» Seminário Sped Contábil e Fiscal discute Escrituração Fiscal Digital nesta terça, 09/03

março de 8 de 2010 - 0:00

A Faculdade Christus abre suas portas para discutir com alunos e convidados a Escrituração Fiscal Digital (EFD), nesta terça-feira, 09/03, a partir das 14h30. O Seminário Sped Contábil e Fiscal apresentará soluções aplicáveis e simulações de casos sobre às rotinas necessárias de implantação, transmissão e validação dos arquivos relativos ao EFD. A obtenção e atuação da Certificação Digital serão também abordados no evento.

As palestras serão ministradas pelos auditores fiscais Hélder Andrade, Socorro Oliveira e Fabiano Ramos (SEFAZ-CE) e acontecem no Auditório II, do Campus Dom Luís. Os profissionais convidados estiveram envolvidos diretamente na implantação da EFD e Nota Fiscal Eletrônica, representando o Ceará junto aos órgãos normativos a nível nacional.

Podem participar, além de alunos do curso de Ciências Contábeis, empresários, contadores, profissionais da área de Tecnologia da Informação e advogados. As inscrições seguem até amanhã, no valor de R$ 20 para alunos e R$ 100 para o público externo. O projeto é uma parceria entre a Faculdade Christus e o Instituto de Pesquisa Aplicadas (INPA).

Sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD)
A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), podendo os mesmos serem dispensados dessa obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A nova sistemática de escrituração fiscal, vinculada ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) da Receita Federal, unificará informações fiscais de todos os contribuintes do ICMS e do IPI e substituirá a escrituração em livros fiscais no formato físico.

Seminário Sped Contábil e Fiscal
Dia 09 de março, de 14h30 às 18h30, no Auditório II
(15º andar, Campus Dom Luís)
Palestras com Hélder Andrade, Socorro Oliveira e Fabiano Ramos