» Alunos do curso de Direito da Faculdade Christus se destacam em Encontros de Pesquisa na Uece e na Unifor

novembro de 18 de 2009 - 3:00

Cresce cada vez mais a participação dos alunos do curso de Direito nos encontros de pesquisa realizados pelas universidades cearenses. Com o estímulo à pesquisa e à produção científica por parte da Coordenação de Pesquisa e Monografia e dos professores orientadores, os alunos produziram artigos científicos sobre os mais variados temas e representaram a Faculdade Christus na XIV Semana Universitária, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e no Mundo Unifor, da Universidade de Fortaleza.

No Mundo Unifor, realizado nos dias 19 e 20 de outubro, seis alunos participaram da apresentação de painel com os seguintes trabalhos: “Função social da propriedade urbana X Urbanização desenfreada: Uma abordagem do paredão de prédios da avenida Beira Mar de acordo com o plano” e “O princípio da dignidade à luz da Constituição Federal de 1988: A importância da proteção e da efetivação dos Direitos Humanos”, de Daise Oliveira Magalhães; “O abuso sexual de crianças na família analisado a partir do estudo do caso do ‘Monstro Austríaco’”, de Juan Pablo Cólera Vidal; “Medicamentos órfãos e doenças raras: Análise da atuação dos Três Poderes na efetivação do direito social á saúde”, de Marina dos Santos Memória; “A participação feminina nas esferas política e judiciária: Uma análise da realidade do Brasil”, de Maria Lidiane Pinheiro; “O Tribunal Penal Internacional como meio de proteção dos direitos humanos no conflito na Faixa de Gaza”, de Martasus Gonçalves Almeida; e “Abordagem crítica quanto Aa decisão da Constitucionalidade da Lei de Biossegurança pelo Supremo Tribunal Federal na perspectiva dos direitos fundamentais”, de Mirna Jacinto Moura.

Já durante os dias 09 e 10 de novembro, foi a vez da XIV Semana Universitária, da Uece. Com a temática Universidade, Estado e Sociedade, o simpósio reuniu o debate acadêmico sobre a importância da pesquisa e extensão, além de reunir trabalhos expressivos em várias áreas de conhecimento. Os alunos da Faculdade Christus abordaram assuntos relevantes, como os crimes na ditadura, os direitos e a mediação de conflitos indígenas, a Hermenêutica e Educação, responsabilidade civil e o sistema carcerário brasileiro.

Confira nos clicks abaixo, os melhores momentos dos simpósios.

Colaboração: Profa. Roberta Laena