade corrente da universidade de destino. Essas e outras informações também estarão publicadas nos editais.

Os critérios de seleção envolvem requisitos de caráter classificatório e eliminatório, como o estabelecimento de índice de rendimento acadêmico (IRA)  mínimo (geralmente: 6,0) para a participação na seleção, nota nas provas de conhecimentos específicos e de línguas.

Dependendo da universidade de destino, poderá ser exigida a entrega de certificado de proficiência linguística, de acordo com a língua oficial da universidade de destino (TOELF / IELTS para o inglês; DELF para o francês; DELE para o espanhol; TestDaF para o alemão e assim por diante) ou prova de língua estrangeira a ser realizada internamente pela COMAI, com níveis de compreensão de texto, produção de textos escritos, compreensão e habilidade de comunicação oral.

Na seleção dos candidatos para os programas de mobilidade, podem ser exigidas as seguintes formalidades

  • Atendimento a todos os pré-requisitos e aos prazos dos editais de mobilidade.
  • Preenchimento e entrega dos formulários MA (Mobilidade Acadêmica) da Unichristus na COMAI.
  • Envio de ficha de inscrição, plano de estudos, certificado de língua, seguro internacional, cópia do passaporte e, eventualmente, outros documentos exigidos para a universidade de destino nos prazos estabelecidos nos editais.
  • É importante reforçar que o candidato deve possuir documento internacional de viagem válido (passaporte) para que possa  participar da seleção dos programas de intercâmbio e mobilidade.
  • A decisão final sobre a aceitação do candidato é de responsabilidade exclusiva da universidade de destino.

Para obter outras informações sobre os processos seletivos, consulte a secção “dúvidas frequentes sobre a mobilidade” nesta página ou entre em contato com a COMAI.

 

Fluxograma do Intercâmbio

Processo de seleção e requisitos de participaçãoProcesso de seleção e requisitos de participação

* Algumas universidades exigem um certificado oficial de proficiência linguística.
** Os prazos podem diferir.

 

A Unichristus proporciona, para os seus alunos de Medicina, oportunidades de estágios clínicos ou de pesquisa em hospitais universitários na Alemanha, na Argentina, no Chile, nos Estados-Unidos, na França e em Portugal. A maior parte das vagas é reservada para alunos do Internato.

 
 

Mobilidade acadêmica e estágios internacionais em 2022 – Editais abertos!

  • Estágios internacionais em Medicina – Julho 2022 – França e Alemanha

Condições de participação: favor acessar o edital do programa.

Inscrições até 18/03/22: https://forms.gle/kKYNA33i7uaXd4xo6

  • Mobilidade acadêmica no semestre 2022.2 para mais que 30 universidades em 12 países – oportunidade para alunos de todos os cursos a partir do 3° semestre.

Condições de participação: favor acessar o edital do programa
Inscrições até 31/03/22: https://forms.gle/ZTiL7dXsDuY2C2ny9

  • Programa de dupla titulação em Engenharia Civil no Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) – edição 2022/23

Condições de participação: favor acessar o edital do programa.
Inscrições até 31/03/22: https://forms.gle/M4ELtFWnVArUcPZB9

Se não encontrar sua resposta aqui, entre em contato conosco, por meio do e-mail: international@unichristus.edu.br.

1. Quem pode se candidatar aos programas de mobilidade?

Alunos regularmente matriculados de todos os cursos de graduação da Unichristus, inclusive EAD, podem participar dos programas de mobilidade acadêmica conforme disponibilidade de vagas e preenchendo os pré-requisitos do respectivo programa.

2. Quais são os pré-requisitos mínimos para que um aluno possa participar de um programa de mobilidade?

  • Estar regularmente matriculado na Unichristus e estar em dia com os pagamentos das mensalidades.
  • Ter completado todas as disciplinas do 1º e do 2º semestres de seu curso, sem nenhuma pendência.
  • Estar cursando, no momento das inscrições, o semestre mínimo definido em cada edital, de acordo com o curso.
  • Comprovar rendimento acadêmico (IRA) com média global igual ou superior a 6,0.
  • Ter domínio do idioma de ensino da universidade de destino, conforme exigência de cada universidade.

