Coordenadora Geral de Fisioterapia da Unichristus foi Fisioterapeuta homenageada no Plenário da Câmara Municipal no dia do Fisioterapeuta

Fisioterapia, Notícias
outubro de 9 de 2014 - 16:14

A Coordenadora Geral do curso de Fisioterapia da Unichristus, Romina Andrea de Arruda Mourão, foi um dos profissionais homenageados na Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, no dia 13 de outubro de 2014 às 19h, ao ser comemorado o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

O evento foi presidido pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB) e a homenagem foi proposta da vereadora Cláudia Gomes (PTC), com a intenção de homenagear a classe e destacar a data comemorativa em honra de “profissionais de extrema importância para a saúde da população”.

Estiveram presentes compondo a mesa na solenidade: Rogério Frota Leitão, pró-reitor de extensão do Centro Universitário Christus; Enilson Soares, representando a coordenação do Hospital Geral de Fortaleza; Eugênio Pacelli, presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (Sinfito); e Arismênia Goes, conselheira do Crefito VI.

Durante o seu discurso dedicado aos profissionais, a vereadora destacou que a fisioterapia e a terapia ocupacional são profissões das mais nobres, pois promovem a recuperação da saúde do paciente até nos quadros clínicos mais complexos. “Hoje estamos comemorando, aqui reunidos, os 45 anos da regulamentação dessas duas profissões, que são um marco no diferencial para a saúde funcional da população”, observou.

Ela, que também é fisioterapeuta e uma das vozes da classe no cenário político, tem atuado fortemente, de maneira efetiva, contribuindo para um melhor atendimento e reabilitação em áreas carentes de Fortaleza. No seu mandato, propôs três projetos de indicação e um projeto de lei, todos enfatizando melhorar a saúde da população e a importância da atuação dos profissionais Fisioterapeutas. Consistem na realização de concurso público para abrir o quadro de fisioterapeuta e terapeutas ocupacionais na atenção básica à saúde e no Hospital da Mulher, e na criação do espaço “Pilates para todos”, nos Cucas no município de Fortaleza, que já foi colocado em prática. Destaca-se ainda a criação de seis centros de saúde funcional de Fortaleza, e a luta pela inclusão dos fisioterapeutas nas escolas da rede pública de ensino.

Então após a exposição de todos esses atos de benefício a classe do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, foi feita a leitura do currículo dos homenageados da noite, representando as duas classes de profissionais seguido da entrega de uma placa comemorativa pela data.

Os homenageados foram: Dra. Romina Andréa de Arruda Mourão (coordenadora geral do curso de Fisioterapia e da Clínica Escola do Centro Universitário Christus); Dr. Carlos Henrique Oliveira de Freitas (coordenador do serviço de fisioterapia do Hospital Dr. Waldemar Alcântara); Dra. Cleane Fontenele Gomes (apresentadora do programa Corpo e Estilo de Vida no SBT- Nordestv); Heleno Carneiro Rolim de Morais (Coordenador dos Recursos Humanos da Clínica e Academia Aquatic), Dra. Luciana Dias Belchior (professora do curso de Fisioterapia da Unifor e pesquisadora na área de neurologia); Rosiane Freire Cavalcanti (professora dos cursos de especialização do Farias Brito, Universidade Estadual do Piauí, Centro Universitário de Teresina e Faculdades Inspirar); Antônia Edda Araújo (membro da equipe de profissionais da Unidade de Neonatologia do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana; Dra. Rosana Maria Campos Pereira, responsável técnica do serviço de Terapia Ocupacional do Núcleo de Atenção Média Integrada – NAMI/Unifor).

O Dr. Heleno Rolim, um dos homenageados, falou em nome dos fisioterapeutas e a dra. Edna Araújo falou em nome dos terapeutas ocupacionais.  O presidente do Crefito VI, Ricardo Lotif, pediu a palavra para parabenizar as duas classes pela data comemorativa e agradeceu a vereadora pela homenagem.

A Dra. Romina Mourao é graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR 1997), possui especialização em RPG – REPOSTURARSE pela FIC (Faculdade Integrada do Ceará – 2004), e é mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é Coordenadora Geral do Curso de Fisioterapia da UniChristus (Centro Universitario Christus), atuando principalmente nos seguintes temas: dor lombar, fibromialgia, grandes bolas, saúde do idoso e acidente vascular cerebral (AVC). Tem sido presença marcante na história da Fisioterapia do Centro Universitário Christus nos seus 8 anos na Instituição, como professora, Coordenadora Adjunta e agora como Coordenadora Geral do Curso de Fisioterapia. Com sua atuação amiga, firme, mas gentil, tanto com os acadêmicos, quanto com o corpo docente e os funcionários da Instituição, ela mantem um ambiente prazeroso de trabalho e estimula a prática acadêmica com eficiência, harmonia, excelência, o que promove constante crescimento profissional e acadêmico.  Por isso e tão querida por todos que a circulam. Ela, mais do que ninguém, merece essa homenagem.

Parabéns Dra. Romina!!! Você é excelência em tudo o que faz!

Muito orgulho da nossa coordenadora!