Guia prático sobre Chikungunya  para Agentes de Saúde

Guia prático sobre Chikungunya para Agentes de Saúde

• Autores: Joseane Marques Fernandes, Bruno Souza Benevides, Bárbara Chaves Alves de Oliveira, João Romano Ponte Nogueira, Juliana Leão, Kenya Vitória de Aguiar Queiroz, Moraes, Lívia Leal Chagas Parente, Lucas Holanda do Nascimento, Lyvia Gonçalo da Silva, Raoul Costa Praciano Sampaio, Sabrina Maria Lima Bezerra, Thais Helena Paiva da Silva
  • Categoria: Ciências Médicas
    Área Temática: Especialidades Médicas
  • Disponível em:

A Febre Chikungunya é uma arbovirose que tem mostrado significativa relevância epidemiológica, devido ao fato de que 70% dos indivíduos acometidos apresentam uma infecção sintomática, reforçando a importância da promoção do conhecimento dessa patologia e a reorientação dos serviços de saúde para a prestação de assistência. A atenção Primária, principal porta de entrada de nosso sistema de saúde, possui, portanto, uma responsabilidade de coordenar o cuidado e ordenar as ações e os serviços disponibilizados na rede de atenção. Em face dessa grande situação da nossa saúde, nós, da Liga de Saúde da Família da Unichristus, decidimos realizar uma pesquisa que avaliasse o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o diagnóstico, transmissão e tratamento da febre Chikungunya, para que, a partir desse ponto, pudéssemos desenvolver estratégias que fortalecessem a ação desses profissionais em seu território. O trabalho foi submetido à Plataforma Brasil e aprovado pelo comitê de ética, constituiu-se em uma parceria da Secretaria de Saúde de Fortaleza com a Liga de Saúde da Família da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Christus; este, foi desenvolvido em todas as Unidades de Atenção Primária situadas no território da coordenadoria de saúde da regional II. Para tanto, foram aplicados questionários e realizados grupos focais com os ACS, que demonstravam interesse e curiosidade pela temática. O banco de dados foi analisado, e, a partir dele, verificaram-se fragilidades em informações imprescindíveis à prestação de assistência individual e coletiva, o que fomentou a construção de uma tecnologia leve de saúde que trouxesse informações relevantes, através de uma linguagem acessível e prática aos ACS para a prevenção, detecção precoce de casos suspeitos e acompanhamento dos pacientes acometidos pela doença. Esperamos, com isso, uma difusão da informação, que auxilie as ações dos ACS e agentes de endemias, no combate ao controle do vetor e culmine no acompanhamento orientado dos pacientes, em busca da construção de um prognóstico positivo e de uma veiculação de informação comunitária que fortaleça a autonomia dos sujeitos e a prática desses profissionais dentro da rede de atenção à saúde.

Download

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2018
  • ISBN (Digital): 978-85-9523-042-2