» Uma história de sucesso – Antonio Kerlon, egresso do Curso de Fisioterapia

Uma história de sucesso – Antonio Kerlon, egresso do Curso de Fisioterapia

setembro de 5 de 2014 - 13:35

Antonio Kerlon Araújo Lira, egresso do Curso de Fisioterapia, sempre soube que a área da saúde era uma de suas paixões e percebeu que o curso que mais se adequava a seu perfil era o de Fisioterapia.

Um dos obstáculos que precisaria enfrentar para especializar-se nessa área seria mudar-se de sua cidade no interior do Ceará, Sobral, para a capital, Fortaleza. Mas a condição financeira não era favorável, uma vez que seu pai é viúvo e, na época, trabalhava como caminhoneiro. O ordenado que recebia exercendo essa função era suficiente para manter a família de Antonio Kerlon dignamente, porém aspirar a uma graduação, principalmente, tendo de cursá-la em uma faculdade particular e em outra cidade, naquela época, era quase impossível.

Percebeu, no entanto, que o ENEM e o PROUNI poderiam ser a oportunidade perfeita para ingressar em uma instituição de ensino superior. Kerlon lembra que, como sempre estudou em escola pública, precisou esforçar-se muito para adquirir um bom nível acadêmico e, assim, obter nota suficiente para garantir uma bolsa de estudos integral.

Ademais, a escolha do curso e da IES não foi aleatória. Ele conta que queria uma faculdade na qual o curso fosse bem conceituado. Nesse contexto, suas pesquisas o levaram a conhecer a então Faculdade Christus, hoje, Centro Universitário Christus (Unichristus). Ele lembra que, após passada a euforia da aprovação e de volta à realidade, viu-se novamente com o mesmo questionamento: como faria para morar em Fortaleza, sem dinheiro, sem casa, sem parentes? Mas Kerlon conseguiu superar todas as adversidades e, na busca por seus objetivos, conseguiu a tão sonhada graduação.

Ele diz que “Quem quer corre atrás! Viajei em busca do meu sonho, com a cara e a coragem, viajei e consegui. Foram quatro anos e meio não só de muitas dificuldades, muitos desafios, mas também de muitas alegrias. Os medos, a fome, a insegurança desapareciam no momento em que colocava os pés na faculdade. Ali era minha oportunidade de mudar minha realidade. Estudei muito, participei de projetos científicos, apresentei trabalhos em congressos nacionais e internacionais e tive a certeza de que o caminho do saber é o mais seguro que podemos fazer. Fui o primeiro de seis irmãos a receber título de Bacharel”.

Ele afirma, ainda, que realizou seu sonho ao se formar em Fisioterapia, na melhor IES do Ceará, com o melhor conceito para o curso. Pautou sua graduação para trauma-ortopedia, especializou-se em Osteopatia pela ATMS – Bélgica, fez várias formações em terapia manual e entrou, por meio de seleção, em uma das empresas mais conceituadas do Brasil: o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, que lhe proporcionou muito aprendizado, experiência e oportunidades.

Após alguns anos trabalhando exclusivamente com coluna vertebral, ele conta que se viu diante da necessidade de experimentar novos desafios. Devido a isso, hoje faz parte da maior rede de franquias do Brasil no ramo da Fisioterapia e inaugurou, em sua cidade natal, a mais nova franquia do ITC Vertebral e também uma do Instituto Pilates, ambas funcionando no mesmo espaço.
Kerlon agradece à Unichristus e a todo o corpo docente que “não nos ensinam apenas uma profissão, nos mostram, por meio de suas experiências pessoais, como podemos nos tornar cidadãos melhores. Graças aos meus professores, minha mente se abriu para o conhecimento, e, por eles, jamais permitirei que ela retorne ao seu tamanho anterior”.

antonio-kerlon.jpg