» PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE

PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE

outubro de 11 de 2013 - 18:19

PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE

O Programa Multidisciplinar de Atenção Integral à Saúde (PMAIS) é um programa interdisciplinar de extensão universitária que leva à comunidade o conhecimento e os serviços necessários ao atendimento de forma inclusiva e participativa na área da saúde, tem com objetivo fomentar nos alunos dos diversos cursos da saúde, o espírito de trabalho multidisciplinar, assim como unir esforços, saberes, competências em benefício de melhores resultados para os tratamentos e os cuidados dispensados aos pacientes na gestão das instituições hospitalares.

O PMAIS abrange todos os seguimentos dos grandes eixos da atenção à saúde propostos pelo Ministério da Saúde, que sãos as ações de prevenção, curativas, de reabilitação ou de investigação. Acredita-se e espera-se que cada ação executada em um dos eixos da atenção básica à saúde possa tornar-se um projeto de extensão que trabalhe de forma contínua o exercício da multidisciplinaridade em todos os alunos ingressos nos diversos cursos da área de saúde da Unichristus.

A primeira ação concebida pelo programa multidisciplinar foi o PMAIS – IDOSO realizado no dia 1º de outubro e tinha como objetivo a atenção e a valorização da pessoa idosa, que permitiu uma integração entre os alunos dos cursos da área da saúde: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Biomedicina e Radiologia, em prol da avaliação do estado de saúde física e mental do idoso, além da atenção humanizada e da promoção do envelhecimento saudável dessa clientela com envolvimento multidisciplinar.

O PMAIS – IDOSO promoveu, ainda, a socialização dos idosos no ambiente acadêmico, permitindo aos alunos a compreensão da realidade de vida da população da terceira idade, por meio do desenvolvimento de atividades diversas envolvendo os idosos, a saber: avaliação odontológica; avaliação e atualização do estado vacinal; verificação de peso, pressão arterial e glicemia; dança; lanche; hora da Informática; exercício de equilíbrio para prevenção de quedas; almoço, oficina de memória; circuito para prevenção de quedas, além de imunização, verificação de pressão arterial e glicemia para a população na Praça dos Estressados e ação “Abraço Grátis”.

É merecido um destaque ao envolvimento ativo de todos os alunos que se propuseram a participar do PMAIS, a fim proporcionarem um evento de excelente qualidade que, além da participação como ouvintes das palestras inerentes à programação científica, envolveram-se nas atividades de assistência à saúde, proporcionando, desenvolvimento de habilidade para trabalho em equipe e inserção de forma precoce no âmbito da assistência à saúde. Outra participação dos alunos foi exercer a função de acompanhantes de idosos e vivenciar um pouco da realidade de vida destes, compartilhando experiências e prestando assistência direta a essa clientela com características tão peculiares.

pmais-1.jpg
Visita às unidades básicas de saúde da SER II

pmais-2.jpg
Seleção dos Idosos na Unidade Básica de Saúde Irmã Hercília