Os pré-requisitos específicos de cada programa constam nos editais de mobilidade acadêmica.

3. Qual a duração dos programas de mobilidade?

Normalmente, os programas de mobilidade têm duração de um semestre, o que corresponde a um período previsto entre 4 e 6 meses, dependendo da universidade de destino. Algumas universidades contemplam a possibilidade de participação em programa de mobilidade por dois semestres.

Várias universidades conveniadas oferecem “escolas de verão” (summer schools), com duração de 2 a 8 semanas. Essas escolas podem ministrar cursos de línguas, conhecimentos específicos e atividades complementares.

Os eletivos internacionais do Curso de Medicina geralmente têm duração de um mês.

4. Qual o melhor período para fazer o intercâmbio?

O melhor período para fazer o intercâmbio é no meio do curso. Nesse período, o aluno já terá cursado as disciplinas básicas e estará apto a entender melhor os assuntos mais complexos que serão apresentados em língua estrangeira.

No caso dos programas de dupla diplomação (Rennes School of Business, Instituto Politécnico de Bragança), o aluno deverá ter completado, no mínimo, todas as disciplinas dos primeiros 4 semestres (para ingressar no bacharelado / na licenciatura europeia) ou dos primeiros 8 semestres (para ingressar no mestrado).

O aluno interessado deverá ficar atento aos limites mínimo e máximo dos semestres que o autorizam a participar dos intercâmbios e que constam nos editais.

5. Tenho FIES. Posso participar do intercâmbio?

Sim. Alunos que tenham FIES podem participar dos programas de mobilidade acadêmica da Unichristus. O financiamento pode ser suspenso por até um ano.  Informações adicionais podem ser obtidas junto à secretaria de alunos.

6. É preciso dominar a língua do país de destino?

Sim. No caso de países de língua estrangeira, são necessários conhecimentos linguísticos entre intermediário e avançado, conforme as determinações específicas de cada universidade estrangeira conveniada.

Essas informações estão sempre contidas nos editais de cada seleção da mobilidade.

Algumas universidades estrangeiras exigem certificados de conhecimento de línguas estrangeiras (ex: IELTS, TOEFL, DELE, DELF, TestDAF etc).

7. Quando deverá fazer a inscrição para o programa de mobilidade?

Os editais são publicados no início de cada semestre, sempre para intercâmbio no semestre seguinte. As inscrições devem, geralmente, ser realizadas – online no formulário disponibilizado nesta página web ou pelo formulário MA 1 a ser entregue na COMAI – até o dia 31 de março para cursar o segundo semestre letivo (agosto até janeiro) e até o dia 30 de setembro para cursar o primeiro semestre letivo (fevereiro até junho). As datas de começo e fim do semestre podem variar em função das universidades parceiras e dos países.

8. Qual a documentação necessária?

A documentação do universitário para a participação nos programa de mobilidade acadêmica, a ser entregue na Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais até a data que consta nos editais de mobilidade acadêmica que geralmente compreende

  • Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio
  • Projeto de plano de estudos (formulário MA 2)
  • Carta de Recomendação assinada por um professor da Unichristus e Parecer do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAP) da Unichristus, indicando a possibilidade de participação do(a) aluno(a) no programa (formulário MA 4).
  • Termo de Compromisso assinado pelo aluno e pelos responsáveis financeiros do aluno (formulário MA 5)
  • Declaração de responsabilidade financeira e de autorização dos familiares responsáveis (formulário MA 6)

A documentação do acadêmico, a ser enviado por email (em alguns casos também pelo correio) para a universidade de destino, até a data que consta nos editais, geralmente compreende

  • Formulário de candidatura – formulário próprio da instituição de acolhimento.
  • Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio.
  • Plano de estudos – formulário próprio da instituição de acolhimento.
  • Histórico acadêmico da Unichristus. Em alguns casos, pode ser exigida a tradução juramentada do histórico para a língua oficial do país de destino.
  • Comprovação de proficiência no idioma da instituição de acolhimento de acordo com a exigência de cada universidade ou programa
  • Curriculum vitae

A lista acima compreende os documentos gerais exigidos por todas as universidades parceiras. Podem ser exigidos outros documentos a critério da instituição de acolhimento e do programa de mobilidade, como cartas de motivação ou de recomendação.

