Egressas aprovadas em Residência Multiprofissional no Ceará

Fisioterapia, Notícias
abril de 23 de 2013 - 12:37

O Curso de Fisioterapia da Unichristus está transbordando orgulho mais uma vez, pois foi presenteado com a aprovação de três egressas na Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde do Estado do Ceará.

Geísa Ferreira Gomes, Amanda Souza e Gabriela Macedo foram aprovadas nos primeiros lugares na Residência Integrada em Saúde com ênfase em Fisioterapia Cancerológica e em Saúde da Família. Esse passo na carreira dessas fisioterapeutas será, com certeza, seguido de muitas conquistas e vitórias na trajetória profissional que está ainda no início.

Essas três brilhantes egressas fisioterapeutas traçaram um caminho acadêmico impecável desde o momento de ingresso na Unichristus, sempre participando de atividades e projetos de extensão promovidos pelo curso de Fisioterapia, criando parcerias científicas com os professores e desenvolvendo e apresentando trabalhos científicos, o que, indubitavelmente, contribuiu para o sucesso como profissionais.  Amanda Souza, Residência Multiprofissional em Saúde da Família em Maracanaú, apresenta na sua história acadêmica monitoria das disciplinas Fisiologia Humana, Farmacologia e Cito-Histo-Embriologia; participou de congressos regionais e nacionais representando a Unichristus com temas atuais na área de Fisioterapia e de Encontros de Iniciação Científica, além de ser autora e colaboradora de dois artigos publicados em revistas renomadas.

“Para mim é uma oportunidade de crescimento profissional e intelectual, será apenas uma etapa de uma longa jornada de conquistas. Deixo aqui meu sincero agradecimento a Unichristus e aos professores, que são incentivo em cada passo da minha caminhada”, comenta Amanda.

Geísa Ferreira Gomes, 1º Lugar na Residência Integrada da Escola de Saúde Pública com ênfase em Fisioterapia Cancerológica, ingressou na Unichristus como bolsista Integral do Prouni.  Foi monitora das disciplinas de Bioquímica e Fisiologia Humana e esteve sempre atuante na integração entre acadêmicos e o Curso de Fisioterapia, sendo Diretora de Assuntos Estudantis no Centro Acadêmico de Fisioterapia na gestão de 2010 e representante pedagógica do 1° ao 8° semestre. Foi ainda representante do Corpo Discente da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Assim como Amanda, esteve presente em eventos científicos locais e internacionais, não somente como autora de trabalhos, mas também como parte de comissões organizadoras de eventos na Fisioterapia, como o ECAF (Encontro Cearense de Acadêmicos de Fisioterapia), em 2010, o Congresso Brasileiro de Especialidades Fisioterapêuticas e a Conferência Norte-Nordeste em Cardiorrespiratória, em 2011. No seu ano de colação de grau, Geísa passou no processo seletivo para o Curso de Fisiologia na Universidade de São Paulo – USP.

O interesse de Geísa pela Oncologia não é algo recente. De acordo com a egressa, apesar de ainda haver uma escassez nos conhecimentos em Fisioterapia Oncofuncional na área médica, a Unichristus sempre procurou abordar temas recentes em seus vários eventos, como na semana científica Fisiochristus, mini-cursos e palestras referentes a Fisioterapia no paciente oncológico. A vivência prática com as crianças com câncer no Hospital Albert Sabin, durante a disciplina de Estágio Supervisionado II, foi fundamental para solidificar o interesse na área e colaborar durante as etapas do processo seletivo para a Residência.

“Espero aproveitar muito bem a oportunidade que Deus me concedeu e gostaria de agradecer à Coordenação do Curso de Fisioterapia, à Supervisão do Campus Parque Ecológico, aos inúmeros professores que me apoiaram, aos meus amigos e familiares que tanto contribuíram para essa conquista”, diz Geísa.

Para as egressas, um passo inigualável na sua formação profissional e, para o Curso de Fisioterapia, mais uma demonstração de que a atenção incondicional na formação acadêmica dos seus alunos é a base para o sucesso refletido nas conquistas dos seus egressos.

Gabriela Rodrigues Macedo, formação acadêmica 2002.1 – 2007.1   Atualmente Residente na Residência Integrada em Saúde, com ênfase em Saúde da Família e Comunidade pela ESP-CE (Escola de Saúde Publica). Na sua vida acadêmica alguns trabalhos tiveram um destaque especial, como o programa de Iniciação Cientifica com o projeto de Tratamento Fisioterapêutico em pacientes com Fibromialgia, orientada pelos professores Vilena Figueiredo e Emilio Praxedes, e ainda o estudo desenvolvido com a professora Tânia Soares sobre a Utilização da Hidroterapia no tratamento da Lombalgia em Ciclistas (triatletas). ʺMinhas experiências profissionais foram todas na Saude Publica, atuando  nos municípios de Pindoretama (Fisioterapia Domiciliar) Ocara (Clinica de Reabilitacao Fisica) e Itaitinga (NASF)ʺ, comenta  Gabriela.

Colaboração: Profa. Cymara Pessoa Kuehner