» Unichristus sediou o Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Unichristus sediou o Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Notícias, Pós-graduação
novembro de 24 de 2014 - 18:32

DSCN0346-300x225Aconteceu, entre os dias 20 e 22 de novembro, na Unichristus (Campus Parque Ecológico), o Congresso do Setor II do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Durante o evento, foram ministradas palestras, realizados debates e demonstrações de casos clínicos.

O CBC é a maior entidade de cirurgiões da América Latina, e constitui-se por unidades, sendo o Setor II composto pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O evento contou com a presença de médicos renomados, como o Dr. Orlando Torres (MA), professor livre-docente do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Dr. Edmundo Ferraz (PE), ex-presidente do CBC e fundador do doutorado em medicina da Universidade de Pernambuco (UFPE), e o Dr. Afonso Alves (USP).

Para o Vice-Presidente do Setor II, Dr. Grijalva Otávio Ferreira da Costa (CE), que integrou a mesa do módulo sobre Cirurgia no Trauma, o objetivo do CBC foi fazer uma programação elaborada, de forma que as principais temáticas que envolvem os procedimentos cirúrgicos ou a atuação do cirurgião fossem discutidas. Além da cirurgia no trauma, temas como urologia, coloprotocologia, cirurgia bariátrica, metabólica e hepática foram abordadas. No total, dez módulos relativos a questões da medicina foram facilitados.

De acordo com o Dr. Lusmar Veras (CE), o congresso do CBC é uma oportunidade de debater sobre as diversas especialidades da medicina e oferecer aos médicos, residentes e estudantes, o que há de mais novo no campo da cirurgia, no Brasil e no mundo.

O Reitor da Unichristus, o médico e professor José Lima de Carvalho Rocha, comentou a respeito da escolha do Centro Universitário para receber o evento: “Recebi um convite para que a Unichristus cedesse as instalações para sediar o congresso, fiquei muito feliz e disponibilizei todas as instalações necessárias para que o congresso ocorresse.”