» Informe técnico sobre influenza A (H1N1)

Informe técnico sobre influenza A (H1N1)

julho de 31 de 2009 - 17:13

Considerando que ações de prevenção e proteção podem contribuir para o controle da disseminação do novo vírus respiratório e que devem ser amplamente divulgadas entre as comunidades escolares, as recomendações são:

• Pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, 7 dias após o início dos sintomas. Devem aumentar a ingestão de líquido e procurar assistência médica. Não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o Ácido Acetil Salicílico.
• As pessoas devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções (etiqueta respiratória).
• As pessoas devem evitar compartilhar objetos de uso pessoal como: copos, pratos, talheres, canudos, toalhas.
• Todos os estudantes que no retorno às aulas apresentarem febre, tosse, dor de garganta e outros sintomas gripais devem ficar ausentes das aulas e procurar assistência médica para avaliação, devendo o caso ser comunicado à Secretaria Municipal de Saúde e seguir as orientações médicas.
• Os alunos com diagnóstico de influenza A (H1N1) deverão evitar ir às aulas por um período de 7 dias (período de transmissibilidade).
• Constatada a existência de surto (ocorre quando há pelo menos três casos de síndrome gripal em ambientes fechados / restritos, com intervalo de até cinco dias entre as datas de início de sintomas), a direção dos estabelecimentos deve suspender as atividades somente após avaliação conjunta da situação pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado. No caso de Fortaleza, o telefone para contato é o 0800-2800808. Nos outros municípios o contato é com as secretarias municipais de saúde.

Fonte: Governo do Estado do Ceará