» Todos os ingressantes e concluintes de Direito, Administração e Ciências Contábeis deverão fazer o ENADE em 2009

junho de 18 de 2009 - 3:00

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Enade 2009, já tem data marcada: será no dia 8 de novembro.

Diferentemente dos anos anteriores, quando o exame era realizado por amostragem selecionada pelo Inep, a partir de 2009 o Enade passa a ser universal. Neste ano, todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados deverão realizar a prova.

Conforme a portaria nº 1, de 29 de janeiro de 2009, neste ano, serão avaliados os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Direito, entre outros. A inscrição de estudantes habilitados ao Enade 2009 ocorrerá durante o período de 29 de junho a 31 de agosto de 2009. Somente serão processadas inscrições realizadas eletronicamente pela própria IES, por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br, conforme descrito neste manual.

O Inep divulgará, até o dia 10 de setembro, a lista dos estudantes selecionados para participação no Enade 2009, e até o dia 26 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas.
Fonte: INEP

Saiba mais sobre o Enade

O que é o ENADE? Quais seus objetivos

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

O ENADE é obrigatório?

Sim. De acordo com a Lei 10.861, de 2004, o aluno que não prestar o exame não terá o diploma de conclusão do nível superior. Além disso, o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do Inep.

Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2009?

Conforme a Portaria Normativa nº. 1, de 29 de janeiro de 2009, as áreas e cursos que serão avaliadas em 2009 são: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Quando será realizado o Enade 2009?

A prova será aplicada no dia 8 de novembro de 2009, com início às 13 horas (horário de Brasília).

Quais os estudantes habilitados a participar do Enade?

Estão habilitados a participar do Enade todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados.

O que se entende por “Ingressantes”?

São considerados estudantes ingressantes (primeiro ano do curso) aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2009, tiverem concluído entre 7% e 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES).

O que se entende por “Concluintes”?

São considerados estudantes concluintes (último ano do curso) aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2009, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, ou todo aquele estudante que se encontre na condição de possível concluinte no ano letivo de 2009 das áreas e cursos superiores de tecnologia que serão avaliados pelo Enade 2009.

O Enade é positivo para a melhoria do Ensino Superior em que medida?

Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Fontes: www.inep.gov.br / Departamento de Comunicação da FIMES / Último Segundo