Atlas Digital de Histologia Básica

• Categoria: Ciências Médicas
    Área Temática: Ciências Médicas
  • Disponível em: Formato Digital

A Histologia (do gregohystos = tecido + logos = estudo) é o ramo da ciência biológica que observa, descreve, compara, ensina e pesquisa a formação, a estrutura e a função, além do adoecimento e da degeneração dos tecidos vivos, orgânicos ou plasmáticos, dos seres vivos.

Simplificadamente, a célula é a unidade fundamental do corpo; os tecidos são a associação de várias células semelhantes – epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso; os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função – coração, pulmões, rins, etc; os sistemas são a união de vários órgãos – nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório etc. e, a união de todos os sistemas formam o organismo.

A invenção da microscopia óptica, no século XVII, juntamente com as técnicas de preparação físico-química de lâminas histológicas – corte, fixação, desidratação, diafanização e coloração, propiciaram o desenvolvimento da Histologia, que teve sua importância reforçada com a formulação da Teoria Celular, no século XIX, e culminância na década de 30 do século passado com a microscopia eletrônica. Posteriormente, outros instrumentos para a visualização dos tecidos, e técnicas como a imunofluorescência, os cortes por congelação e o cultivo de células vivas, permitiram que a Histologia se tornasse uma das disciplinas do ciclo básico mais abrangente e essencial para o ensino, a pesquisa e a assistência nas diversas áreas da saúde.

Lentamente, o ensino tradicionalista, centrado no professor e na passividade do aluno, conteudista e mecanicista, que fragmentava o ensino-aprendizagem e transformava as disciplinas em especialidades, além de comprometer a visão integral do ser humano, dava lugar ao pensamento reflexivo e crítico sobre as práticas pedagógicas, voltando-as para a contextualização e a solução de problemas, enquanto se tornava refém das tecnologias da informação e metodologias ativas, sob a justificativa de desenvolver habilidades e competências essenciais para o sucesso profissional do egresso.

As disciplinas básicas também tiveram que reestruturar e integrar suas ementas a das ciências clínicas, mesmo tendo cedido espaço nobre na grade curricular, sob pena de comprometer e superficializar o ensino-aprendizagem do processo fisiopatológico. Houve uma profusão de ferramentas metodológicas – slides-show, atlas digitais etc., na maioria das vezes, sem a capacitação docente devida, nem o questionamento do real entendimento do aluno acerca da importância do conteúdo para a sua formação profissional. Sobrevieram as formas de avaliação, e essas demonstraram que, para os estudantes, mesmo a melhor tecnologia audiovisual, não suplantou a exposição dialogada, o estudo individual, os seminários ou os estudos de caso.

Inquietado com toda essa (r)evolução descrita acima, que experimentou como aluno e professor, Delano Macedo, um dos responsáveis pela disciplina de Histologia do Centro Universitário Christus, assumiu o desafio de estimular os acadêmicos da área de saúde de se tornarem partícipes ativos de sua formação educacional. Juntamente com seus monitores e técnicos: fabricaram lâminas; captaram e trataram essas imagens e de peças do acervo da instituição; caracterizaram tecidos, órgãos e sistemas com descrição sintética de sua origem embriológica e funções; e, finalmente, compilaram esse material de apoio ao estudante, facilitador e pesquisador das mais diversas áreas da saúde, na forma de um e-book de treze capítulos. SIM, seria apenas mais um atlas digital em Histologia se o mestre não decidisse expor essa obra numa plataforma de comunicação de domínio público, na qual o usuário com senha pessoal tem acesso a conteúdos propostos, assim como pode postar atividades, discutir em fóruns, tirar dúvidas via mensagens, etc, denominada Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle, 2001).

Parabéns, professor Delano Macedo, o Atlas Digital de Histologia Básica conseguiu alcançar com maestria a proposta educacional vigente: transformou alunos em professores e professores em alunos.

Download

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2023
  • Número de páginas: 102