» Apoiado pela Unichristus, XXVIII Congresso Brasileiro de Médicos Escritores realizou primeiras atividades na manhã deste sábado. Abertura oficial acontece às 19h

setembro de 4 de 2021 - 12:24

O XXVIII Congresso Brasileiro de Médicos Escritores, realizado pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), de forma online, com apoio do Governo do Ceará e da Unichristus, realizou na manhã deste sábado, 4 de setembro, suas primeiras atividades. O médico e escritor Arruda Bastos, presidente nacional da Sobrames, deu as boas-vindas a todos, iniciando a programação de cursos do evento, que conta com cerca de 600 participantes, de todo o Brasil. Também faz parte da programação do evento, que segue até terça-feira, 7 de setembro, a I Jornada Literária de Acadêmicos de Medicina.

Um dos cursos iniciais abordou o “case” do projeto ELAM, Estudo da Literatura e Arte na Medicina, da Unichristus, tendo como facilitadores o Dr. Arruda Bastos, a Dra. Melissa Medeiros e a professora Débora Pedrosa, para debater o tema “História do ensino da literatura nos cursos de Medicina”.

“O movimento literário está crescendo entre os alunos das universidades. Essa ideia de discutir literatura e arte na faculdade veio da necessidade de reforçar a empatia, a ética, a relação médico-paciente. A Reitoria e a coordenação do curso de Medicina propuseram transformar o ELAM em projeto de extensão, permanente”, ressaltou Melissa Medeiros.

O reitor da Unichristus, José Rocha, destacou a preocupação em incentivar os acadêmicos de Medicina a também dedicarem tempo à arte e à cultura. “Não adianta querer impor arte. Tem que ser vivenciada primeiro por alguns. Tínhamos essa preocupação de nossos alunos saberem se colocar também nesse campo, incentivando a leitura de autores literários”, enfatizou, frisando também as ações para buscar maior empatia entre os futuros médicos e pacientes em condições de vulnerabilidade social. “A gente não pode só estar preocupado com as doenças. Vamos nos preocupar com os doentes. Com a empatia”.

O dr. Arruda Bastos agradeceu pelo apoio da Unichristus ao Congresso e destacou que um dos troféus dos prêmios literários do evento leva o nome de Roberto de Carvalho Rocha, professor fundador do Colégio Christus. O resultado dos concursos literários será anunciado na terça-feira, 7 de setembro, pela manhã.