A COMAI acompanha e apoia o aluno na confecção da documentação a ser enviada para a universidade de destino. Após análise da documentação, a universidade estrangeira envia uma carta de aceitação por email para a COMAI e/ou o aluno, documento indispensável para solicitar o visto de estudante do país de destino.

9. Como faço para obter meu visto?

Após o envio da candidatura para da universidade de destino, o aluno já deve entrar em contato com o consulado do país de destino para conferir os documentos e trâmites a fim de solicitar o visto de estudante. No entanto, a solicitação propriamente dita apenas pode ser feita após o aluno ter recebido a carta de aceitação da universidade de destino.

Observação importante: a emissão do visto é um assunto de soberania do país de destino, podendo ser recusada sem nenhuma justificativa prévia ou posterior pelas autoridades diplomáticas dos países estrangeiros.

10. A emissão dos vistos de estudante demora quanto tempo?

Não há como ter certeza, pois isso depende da demanda de vistos que são pedidos nos consulados. O normal é que o pedido de visto demore, no mínimo, 2 (dois) meses. Para Portugal e para os EUA, essa demora pode ser bem maior e mais burocrática. Para a Irlanda, a emissão do visto é feita naquele país, após a chegada.

11. Posso viajar sem visto de estudante para estudar na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA)?

De acordo com as regras gerais, todos os países da União Europeia exigem a aquisição de visto de estudante para estadias de mais de 90 dias.

Todos os vistos devem ser requeridos no Brasil, junto aos consulados dos países das universidades estrangeiras.

Dos países com os quais a Unichristus possui relações de intercâmbio e mobilidade, a Irlanda é o único país que não exige a emissão de visto de estudo prévio (o visto pode ser emitido naquele país, após a chegada).

Nos EUA, todos os estudantes devem ser portadores um visto emitido antecipadamente.

12. Enquanto estarei estudando fora, como fica meu vínculo institucional com a Unichristus?

Durante a permanência no exterior, o discente deverá proceder ao pagamento de sua matrícula institucional na Unichristus, estando desobrigado de pagar apenas as mensalidades.

Para efetuar o pagamento e proceder à matrícula institucional, o discente deverá nomear um procurador ou seu responsável financeiro ou familiar, para que estes possam garantir a vaga do discente na Unichristus.

13. Posso transferir meu curso para a universidade parceira com a qual a Unichristus possui convênio?

Não. Todos os convênios assinados entre a Unichristus e as universidades estrangeiras proíbem a transferência permanente de alunos.

14. Como escolher as disciplinas que irei cursar no exterior?

O aluno deverá escolher as disciplinas listadas no website da universidade de destino que tenham conexão com as disciplinas ofertadas na Unichristus. O aluno deverá elaborar um “plano de estudos” (formulário MA 2), elegendo, no mínimo, três disciplinas da grade curricular da universidade parceira e seguir as orientações da sua Coordenação de Curso na Unichristus e da COMAI.

15. Como aproveitar as disciplinas cursadas na universidade estrangeira?

De maneira geral, o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior para o currículo do aluno na Unichristus é possível. Atividades complementares (de ensino, extensão e pesquisa) também poderão ser aproveitadas pela Unichristus.

No entanto, o aproveitamento das disciplinas está condicionado à equivalência do conteúdo e da carga horária desta disciplina, assim como a frequência e a nota obtidas pelo aluno.

Quando retornar ao Brasil, o aluno deve requisitar o aproveitamento das disciplinas cursadas, de acordo com as  orientações prévias da Coordenação de seu curso na Unichristus, usando o formulário MA 10 “Pedido de aproveitamento de estudos”. Todos os pedidos de aproveitamento devem vir acompanhados de documentos comprovantes emitidos pelos órgãos internos da universidade conveniada.

16. Quais os custos do intercâmbio? A Unichristus fornece bolsas de estudo ou outros tipos de subsídios durante a minha estadia no exterior?

