» Histórias de Sucesso – Debora Cavalcanti

Histórias de Sucesso – Debora Cavalcanti

novembro de 4 de 2010 - 14:28

DeboraSem medo de arriscar

A história deste mês conta a trajetória de sucesso de Debora Cavalcanti que, aos 17 anos, foi aprovada no vestibular para o Curso de Engenharia Civil, mas, quando a vocação para Administração despertou, ela não hesitou, recomeçou e encontrou o sucesso.

Debora Carolina Oliveira Cavalcanti concluiu o Curso de Administração, em 2004, na Unichristus. Hoje, exerce o cargo de Executiva de Clientes Institucionais na Companhia Energética do Ceará (Coelce), trabalhando com clientes do poder público municipal na empresa que já foi eleita uma das melhores para se trabalhar no Brasil.

A administradora estudou no Colégio Christus durante muitos anos e relata que os pais sempre “priorizaram os estudos”, porém tanta dedicação à vida escolar não impediu que ela e os dois irmãos tivessem uma infância bastante divertida. Moravam perto dos avós e estavam sempre por lá, depois da aula. Além disso, ela passava sempre as férias em Teresina, um lugar que Debora aprecia até hoje.

A família de Debora Cavalcanti nunca a questionou a respeito da sua escolha profissional, que, inicialmente era Arquitetura, passando a ser, depois, Engenharia Civil. Iniciou esse curso, mas não tardou a perceber que havia feito uma escolha errada. “Não me adaptei, realmente não gostava do curso”, diz. Após um tempo de amadurecimento, elegeu o Curso de Administração, pensou no amplo campo de atuação que se abriria a partir dali; então, ingressou na Unichristus. “Finalmente me encontrei profissionalmente”, afirma.

Debora Cavalcanti não teve dúvidas na hora de escolher a instituição, pois conhecia o histórico de ensino do colégio e “sabia que a faculdade não seria diferente”. Quando entrou, o Curso ainda era anual, passando no ano seguinte para semestral. Então, realizou contatos e amizades com pessoas de vários semestres e idades. Débora conta que estes contatos foram imprescindíveis para a sua vida profissional.

Para a efetiva construção de sua carreira, acumulou diversas experiências, estagiou no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) por quase dois anos, na Companhia Docas do Ceará por dois anos, no Banco do Brasil por dois anos. “Dos cinco anos de faculdade, nunca fiquei 1 mês sem estágio. Houve uma época em que estagiava nos dois, Docas e Banco do Brasil, um pela manhã e o outro à tarde”, ressalta.

De acordo com Debora, a Faculdade Christus ajudou no seu amadurecimento não apenas na parte de conhecimento acadêmico, mas também na parte postural, direcionando-a a valores muito exigidos pelas empresas. A administradora foi contratada pela Coelce em 2005, após passar por uma seleção que constou de quatro fases. Atualmente está concluindo a pós-graduação em Administração da Qualidade e pretende continuar trilhando a estrada de sucesso que tem conseguido desenvolver dentro da empresa em que trabalha. “Sei que chegarei aos resultados almejados como nesse ano em que já consegui duas premiações, uma em dinheiro e outra em viagem para a Espanha (acabei de voltar)”, observa.