» Histórias de Sucesso – Francisco Jucá

Histórias de Sucesso – Francisco Jucá

dezembro de 23 de 2011 - 12:38

AlexanderCaminhos do conhecimento

Francisco Jucá percorreu muitos caminhos. Mudou de área profissional e venceu desafios em projetos ousados. Saiu dos bancos de faculdade para assumir a sala de aula. Confira mais uma trajetória de dedicação e êxito.

O primeiro curso de graduação foi em Análise de Sistemas. Após 15 anos atuando na área de Tecnologia da Informação, entre hardwares (equipamentos) e softwares (programas), Francisco Jucá foi atrás do antigo sonho: formar-se bacharel em Direito. Ingressou na Unichristus ainda em 2002, integrando a primeira turma Christus do Curso de Direito. “Apesar da rotina já consolidada com o trabalho na área de Sistemas de Informação, optei por investir em outra área de atuação para realizar meu sonho de menino. Escolhi a Unichristus pela tradição da marca no segmento de educação”, aponta o egresso.

Para conciliar o expediente duplo de estudos e trabalho, Jucá se desdobrou em muitos. Após oito horas de trabalho, atuando como analista de redes e sistemas, chegava o momento de enfrentar os livros e as apostilas. O desejo sempre sobressaiu ao cansaço. Jucá participou do projeto de extensão Direito em Cena e do estágio voluntário no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). “Na ocasião, o estágio do NPJ não era pré-requisito da matriz curricular, mas acreditei que seria um diferencial na minha formação. Nunca me apeguei aos requisitos formais”, relembra. Para Jucá, os momentos no NPJ foram essenciais para a formação jurídica completa, abrindo possibilidades para a construção de uma trajetória profissional diferenciada. “Vivenciar a aplicação do Direito me motivou a sempre seguir na carreira jurídica. Os atendimentos à sociedade no NPJ me proporcionaram a utilização prática dos ensinamentos teóricos da sala de aula. Isso foi importante para reafirmar minha escolha profissional.” A cada atividade desenvolvida, Jucá realizava seu desejo de menino: contribuir com a sociedade por meio da busca pela justiça.

E assim seguiram os cinco anos de graduação. Correria, descobertas, laços de amizade. A graduação em Direito presenteou Jucá com grandes amigos. “Foi um momento de crescimento pessoal, que refletiu também na minha vida profissional”, afirma ao lembrar-se do amigo Thiago Pinheiro, sócio do Escritório Pinheiro Jucá Advogados. “Logo após a formatura, abrimos o escritório. É com muita satisfação que mantemos o espaço desde 2007”, reconta orgulhoso.

A experiência com a advocacia inquietou Jucá que buscou sua primeira pós-graduação ainda em 2007, na área de Direito Processual. Na sequência, em 2010, os caminhos da docência cruzaram os passos de Jucá. “Busquei me especializar em Educação a Distância porque percebi que o ensino me faz permanecer vivo no estudo do Direito”, justifica. A chama do conhecimento iniciou Jucá em suas primeiras descobertas na docência. Lecionar foi o passo seguinte.

Para a melhor preparação, Jucá dedica-se ao mestrado em Ciência Jurídica, realizado na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, em Portugal. A oportunidade de ultrapassar as barreiras do país é uma grande conquista para Jucá. “O mestrado é um passo importante para dar prosseguimento à carreira que abracei e para, cada vez, buscar a excelência e a eficácia no meu trabalho. A interação pesquisa-ensino certamente se refletirá em minha prática profissional”, finaliza.