Antimicrobianos: Revisão Geral para Graduandos e Generalistas

• Autores: Olga Vale Oliveira Machado, Manoel Cláudio Azevedo Patrocínio, Melissa Soares Medeiros, Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira
  • Categoria: Ciências Médicas
    Área Temática: Ciências Médicas
  • Disponível em: Formato Digital

Este é um livro desenvolvido para ajudar no ensino e aperfeiçoamento de profissionais da área da saúde, bem como estudantes da graduação e pós-graduação. Nessa conjuntura, esperamos alcançar, com a sua leitura, uma ampliação dos conhecimentos teóricos nessa temática tão relevante em nosso meio. Vale destacar que este livro é o resultado de um trabalho de estudo e pesquisa que durou cerca de três anos, sendo escrito por várias mãos tanto de docentes quanto discentes. Nele, é possível encontrar uma bibliografia atualizada, que contempla livros e artigos publicados em meios científicos confiáveis. Assim, esperamos promover, por meio desse instrumento de ensino, um aprendizado dinâmico, fácil e prazeroso!

Os antimicrobianos e seu manejo são motivo constante de dúvidas e temores pelos estudantes e profissionais de saúde. O fato é que a categoria de antibióticos contém muitas classes diferentes de medicamentos, que diferem no espectro de atividade, nos perfis de efeitos adversos, na farmacocinética e na farmacodinâmica, além da utilidade clínica. Acreditamos que adotar uma abordagem lógica e gradual para aprender a farmacoterapia de doenças infecciosas pode ajudar a eliminar o “nevoeiro mental” que recobre essa classe terapêutica, que impediria seu uso e a compreensão ideal dos mesmos.

Estudantes e profissionais que tentam dominar o uso racional dos antibióticos para diferentes tipos de infecções antes de conhecer as características desses medicamentos apresentam grande dificuldade para entender verdadeiramente o contexto do aprendizado. Uma vez conhecidas estas características farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos antibióticos, se torna mais fácil uma escolha lógica para tratar uma determinada infecção.

Ao final da leitura deste livro, todos perceberão que a farmacologia dos antibióticos aplicada no tratamento de infecções é baseada na praticidade e racionalidade dos profissionais.

Download

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2019
  • Número de páginas: 455