» Momentos marcantes 2009.1: Estágio Supervisionado I de Fisioterapia encerra atividades no clima junino

julho de 27 de 2009 - 3:00

Ao som de músicas juninas, alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Fisioterapia, encerraram as atividades do semestre letivo no Centro de Saúde da Família –Escola (CESAFE) Frei Tito de Alencar, localizado na praia do Futuro II.

Sob a supervisão da professora Selene Schramm, os alunos desenvolveram, ao longo do período de estágio, atividades diversas contemplando um público de todas as idades.

Uma atividade marcante nesse período, foi a oficina ‘Escola de Postura’, através de palestras sobre os cuidados com a coluna vertebral e sobre cinesioterapia postural em grupo. Foram realizados, também, atendimentos ambulatoriais em fisioterapia (nas dependências do próprio CESAFE e em domicílio), direcionados, principalmente, aos pacientes idosos e com dificuldade de locomoção. Durante o período de estágio, também foi ministrada, pelos alunos e pela professora Selene, a oficina de Shantala, destinada às gestantes da comunidade. A Shantala é uma técnica de massagem indiana para bebês.

Palestras educativas em saúde, alongamento muscular, caminhada na praia, aferição da pressão arterial e verificação da glicemia foram outras atividades desenvolvidas junto ao público dos idosos. E para encerrar as atividades do semestre todos foram convidados para dançar uma animada quadrilha em homenagem aos santos festeiros do mês.

Colaboração: Professora do Curso de Fisioterapia Selene Schramm