Manual prático para a produção acadêmica

• Autores: Clarisse Mourão Melo Ponte, Maria Helane Costa Gurgel e Laura da Silva Girão Lopes
  • Categoria: Metodologia Científica
    Área Temática: Metodologia
  • Disponível em: Formato Digital

A produção acadêmica é importante para a formação dos estudantes tendo em vista que, com a prática da redação científica, os alunos passam a organizar pensamentos e decodificá-los por meio de palavras. Esse conteúdo acaba não sendo de acesso exclusivo do autor, mas servindo de base conceitual para outros estudantes. Dessa forma, os trabalhos acadêmicos são responsáveis pela formação em excelência do profissional que atua nessa área. No universo acadêmico, fazer ciência é importante para todos, pois é por meio dela que se descobrem e se formulam novas teorias, que, aliadas a um método adequado, representam uma nova forma de pensar e de se chegar à natureza dos problemas, seja para estudá-los, seja para explicá-los. É por isso que, somente com base em métodos e técnicas adequadas, o estudante deverá obter condições de identificar problemáticas e buscar soluções. Assim, a atividade e o pensamento científico são, antes de tudo, o resultado da atitude dos seres humanos diante do mundo que os cerca. Dessa forma, fica o questionamento: como desenvolver nos estudantes competências e habilidades que possibilitem habilitá-los à prática da produção acadêmica dentro dos padrões atuais? Esse é um dos desafios para alcançar a excelência na pesquisa científica e, assim, gerar conhecimento. Nesse cenário, o livro MANUAL PRÁTICO PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICA surge como mais uma ferramenta para auxiliar no aperfeiçoamento dos estudantes. A obra é fruto da experiência didática e da competência de um conjunto de professores atuantes na área e também da iniciativa da professora Clarisse Mourão Melo Ponte, responsável por sua estruturação. A obra, de forma clara, concisa e objetiva, está dividida em duas partes: uma delas explorando a execução da redação científica e a outra contemplando a preparação para esse processo. Seguindo essas orientações, os alunos, certamente, conseguirão agregar contribuições relevantes à ciência. Dessa forma, toda a comunidade acadêmica ganha no processo, tendo em vista que os resultados serão o alicerce para a construção de novos conhecimentos.

Download

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2021
  • ISBN (Digital): 978-65-990315-9-5