Fármacos na Rotina do Médico Generalista

• Autores: Manoel Cláudio Azevedo Patrocínio, Silvânia Maria Mendes Vasconcelos, Danielle Maia Holanda Dumaresq
  • Categoria: Ciências Médicas
    Área Temática: Farmacologia
  • Disponível em: Biblioteca Unidade Parque Ecológico, Biblioteca Unidade Benfica

O Médico, desde os tempos imemoriais, procura entender os mecanismos básicos que suscitam as doenças; todavia, mais que tudo, busca sempre algo que possa ser lenitivo às dores e aos sofrimentos humanos. Sempre houve uma busca irrefreável, desde sua própria existência, de cura ou alentecimento de suas chagas com substâncias possuidoras de princípio ativo. Assim, a Farmacologia atrela-se à história do homem. Farmacologia é uma disciplina imprescindível nos cursos da área de saúde. Há uma certa negligência das faculdades, dos estudantes e profissionais de saúde com o estudo da Farmacologia. Urge uma melhor atenção com seu ensino. É inconcebível a falta de domínio com os mecanismos de ação dos fármacos pelos prescritores e dos seus potenciais riscos e malefícios pelos administradores. Seu conhecimento se impõe como um dever de todos profissionais de saúde, prescritores ou não. Este livro se propõe a mostrar, de uma maneira clara, sucinta e objetiva, os fármacos mais comumente prescritos. Traz todos os fármacos inseridos na sétima edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) do Ministério da Saúde, 2010. Todavia, são acrescidos outros fármacos novos ou não relacionados. Foi escrito por estudantes do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus, por alguns estudantes do laboratório de Neurofarmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e por um estudante de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. A fonte adveio de livros textos e trabalhos recentes, sob orientação de alguns professores do Curso de Medicina da Unichristus e duas professoras da Faculdade de Medicina da. Universidade Federal do Ceará. Convido-os a trilhar pelo livro, pois ele apresenta uma linguagem acessível e está muito prático no direcionamento do uso dos fármacos por prescritores e não prescritores. Regozijai-vos com essa formidável leitura. Não vos esqueçais do que escreveu Dan M. Roden: “Drogas são a pedra fundamental da terapia moderna”. Assim, a grande maioria da terapia ocorre devido à existência da Farmacologia. Sem fármacos, faríamos muito pouco por nossos pacientes. Eis o livro.

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2015
  • ISBN (Impresso): 978-85-99562-68-0