PBL faça o seu: guia de sequência didática

• Autores: Deodato Narciso de Oliveira Castro Neto e Karla Angélica Silva do Nascimento
  • Categoria: Metodologia Científica
    Área Temática: Metodologia
  • Disponível em: Formato Digital

Este guia, fruto da dissertação de Mestrado, fornece perspectivas sobre o ensino médico, o método ativo e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em casos complexos sobre fraturas expostas, trabalhados na disciplina de Ortopedia e Traumatologia de um curso de medicina. Esse guia se destina aos docentes da área da saúde, já que concede uma sequência didática para elaboração e aplicação de um PBL, que é um método de ensino que pode ser incluído às estratégicas pedagógicas na prática docente, junto com outros métodos. O PBL é diferente da abordagem tradicional, visto que começa com exemplos individuais ou apresenta cenários de problemas que estimulam o(a) discente ao trabalho colaborativo. Ao fazer isso, os(as) estudantes chegam aos princípios e conceitos gerais e específicos que migram para outras situações de aprendizagem: reflexão, tomada de decisões, resolução do problema de maneira individual e coletiva. Isso porque o PBL auxilia a aquisição de competências, incentiva uma abordagem profunda da aprendizagem e propicia, aos(às) estudantes a autonomia. No entanto, os(as) discentes podem não conseguir desenvolver uma estrutura organizada para seu conhecimento. Para isso, é necessário que o(a) docente tenha conhecimento da elaboração e de como aplicar um PBL, ou seja, conhecer uma sequência didática para realização desse método com uma determinada turma de alunos(as). Assim, é fundamental compreender o cenário do problema que se quer trabalhar, pois ele deve despertar o interesse dos(as) estudantes. Diante disso, esse guia mostra que o(a) docente pode-se utilizar de várias mídias para a elaboração de um PBL: áudio, vídeo, podcast, aplicativos educativos, quiz, e outras ferramentas que promovem o compartilhamento de informações, bem como de produção colaborativa. Além disso, outros recursos de aprendizagem adicionais podem ser disponibilizados aos estudantes, incluindo e-books, links interessantes etc. A elaboração do PBL envolve uma combinação habilidosa de estratégias educacionais projetadas para ajudar os(as) estudantes a alcançar os resultados em seu processo de aprendizagem. O PBL pode dar uma contribuição valiosa para essa combinação, mas é preciso prestar atenção em como ela é implementada. O guia está dividido em duas seções: a primeira trata sobre a abordagem PBL em casos complexos; a segunda, sobre a elaboração para entrega do conteúdo pelos(as) docentes, incluindo a avaliação de conhecimentos. Salientamos, ainda, que, apesar de os exemplos apresentarem o tema fraturas expostas, as estratégias de elaboração são consideradas para qualquer tema desenvolvido em um curso de medicina. Isso acontece, porque esse trabalho considera as medidas que podem ser necessárias para garantir o desenvolvimento do PBL como método em qualquer currículo médico. Boa leitura!

Download

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2022
  • ISBN (Digital): 978-65-89839-20-0