» I JORNADA UNICHRISTUS – Mercados Interligados: Desafios e Oportunidades

I JORNADA UNICHRISTUS – Mercados Interligados: Desafios e Oportunidades

janeiro de 11 de 2013 - 12:09

I JORNADA UNICHRISTUS – Mercados Interligados: Desafios e Oportunidades

A I JORNADA UNICHRISTUS, evento anual promovido pelos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis, e que sucedeu à UNICHRISTUS, cujo nome foi alterado para que o evento não fosse confundido com a denominação do próprio centro universitário, ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro, com o tema MERCADOS INTERLIGADOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES.

A solenidade de abertura ocorreu no dia 6 de novembro, à noite, no auditório II do Campus Dom Luís, sendo iniciada com uma apresentação artística da ONG Tear Comunitário, representada por uma escultura viva. Logo em seguida, a senhora MARLUCE BORGES DA SILVA, do programa Economia Solidária, discorreu sobre o trabalho que é feito nas comunidades de Fortaleza.

A palestra magna da noite coube ao Sr. HELDER COSTA DA ROCHA, Inspetor-Chefe da Aduana da Receita Federal no Porto de Mucuripe, que mostrou como funcionam os vários processos daquele órgão federal, tais como a fiscalização de mercadorias oriundas do exterior, as tecnologias utilizadas para a detecção de drogas e equipamentos eletrônicos transportados de forma ilegal, além da logística de funcionamento das apreensões em parceria com diversos outros órgãos do governo, principalmente a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

Além das informações sobre a dinâmica da Aduana, o público teve a oportunidade de conhecer elementos relevantes sobre a integração entre as Aduanas de vários países, a qual tem por objetivo procurar garantir o trânsito probo de mercadorias, além de impedir o tráfico de armas e drogas.

Outro importante tema abordado foi o envolvimento de diversos profissionais qualificados para exercer as funções inerentes ao trabalho de fiscalização e apreensão, considerando que o agente público deverá ter conhecimentos de Direito Constitucional, relações internacionais, Informática, além de Administração e Contabilidade.

Ao final da palestra, após um debate com o público presente, foi mostrado um vídeo institucional do projeto de terminal de passageiros do Mucuripe, que será executado para atender ao fluxo de pessoas e turistas, visando aos dois grandes eventos que o Brasil sediará em 2014, com a Copa do Mundo de Futebol e em 2016, as Olimpíadas.