» Seleção de Professores – Mestrado em Direito

Seleção de Professores – Mestrado em Direito

janeiro de 16 de 2015 - 14:08

CHAMADA DE PROFESSORES PARA COMPOR O CORPO DOCENTE DO PROJETO DE MESTRADO EM DIREITO

O Reitor do Centro Universitário Christus, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a presente chamada, para formar banco de currículos para compor o Corpo Docente do Projeto do Programa de Mestrado em Direito.

Item 1. Requisitos mínimos

Doutor em Direito, com título obtido, preferencialmente há pelo menos 4 anos, no Brasil ou obtido no exterior e revalidado no país.

Ter publicação no período 2010-2014, com pontuação mínima equivalente a 250 pontos, de acordo com o Sistema Qualis e Classificação de livros, conforme previsto nos Critérios de Avaliação da Capes para a área de Direito.

Os candidatos deverão demonstrar ainda a capacidade e experiência para dialogar com temas relacionados a acesso à justiça e desenvolvimento. Especialmente em direito Processual Civil e Direito do Estado.

Item 2. Do regime de trabalho e remuneração

Os professores selecionados poderão ser contratados para compor o corpo de professores permanentes do Programa de Mestrado em Direito, com 40 horas de atividades semanais, compreendendo:

• Atividades em sala de aula, no programa de pós graduação strito sensu e lato sensu e graduação
  • Participação em grupos de pesquisa;
  • Orientação na graduação e pós-graduação estrito sensu e lato sensu;
  • Participação em bancas de conclusão de curso na graduação e pós-graduação;
  • Pesquisa e produção intelectual;
  • Organização de eventos e de redes de pesquisa no Brasil e no exterior.

O professor será enquadrado inicialmente nos trabalhos de concepção e preparação do programa de pós-graduação stricto sensu, podendo, ainda, integrar atividades da graduação e pós-graduação lato sensu, sendo, em seguida, com a criação e aprovação do programa stricto sensu, enquadrado como professor do mesmo com remuneração respectiva acrescida de estímulo financeiro em função da produção científica.

Item 3. Das inscrições

As inscrições estarão abertas no período de 09 de janeiro a 13 de fevereiro de 2015, devendo ser realizada via e-mail posselecaodocente@unichristus.edu.br.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar anexar via digital dos seguintes documentos:

• Cópia de documento de identidade;
  • Cópia do diploma de doutorado;
  • Currículo lattes;
  • Cópia das publicações consideradas mais relevantes pelo candidato e cópia da tese.

Observação: A inscrição apenas será homologada se a documentação estiver completa e legível.

Item 4. Da avaliação dos candidatos

A seleção entre os(as) candidatos(as) que tiverem suas inscrições homologadas, conforme comunicação realizada via e-mail, será feita em três etapas distintas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório e a última de caráter classificatório:

Primeira etapa – Análise dos currículos dos candidatos, compreendendo a avaliação da pontuação correspondente ao período 2010-2014, a pontuação total e a coerência entre a trajetória acadêmica do candidato e as linhas de pesquisa do Projeto do Programa de Mestrado em Direito.

Segunda etapa – Entrevista – Em data e horários definidos via e-mail, Os(as) candidatos(as) serão avaliados(as) em relação à:

1. capacidade de o(a) candidato(a) esclarecer questões concernentes aos aspectos acadêmicos necessários para compor o projeto;
  2. demonstração de compreensão e capacidade de interpretação de temas suscitados oralmente pelos examinadores;
  3. capacidade de articulação e clareza na expressão oral;
  4. consistência teórico-metodológica;
  5. capacidade de pensamento reflexivo e crítico.

Terceira etapa – Dos aprovados nas etapas anteriores, conforme comunicação realizada via e-mail, será solicitada a apresentação de projeto de disciplina para integrar o projeto de programa de mestrado, com área de concentração em Direito, acesso à justiça e ao desenvolvimento, em que serão observados:

1. Adequação do projeto com a área de concentração e linha de pesquisa;
  2. Estruturação coerente e adequado aos objetivos;
  3. Bibliografia adequada, contendo obras estrangeiras e artigos científicos pertinentes.

Item 5 . Do resultado final

Os candidatos serão comunicados via e-mail e contato telefônico a respeito do resultado do processo de seleção de currículos.

Os candidatos selecionados comporão o banco de currículos do Programa de Mestrado e poderão ser contratados caso haja interesse da instituição.

Item 6. Banca Examinadora

Comporão a banca examinadora os professores Juraci Mourão, Áurea Frota e Fayga Bedê.

Item 7. Das disposições gerais

A seleção basear-se-á, também, nas seguintes disposições gerais:

1. Os candidatos poderão requerer, no ato da inscrição, a realização de entrevista mediante vídeo conferência.
  2. Eventuais dúvidas quanto à seleção poderão ser esclarecidas pelo telefone (85) 3265-8191, com o funcionário Clayton Araújo, no horários de 14h00min às 17h00min.
  3. As normas que regerão o processo seletivo são as do presente edital
  4. Ao inscrever-se no processo de seleção, o(a) candidato(a) reconhecerá a aceitação das normas estabelecidas neste edital.
  5. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão de seleção.
  6. Quanto à seleção e a cada uma de suas etapas, não caberá recurso.

Fortaleza, 07 de janeiro de 2015.

José Lima de Carvalho Rocha

Reitor do Centro Universitário Christus