A Unichristus não possui nenhum programa de bolsas, nem paga nenhuma despesa do aluno relacionada aos programas de mobilidade e intercâmbio. No entanto, no caso dos programas de mobilidade acadêmica de um ou dois semestres, a Unichristus isenta o aluno do pagamento das mensalidades da Unichristus durante o período do intercâmbio. O aluno deve apenas pagar a matrícula institucional para o semestre em qual faz o intercâmbio para não perder o vínculo com a Unichristus.

A cobrança de taxas acadêmicas ou mensalidades pela universidade de destino fica a critério de cada universidade e depende do país de destino e do programa. Universidades em países de língua inglesa geralmente cobram taxas acadêmicas (“tuition fees”) dos alunos internacionais. Algumas universidades públicas ou sem fins lucrativos podem isentar os alunos intercambistas do pagamento das mensalidades ou semestralidades, como no caso do Waterford Institute of Technology (Irlanda). A COMAI poderá informar aos alunos interessados quais são as universidades no exterior que não cobram taxas acadêmicas.

Todas as outras despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, visto, seguro de saúde e outros devem ser assumidos pelo aluno.

17. A Unichristus ou a universidade parceira têm obrigação de procurar acomodações para o aluno no exterior?

Não. Esse serviço não está incluso e não é uma obrigação da Unichristus nem da universidade de acolhimento. No entanto, a COMAI e a setor internacional da universidade de destino podem dar orientações sobre a procura de acomodações.

Em algumas universidades parceiras, existem acomodações para estudantes, mas as vagas são prioritárias para os estudantes nacionais daquele país, isto é, se sobrarem vagas, elas poderão ser ofertadas para os estudantes estrangeiros.

Fora desses casos, o aluno possui uma série de mecanismos que favorecem a escolha de um lugar para morar: páginas de internet que trabalham com aluguel de imóveis e quartos, instituições de representação estudantil que dão indicações de apartamentos e/ou quartos para alugar etc.

18. A Unichristus organiza o meu plano de viagens, como venda de passagens, acomodação em hotéis, alimentação e outros serviços?

Todas as respostas são negativas: a Unichristus não é uma agência de viagens nem mantém nenhuma parceria com nenhuma agência de viagem.

A responsabilidade pela compra de passagens, pelo deslocamento entre aeroporto, residência e Universidade é de inteira responsabilidade do aluno.

A Unichristus poderá ajudar o aluno a conseguir uma acomodação no estrangeiro, mas somente nos casos em que as universidades parceiras possuam alojamento próprio ou detenham  informações sobre acomodação. Esse contato deverá ser feito meses antes da ida do aluno de intercâmbio até seu destino final.

O normal é o aluno se dirigir ao serviço de recepção de estudantes internacionais da universidade de destino e requisitar essas informações, por telefone ou e-mail, antes de iniciar sua viagem ao exterior.

19. Durante a estada, se eu precisar de algum tipo de apoio, a quem devo procurar?

Em primeiro lugar, o aluno deverá contatar o serviço de apoio a estudantes internacionais da instituição estrangeira na qual está matriculado.

Caso não consiga obter uma resposta, deverá entrar em contato com o Setor Internacional da Unichristus, por meio do endereço eletrônico international@unichristus.edu.br.

Exchange Programs for Undergraduate Students

Welcome to Brazil! International undergraduate students from foreign partner universities holding a cooperation agreement with Centro Universitário Christus (Unichristus) can study for one or two semesters at one of our 4 campuses in Fortaleza. For more information about the fields of study and degree programs offered at Unichristus, please take a look at our International Brochure or the webpage of each course at our website.

In order to apply as an exchange student, your home institution must send the following documents by e-mail to international@unichristus.edu.br:

  1. Application Form for International Students
  2. Transcript of academic records translated into English or Portuguese and certified by the student’s institution
  3. Motivation Letter in Portuguese or English written by the student
  4. Recommendation Letter in Portuguese or English written by a faculty member of the student´s home university;
  5. Copy of the passport page that contains personal data (copy in PDF file);
  6. ID Picture (in .jpg file format), maximum size 2MB.

After admission as an exchange student at Unichristus, the student also needs to send the signed Learning Agreement and to show proof that he/she has purchased an international health insurance.

