Como escrever meu primeiro projeto de pesquisa na área de saúde: dicas  práticas para redação científica

Como escrever meu primeiro projeto de pesquisa na área de saúde: dicas práticas para redação científica

• Autores: Luciano Pamplona de Goés Cavalcanti, Sheila Márcia de Araújo Fontenele
  • Categoria: Ciências Médicas
    Área Temática: Metodologia Científica
  • Disponível em: Biblioteca Unidade Parque Ecológico, Biblioteca Unidade Benfica

A despeito do crescimento exponencial no que concerne ao conhecimento da Medicina nas últimas décadas, no Brasil, a duração dos Cursos de Graduação em Medicina tem-se mantido em seis anos. Juntam-se a isso fatos relevantes: segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais elaboradas pelo Conselho Nacional de Ensino (CNE) do Ministério da Educação (MEC), as competências do Médico Generalista recém-egresso devem incluir, além da capacidade de resolver, pelo menos, 80% dos problemas de saúde de uma coletividade, várias outras, como: identificar possibilidades de intervenção nos níveis de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde nos planos individual, familiar e comunitário; ter espírito crítico e reflexivo; assumir posições de liderança, visando sempre ao bem-estar da comunidade no trabalho, em equipe multiprofissional; dotar-se de capacidade investigativa ao pensar e ao analisar, criticamente, os problemas da sociedade; munir-se de capacidade de gestão dos recursos para a área de saúde etc.; enfim, um SUPERMAN. A questão é: como desenvolver essa gama de competências e habilidades em apenas seis anos? Eis o grande desafio para os gestores da graduação médica em nosso país. Há, entretanto, outro componente a ser inserido nesse desafio: a maioria dos compêndios médicos são verdadeiros tratados voltados para a especialização, mas não para a formação de um bom Médico Generalista. Só recentemente, vemos o surgimento de livros à procura de preencher esse vácuo didático. Diante desse cenário, o livro COMO ESCREVER MEU PRIMEIRO PROJETO DE PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE: Dicas práticas para a redação científica é um belo exemplo dessa safra, a qual é fruto da experiência didática e da vivência de dois jovens talentos: Professores Luciano Pamplona e Sheila Fontenele. Esta obra, de forma clara, concisa e objetiva, porém sem nunca descuidar-se da essência dos princípios e das boas práticas que regem a pesquisa científica, convida os estudantes a ingressarem no fascinante mundo do formular e do testar hipóteses, do fazer ciência. Em outras palavras, o “eu acho” em Medicina deve ser substituído pela Medicina Baseada em Evidências, que é fruto de uma pesquisa de qualidade. O livro COMO ESCREVER MEU PRIMEIRO PROJETO DE PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE: Dicas práticas para a redação científica é uma singela e instigante porta que se abre para o estudante compreender, praticar e produzir conhecimento médico rastreado pelas melhores evidências. Ganham os estudantes, ganha a pesquisa médica e ganha principalmente, a coletividade, por ser atendida e assistida por médicos que praticam o melhor da Ciência Médica, dentro do princípio de que ela também é arte.

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2015
  • ISBN (Impresso): 978-85-99562-54-3