Educação Ambiental com crianças na comunidade de Sabiaguaba: relatando nossas experiências no EDH.

Direito, Escritório de Direitos Humanos, Notícias
outubro de 7 de 2016 - 11:38

No dia 28/09/2016 o Escritório de Direitos Humanos (EDH) iniciou na comunidade da Sabiaguaba o Cine Tela Verde, atividade prevista no projeto Promovendo Inclusão à Cidadania e Justiça Socioambiental no litoral leste de Fortaleza – parte II. A atividade se dá em parceria com as entidades Casa Camboa e Instituto Verde Luz (UFC). Neste dia, saímos da Unichristus do Campus Dom Luís por volta de 16:30, para chegarmos um tempo antes de começarmos a atividade do dia com as crianças da respectiva comunidade.

Ao chegarmos à comunidade da Sabiaguaba, alguns integrantes de nossa equipe como a Társila Gabriele, a Tatiane Matos e a Yanna Lia ficaram responsáveis de arrumar o ambiente em que trabalharíamos com as crianças. A outra parte da equipe, como a Maria Clara, a Patrícia Santiago e a Sabrina Oliveira, com a professora Jacqueline Alves e a Viviane Pinheiro, respectiva moradora da comunidade em questão, foram nas casas dos moradores ao redor para convidar as crianças para a oficina e conhecer seus pais.

Com o início da oficina com as crianças às 18:00, primeiramente fizemos uma dinâmica de apresentação, em que fizemos uma roda e cantamos a canção popular “farinhada” para que todos pudessem se apresentar na roda. Posteriormente, colocamos os filmes do Cine Tela Verde e a Lenda das Águas.

O assunto a ser trabalhado no dia com as crianças era a poluição causada pelo homem às águas. Com o primeiro filme de curta duração, que serviu como introdutório para o segundo filme, que tratava sobre a Lenda das Águas, suscitava reflexões sobre a poluição nas águas e os efeitos danosos para a natureza e também para toda a população.

As crianças se mostraram muito interessadas durante o filme. No final da primeira parte da atividade, fizemos uma brincadeira em que todos iriam aprender a fazer um peixinho de papel e construir o rio limpo delas. É importante destacar que a comunidade da Boca da Barra de Sabiaguaba está localizada na foz do Rio Cocó, que tendo cruzado toda a cidade, chega bem poluído na sua jusante, no entanto, lá ganho um fôlego novo, pois se renova diariamente com a água do mar.

Fizemos uma roda e a dupla que ficou responsável pela elaboração do trabalho no dia (Társila e Yanna), foram ensinando a todos o passo a passo de como fazer um peixinho de papel. Quando todos concluíram seus peixinhos, colocamos todos em um “painel” que tinha escrito “Mar Limpo” e finalizamos essa atividade com bastante empolgação da criançada e diversão.

Após a finalização da atividade de como aprender a fazer um peixinho e de um rápido lanche, fizemos novamente uma nova roda e cantamos a música “Peixinhos do Mar” do Milton Nascimento. Para a despedida, cantamos a música do “Peixe Vivo”.

No final do trabalho, nossa equipe e as crianças arrumaram o ambiente em que fizemos as atividades e voltamos para a Unichristus, após ter deixado as crianças em casa.

Esse dia em que trabalhamos o Cine Tela Verde com as crianças da comunidade da Sabiaguaba foi bastante enriquecedor para nós, alunos. Além de nós trabalharmos com as crianças sobre um assunto de bastante relevância, podemos estar mais perto delas de forma a perceber o quanto são crianças carinhosas, divertidas e interessadas por assuntos de grande relevância social.

Algumas fotos abaixo retratam como foi o dia relatado:

edh-sabiaguaba-sdkfjsd5d

Alunas Responsáveis: Sabrina Sousa de Oliveira e Patrícia Santiago Gomes