» Sabadão Saúde Christus: Um Projeto de Responsabilidade Social

Sabadão Saúde Christus: Um Projeto de Responsabilidade Social

maio de 21 de 2008 - 3:00

Com objetivos claros e uma vontade inquebrantável de conhecer de perto a realidade e os problemas de saúde dos moradores da Comunidade Aída Santos na Praia do Futuro, alunos do curso de Medicina da Faculdade Christus, que cursam a disciplina Integração Saúde, Ensino e Comunidade – ISEC, de forma inovadora, investiram na concepção do Projeto Sabadão da Saúde Christus.

Sensibilizar os equipamentos sociais existentes no local; envolver as lideranças comunitárias; atrair a população dessa área com vistas à participação de um movimento que viesse permitir a um diagnóstico situacional de saúde no que se refere aos fatores de risco para doenças cardiovasculares, foram os motivos que levaram a uma grande mobilização dos alunos.

Como todo projeto, a providência inicial foi a sua formatação onde constava a sua fundamentação, seus objetivos, as estratégias, atividades, custos e as atribuições de responsabilidades.

A partir da sua aprovação como Projeto de Responsabilidade Social pela Faculdade Christus e definidas as comissões de operacionalização, sob a coordenação das Professoras Regina Portela e Helena Carvalho foi dada ciência do Projeto à Coordenação da Unidade Básica em Saúde da Família Aída Santos, à Direção da Escola anexa, aos agentes de saúde, às lideranças comunitárias, como estratégia da constituição de parcerias e cumplicidade.

A operacionalização

A partir da divulgação da data, hora e local do evento utilizando-se dos mais diversos meios de comunicação – visita casa a casa pelos agentes comunitários de saúde, mobilização pelo conselho local de saúde, uso de carro de som e distribuição de panfletos, a comunidade era progressivamente sensibilizada a aderir a esse Projeto.
Paralelo a isso, as comissões de elaboração do instrumento de levantamento da incidência de obesidade, hipertensão e diabetes, os grupos de aferição do peso, estatura, glicemia e pressão arterial ensaiavam e se preparavam para atender a um número de pessoas até então imprevisível.

A participação de profissionais da nutrição e da fisioterapia não podia ser esquecida… Afinal, a responsabilidade e o compromisso desses alunos não permitiriam esquecer as ações de prevenção e intervenção para essas patologias.
Também não foi esquecida uma atividade de congraçamento com todos os participantes com um café da manhã, adequado nutricionalmente, com a intenção de ser também uma atividade educativa.

No lúdico, o prazer da atividade física…

Contando com a participação do curso de Fisioterapia, a comunidade teve a oportunidade de conhecer de perto quais os exercícios físicos considerados de relaxamento, aquecimento e tão necessários a uma vida saudável.
Utilizando-se de brincadeiras, jogos, música e premiação por meio de objetos adquiridos pelo patrocínio da Clínica de Vacinação Núbia Jacó, essa atividade física permeou todo o evento, tornando-o mais atraente e educativo.

Uma nutrição saudável: o aconselhamento individual

O Sabadão Saúde Christus também oportunizou o acesso da população assistida à avaliação e aconselhamento nutricional por duas nutricionistas convidadas.

Após a determinação do Índice de Massa Corpórea os participantes classificados como sobrepeso e/ou obesos, aqueles diagnosticados com hipertensão arterial ou com alterações glicêmicas eram referenciados para consulta com a nutricionista, ocasião na qual era também disponibilizada opção de dietas hipocalóricas com vistas à redução de peso.

Os resultados

Ao final das atividades desse sábado, dia 29 de março, contabilizou-se uma população de 229 pessoas pertencentes a essa comunidade que tiveram as medidas de Peso, Estatura, IMC, Pressão Arterial, Glicemia em jejum e levantamento de dados pessoais tais como sexo, idade e endereço colhidos para constituição de um banco de dados. Um elenco de atividades previstas para intervenção na população portadora de alterações nutricionais, hipertensão e diabetes será efetivamente executado a seguir.

A operacionalização dessa fase permitirá avaliar a repercussão de um plano de ação elaborado por estudantes, numa oportunidade ímpar de exercitar conhecimentos teóricos e, acima de tudo, tornar-se sensível aos fatores sociais e ambientais que são coadjuvantes ao processo saúde-doença.

Colaboração: professora Regina Portela e estudante Maria Thereza Quinderé

sabadao_saude01gradsabadao_saude02gradsabadao_saude03grad