O mercado de trabalho para estágios em Administração

EaD, Notícias
setembro de 11 de 2017 - 9:55

Mercado-de-trabalho-estagios-ADM

Iniciar a vida profissional atuando como estagiário possibilita aos estudantes adquirir conhecimento e experiência nos campos de atuação de seu curso escolhido.

Oferece a possibilidade de explorar as diversas áreas da profissão, colocando em prática, a teoria vista em sala de aula.

É uma das etapas mais importante para o desenvolvimento da carreira, garantindo mais facilidade na entrada no mercado de trabalho e aprendizado utilitário dentro dos campos de atuação profissão.

Permite que o estudante conheça o dia a dia de trabalho e explore as suas diversas alternativas, passeando pelo horizonte de possibilidades da área. Assim, ele estará preparado para decidir qual caminho seguir e em qual segmento desejará, realmente, atuar.

O estágio, além proporcionar a oportunidade de vivência prática da profissão, traz, também, a oportunidade de ampliar contatos e absorver aprendizado direto de outros profissionais renomados do mercado, e são a porta de entrada principal para o mercado de trabalho.

O período ideal para se começar um estágio na área de administração, é a partir do terceiro semestre, momento em que o estudante já tem mais conhecimento sobre as diferentes áreas da administração e, quando começa a ter contato com as disciplinas específicas do curso, como logística, finanças, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, entre outras.

É importante ressaltar que as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Administração, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), preveem que os estudantes cumpram o mínimo de 300 horas de estágio, organizadas de acordo com as normas definidas pela Instituição de Ensino. Os salários e bolsas oferecidos para estágios em Administração giram e torno do valor atual vigente do Salário Mínimo Brasileiro, para cargas horárias de 4 a 6 horas diárias.

A carreira de estagiário é regida pela legislação referente aos estagiários (Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008), que existe para proteger o estudante e delimitar seus direitos e deveres com relação à empresa contratante.

O estagiário pode receber os mesmos benefícios que um funcionário efetivo, mas não possui vínculo empregatício com a Organização. No momento da contratação, a empresa elabora o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e também deve verificar a situação escolar do estudante. Ele deve estar regulamente matriculado e cursando com frequência assídua o curso de graduação ou graduação tecnológica em Administração.

As principais áreas de atuação para estagiários de Administração são:

Auditoria e Qualidade

Nesta área, o estudante irá acompanhar a rotina dos processos de auditoria, e qualidade, revisar e garantir que os documentos e procedimentos estejam alinhados com a legislação e com os objetivos da Organização.

Comércio exterior

O estagiário irá conhecer toda a rotina das relações e negociações de compra e venda com outras empesas do exterior e processos de importação e exportação.

Para um melhor desempenho na área e maior empregabilidade, o estudante de Administração com interesse na área de Comércio Exterior deve possuir inglês intermediário ou avançado.

Controladoria e Finanças

Nesta área, o estudante de Administração irá atuar no suporte às atividades financeiras, contábeis e fiscais da Organização.

Será responsável por acompanhar o fechamento e a geração de relatórios financeiros, realizará desenvolvimento de orçamentos, previsões financeiras, custeio de despesas, capital entre outras atividades.

Logística

O estagiário de logística irá conhecer processos de controle de custo, operações de centro de distribuição, projetos, fretes e elaboração de relatórios, além de lidar com rotinas de planejamento, movimentações, armazenagens e contrato de transportes da Organização.

Marketing

No Marketing, o estudante de Administração irá auxiliar no desenvolvimento e execução de estratégias de criação e venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado e adequando os produtos e serviços da empresa ao seu público alvo.

Planejamento estratégico

Na área de Planejamento Estratégico, o aluno irá desenvolver e executar, acompanhado por profissionais de administração, planos de ação detalhados, específicos à cada setor, para atingir as metas estabelecidas pela empresa.

Recursos Humanos

O estagiário da área de Recursos Humanos irá atuar dando suporte às tarefas associadas ao desenvolvimento de planos de carreira, promoção, necessidades de treinamento, cálculo de salários e benefícios, recrutamento e seleção e qualidade das condições de trabalho.

A estrutura curricular do Curso de Administração à Distância Unichristus propõe uma formação baseada nas competências e capacidades necessárias à preparação dos alunos concorrentes as vagas de estágio e oferece, ainda, orientação às oportunidades do mercado e direcionamentos em entrevistas de estágio.

A partir do 3º período, o estudante terá acesso à conhecimentos e disciplinas específicas do curso, como Matemática Financeira, Recursos Humanos, Direito, Contabilidade, Logística Empresarial, Marketing, Gestão de Custos e Preços entre outras, que irão prepará-los na teoria, à executar e desenvolver habilidades na prática, através de programas de estágio.

A flexibilidade de horários oferecida pelo Curso de EAD em Administração Unichristus, ainda proporcionará ao aluno tempo, para que se dedique e estude as teorias e práticas vivenciadas na profissão de Administrador.