» Histórias de Sucesso – Ronaldo Soares

Histórias de Sucesso – Ronaldo Soares

dezembro de 23 de 2011 - 12:40

Dupla Jornada de Conquistas

O egresso do Curso de Ciências Contábeis, Ronaldo Soares, relembra a trajetória profissional, somando quase dez anos de atuação em Contabilidade.

Na carteira profissional, Ronaldo já acumula oito anos de experiência só em serviços relacionados à Contabilidade. Atuante no mercado ainda antes de iniciar a graduação em Ciências Contábeis, o egresso buscou a formação superior para alcançar o aprimoramento técnico e a adequação às novas normas contábeis internacionais. “Percebi, ainda no final de 2005, que o mercado de Contabilidade estava aquecido, mas havia grande demanda para trabalho qualificado. Busquei referências em instituições de ensino sólidas”, relembra o egresso da turma de 2010.2.

Técnico em Contabilidade pela Iasocial e formado em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Ronaldo buscava desenvolver o conhecimento específico para apostar em novas oportunidades de trabalho. Para ele, o corpo docente com experiência acadêmica e profissional, além da estrutura física completa, foram requisitos importantes para a escolha da faculdade. “Aproveitei as oportunidades oferecidas em atividades complementares, encontros e seminários, à medida que a agenda permitia. O período foi bem tranquilo, com o apoio de professores e colegas”, explica. O egresso acredita que até durante o período mais estressante da graduação, na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o rigor dos professores serviu de estímulo para o desenvolvimento de um projeto diferenciado. “Tive dificuldade com a metodologia científica e fiquei com nota baixa na primeira etapa. Por acreditar no trabalho e já ciente dos erros, arregacei as mangas para desenvolver ainda mais”, comentou Ronaldo. O resultado final foi o estudo sobre as Novas Normas Contábeis aplicadas às Sociedades Ltda., através do estudo de caso do Grupo MRH Ltda.

Da experiência na graduação, Ronaldo guarda a melhor lembrança. Foi nesse período e através dos conhecimentos adquiridos que surgiu a oportunidade de trabalhar como Analista Contábil na empresa MRH Gestão. “Já acumulo mais de oito anos de atuação em Contabilidade. Passei por muitas funções e evoluí como profissional. Em retrospecto, percebo com clareza como a busca por aperfeiçoamento foi importante para este crescimento”, observa.

Durante toda a trajetória profissional, Ronaldo realizou sonhos. Da graduação, o egresso já engatou o curso de pós-graduação em Auditoria e Controladoria, já em fase de conclusão. Em paralelo, Ronaldo também se dedica ao MBA em Direito Tributário e já pensa nos planos para 2012: “Quero tentar mestrado e lecionar”, confessa. Na lista dos desejos, a próxima conquista é direcionar todo o conhecimento e a experiência adquirida para as salas de aula. “Penso ainda em buscar oportunidades no ramo empresarial, mas são planos para o futuro. Por ora, o foco é continuar o bom trabalho com gestão e acelerar o término da especialização e MBA; só assim poderei iniciar o mestrado o quanto antes”, finaliza. Para Ronaldo, a base do sucesso vem no formato de muito esforço.