Acadêmicos de Pedagogia dominam a tecnologia computacional

abril de 30 de 2008 - 3:00

Com o desejo de formar pedagogos que utilizassem com facilidade a tecnologia computacional e que, também, pudessem discutir o impacto dessa mídia na educação, o Curso de Pedagogia da Faculdade Christus organizou estratégias de uso de computadores e outras mídiassob a orientação da coordenação e dos professores do Curso a serem executadas pelos discentes.

Inicialmente, uma pesquisa foi realizada. Desejava-se saber se eles possuíam computadores, se acessavam à Internet, a freqüência com que utilizavam a máquina, em quais locais e com que finalidades, bem como consideravam seu conhecimento em informática.

A partir do resultado obtido, foram planejadas estratégias de aproximação dos estudantes com a tecnologia. Desta forma, aulas seriam ministradas no Laboratório de Informática; os trabalhos deveriam ser apresentados digitados e de acordo com as regras da ABNT; as apresentações de seminários deveriam ser realizadas com o recurso do PowerPoint. Cursos de conhecimento e atualização dos aplicativos do ambiente Windows também foram ministrados e a coordenadora do curso comprometeu-se a enviar, semanalmente, notícias sobre a área educacional. Além disso, o orientador do Trabalho de Conclusão de Curso comunica-se com seus alunos também por meio de recursos possibilitados pela Internet, como o e-mail.

Quando da aplicação da pesquisa final, dia oito de abril de 2008, os resultados indicaram que as estratégias foram exitosas. De acordo com os resultados obtidos, 100% dos estudantes de Pedagogia possuem computadores e acessam à Internet, tendo como finalidades principais o entretenimento, a construção de trabalhos escolares e/ou profissionais. 50% acreditam que possuem domínio muito bom do computador e 50% atestam que o domínio sobre essa ferramenta é bom. Quando se indagou a freqüência com que utilizam o computador, soube-se que: 60% afirmam que sempre o usam; 30%, freqüentemente, mas não sempre. Perguntou-se em que local usam computadores: 100% afirmaram que em casa; 70% no trabalho; 80%, na Faculdade Christus para elaboração de trabalhos e de outras atividades ligadas à graduação.

O professor do Laboratório de Informática do Curso de Pedagogia, César Nunes, reafirma os dados e expõe que os alunos usam bastante o Laboratório, fazendo pesquisas, elaborando apresentações, digitando seus trabalhos, passando e-mails, além de outras atividades que este recurso da tecnologia favorece. “Hoje as consultas sobre questões básicas são mínimas. Isso se deve à aproximação que o curso de Pedagogia ofereceu desde os primeiros anos da graduação e a facilidade de acesso aos computadores, além da assistência que damos individualmente a cada aluno”, afirma.

No segundo semestre de 2008, os estudantes realizarão a disciplina Tecnologia e Educação, ministrada pela professora Gláucia Teixeira, e, desta feita, tratarão da tecnologia computacional como importante recurso pedagógico para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como poderosa ferramenta de aprendizagem de jovens e adultos, além das discussões sobre questões éticas e morais pertinentes ao tema.

Colaboração: professora Áurea Frota