» Inovador, curso de Cirurgia Minimamente Invasiva é realizado na Unichristus

Inovador, curso de Cirurgia Minimamente Invasiva é realizado na Unichristus

Notícias, Pós-graduação
novembro de 14 de 2014 - 18:31

Idealizado pelo experiente Dr. Luiz Moura Jr, com vasto currículo na área de medicina, e promovida pela Pós-Graduação da Unichristus, está ocorrendo o primeiro curso de Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI), voltado para residentes profissionais da medicina. O curso consiste em métodos e técnicas modernas em laparoscopia.

Com carga horária de 390 horas e duração de 10 meses, as aulas são dadas no primeiro fim de semana de cada mês. A grade curricular foi dividida em 10 módulos, a fim de atender cada área de especialização da medicina.

Para o coordenador e professor do módulo de videocirurgia ginecológica, o renomado Dr. Sidney Pearce Furtado, o curso de CMI realizado pela Unichristus é inovador: “Eu creio que este é um curso inovador no Brasil inteiro. Viajo o Brasil e o mundo e ainda não tinha visto uma iniciativa que reunisse todas as especialidades em uma só pós-graduação. Eu acho muito inovadora essa proposta do curso de CMI da Unichristus”.

Além de idealizador, o Dr. Luiz Moura Jr também é coordenador acadêmico do curso. Ele acredita que a cirurgia minimamente invasiva se destina a substituir ou se juntar a cirurgia aberta. “Ela é uma alternativa, mas com superioridade nos resultados”, define.

O curso também tem a presença de convidados regionais e nacionais para dar mais profundidade de conhecimento a quem faz o curso. Nomes respaldados na área de saúde como os doutores Nucélio Lemos, Gleydson Borges e  João Nogueira estão entre os professores que ampliarão o conhecimento dos residentes e médicos cirurgiões de várias especialidades.

Dentro do campus Parque Ecológico da Unichristus, os alunos e professores usufruem do moderno aparato tecnológico da universidade. Laboratórios e simuladores auxiliam os inscritos nas atividades práticas como forma de desenvolver mais conhecimento sobre a CMI. São praticadas vídeo-suturas, por exemplo, que requerem bastante treinamento.

Na CMI, existem vários aspectos a serem destacados para os médicos e para os pacientes. A cirurgia tem um tempo recuperação mais rápida que o em outros modos de cirurgia, o paciente pode retomar suas atividades em um período menor de tempo e também há benefícios estéticos, pois não é uma cirurgia invasiva ao corpo da pessoa.