Resources for international students

Observerships for international Medical Students

Medical students from international partner universities or from AAMC-VSLO partner institutions can apply for short-term clinical observerships (usually 1 or 2 months) at one of Unichristus’ associated partner hospitals. For further information please contact the International Office directly at: international@unichristus.edu.br.

Application Deadlines

October 31st: for exchange in the first semester of each year (classes from February to June)

April 30th: for the exchange in the second semester of each year (classes from August to December)

Language Requirements

Unichristus’ language of instruction is Portuguese (only). Therefore students need to have at least an intermediate level of Portuguese (B1/B2). For Medical Students an upper intermediate level of English (B2) is strongly recommended as classmates and professor/preceptors at the hospital generally speak English.

Tuition Fees

Unichristus is a private higher education institution that charges tuition fees from its students. Depending on the terms of the cooperation agreement with their home university, international students will or will not have to pay tuition at Unichristus.

Preparation for your stay in Fortaleza – accommodation, arrival, etc.

Unichristus does not have dormitories for international students. The International Office (Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais – COMAI) helps incoming students to find adequate housing (private apartments or homestay in families) and provides guidance about the best neighborhoods to stay in Fortaleza, the best way to get to the university by public transportation and other practical information. The International Office’s staff can also pick you up at the airport when arriving in Fortaleza, help you with the enrollment at Unichristus and may assist you when dealing with the local Brazilian authorities.

Student Visa information

Once accepted to an exchange period at Unichristus, the International Office (Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais – COMAI) will send you an Acceptance Letter (Carta de Aceitação), which is necessary to request the Student Visa at the Brazilian diplomatic representation by the student in his/her home country.

To conclude the enrollment, the student’s home university must send us the proper Student’s Visa, the signed Learning Agreement and a proof of international health insurance coverage.

RNE (National Register of Foreigners) and CPF (Tax Identification Number)

The National Registry of Foreigners (Registro Nacional de Estrangeiros – RNE) is the document that certifies your identity in Brazil. You must register your student visa at the local Federal Police Department (Departamento da Polícia Federal – DPF) within 30 (thirty) days after your arrival date in Brazil. The DPF in Fortaleza is located at Av. Borges de Melo, 820 – Bairro de Fátima – Fortaleza-CE. Unichristus’ International Office may assist you in the registration process.

Required documents:

  • Valid passport, original and certified copy of the all used (written) pages; copies need to be certified by a Brazilian Notary Public Office (“Cartório”)
  • Visa and consular form to obtain the original visa application
  • Two recent colored photos (3×4), front side, with white background
  • Proof of payment of the corresponding fees for the form “Registro/ Restabelecimento” and the form “Carteira de Estrangeiro – Primeira (1ª) Via”

Steps for issuing of the RNE:

  • Complete the electronic form available on the “Requerer Registro/ Renovação e Anistia”. Then click on the SAVE botton and print the complete form
  • After filling out and printing the registration form, check for available dates in the local DPF unit and schedule an appointment. You will need to inform the code printed on the header of the request form
  • Go to the Federal Police Unit on the scheduled date with all required documents.


ATTENTION! Do not miss the registration period. If there is no date available for an appointment within the registration period, the applicant must go immediately to the nearest Department of Federal Police Unit.

The CPF (Cadastro de Pessoa Física) is an individual taxpayer identification number given to people living in Brazil, both native Brazilians and resident foreigners. The CPF is needed to open a bank account, get a cell phone plan, make major purchases, including plane tickets, and online payments. In short: A CPF is essential to be able to do almost anything in Brazil.

Non-residents in Brazil need to ask for their CPF at the Receita Federal:

  1. Barão de Aracati, 909 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60115-901

Required documents:

  • Completed CPF form, available here
  • Original and photocopy of an ID document. Brazilians should use a valid identity card or a passport. Foreign nationals should use a valid passport and birth certificate containing the parents’ names.

 Health Advices

Visit your health professional at least 4 to 6 weeks before your trip to check whether you need any vaccinations or other preventive measures.

