» Alunos da disciplina de Direito Penal visitaram o Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes

outubro de 29 de 2009 - 3:00

No dia 16.10.09, as turmas de Direito Penal – Parte Geral II, dos Profs. Luiz Abrantes e Carla Brizzi fizeram uma visita ao Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, local adequado ao cumprimento de Medida de Segurança detentiva no Ceará (espécie de sanção penal, que visa proporcionar tratamento a pessoas com problemas mentais que praticaram fatos ílícitos).

Ao chegarem ao instituto, os alunos conversaram com o diretor, que prestou informações e tirou dúvidas sobre a forma de execução da medida de segurança, bem como sobre o número de internos, a estrutura, o atendimento psiquiátrico etc.

Ao examinarem o local, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar aquilo que está prescrito nos códigos, ampliando o seu conhecimento para além da letra da lei, tendo contato direto com a realidade carcerária, o que lhes proporcionou uma visão critica das questões abordadas em sala de aula.
A fim de colaborar com os detentos, foram entregues pelos discentes produtos de higiene pessoal e alimentação. Eles, em retribuição pela visita, presentearam alguns alunos com flores artesanais, feitas no interior do estabelecimento.

291009_dir_inst_psiq_01291009_dir_inst_psiq_02