Foreign nationals are entitled to emergency medical treatment in Brazilian public hospitals, which tend to be crowded. Private hospitals will not accept you unless you can present evidence of sufficient funds or insurance. Make sure you have adequate travel health insurance and accessible funds to cover the cost of any medical treatment abroad and repatriation.

There has been an increase in reported cases of yellow fever in nearly all parts of Brazil; however yellow fever vaccination is not required upon entry to the country. Visit the WHO website for information on yellow fever vaccination recommendations. WHO has classified Brazil as having a risk of Zika virus transmission. Malaria is present in parts of the country and Dengue fever is particularly common during the rainy season. You should take steps to avoid being bitten by mosquitoes; for more information and advice, visit the website of your national health authority.

Fortaleza is located just 4 degrees south of the equator. The sun is extremely strong throughout the whole year and UV levels are higher than in Europe or North America.

If you’re taking medication, take a good supply with you, as they may not be available locally. Bring a prescription or letter from your doctor confirming your requirement to carry the medication. Rules for carrying personal medication vary and can change; so, check with the Brazilian Consulate before you travel.

If you need emergency medical assistance during your trip, dial 192 and ask for an ambulance. You should contact your insurance/medical assistance company promptly if you are referred to a medical facility for treatment.

Safety Advices

Adapted from the following sources:
https://www.lonelyplanet.com/brazil/safety
https://travel.state.gov/content/travel/en/Intercountry-Adoption/Intercountry-Adoption-Country-Information/Brazil.html

Brazil receives plenty of bad press about its violence and high crime rate. Statistically, Fortaleza is one of the most violent cities in Brazil. However, most of the violence is concentrated in the favelas (slums). Any visit to a favela can be dangerous; therefore, you should avoid these areas at all events. We recommend that you familiarize yourself with the geography of Fortaleza and take local advice to identify the riskier areas.

The most common incidents affecting foreigners in Fortaleza are thefts, including armed robberies, and pick pocketing. To avoid these, use common sense and take general precautions:

  • Be aware of your surroundings, especially in tourist locations and crowded public venues, such as the old city center of Fortaleza (around Dragão do Mar, Praça Ferreira and Passeio Público), Praia do Futuro beach and Beira-Mar.
  • Carry only the minimum cash needed plus a fat-looking wallet to hand over to would-be thieves. Use a travel money belt for larger sums of money.
  • Don’t use your mobile phone in the street and keep cameras out of sight when not in use.
  • Leave your passport and other valuables in a safe place but carry a copy and another form of photo ID, if you have one, with you at all times.
  • Avoid using an ATM in low-light or remote locations. Never let someone “shoulder surf” or assist you.
  • Use caution when walking or driving at night. Use caution when going to major transportation centers or on public transportation, especially at night.
  • Do not physically resist any robbery attempt – this increases the risk of injury or worse. Attackers may be armed and under the influence of drugs. If threatened, hand over your valuables without resistance.

Contact Information of Unichristus’ International Office

Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais – COMAI

Email: international@unichristus.edu.br
Phone: +55 85 3265-8230 (direct)

Address:
Rua João Adolfo Gurgel, 133, Room 1113, 11th floor.
Bairro Cocó
Postal Code: 60192-345
Fortaleza, CE – Brazil.

Você deseja viver uma experiência internacional sem sair de casa e interagir cotidianamente com estudantes internacionais de diversas partes do mundo? Cadastre-se!

O Setor Internacional (COMAI) da Unichristus deseja manter um cadastro ativo de pessoas que desejam receber estrangeiros em sua residência. O programa “Homestay – Hospede um estudante internacional” visa a possibilitar que os alunos internacionais da Unichristus possam morar temporariamente em casas brasileiras, a fim de permitir a imersão na cultura local, conhecer novas culturas, fazer novos amigos e incentivar o aprendizado da língua portuguesa.

Se você deseja participar dessa iniciativa, venha fazer o seu cadastro aqui!

Conceitos MEC

Conceitos MEC

Arquivos

Categorias


Notice: Undefined variable: home in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-content/themes/2014_unichristus/inc/wgt-programas-e-financiamentos.php on line 2

Mais informações: (85) 3265.8100

Voltar ao topo
Unichristus
Unichristus 2022. Todos os Direitos Reservados.