» Aluna da Faculdade Christus é única de IES privada do Ceará a ter trabalho aprovado para encontro internacional de Direitos Humanos

setembro de 14 de 2009 - 18:22

A ser realizado nos próximos dias 17 a 19 de setembro, na Universidade Federal do Pará, em Belém, o V Encontro Anual da Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós-Graduação (Andhep), contará com a apresentação de três trabalhos da Faculdade Christus.

Destaque para “A Efetividade dos Direitos Sociais e o Ativismo Judicial”, único trabalho do Ceará elaborado por uma estudante de graduação de IES privada, a aluna Fernanda Barroso de Castro, do 7º semestre do curso de Direito, em co-autoria e com orientação da professora Christianny Diógenes.

Foi, como ela mesma define, “aos 45 minutos do 2º tempo” que Fernanda decidiu fazer a prova de monitoria para a disciplina Direitos Humanos e Fundamentais, tudo começou a partir daí. Após aprovada na seleção, a professora Christianny Diógenes a incentivou a escrever um artigo, em coautoria com a professora, para o 5º Encontro da Andhep, um dos maiores encontros nacionais que tratam dos Direitos Humanos. Com o objetivo de divulgar a importância que esta temática tem para a Christus e fortalecer a nossa pesquisa, surgiu, então, a idéia de elaborar um artigo tratando de um tema bastante atual: “A Efetividade dos Direito Sociais e o Ativismo Judicial”. Nesse mesmo intuito, serão apresentados no encontro outros dois trabalhos: O direito dos indígenas cearenses a uma educação multicultural: fortalecendo os direitos humanos de todos os brasileiros, de coautoria das professoras Christianny Diógenes Maia e Ana Maria D’Ávila Lopes e Tráfico de Seres Humanos: enfrentamento e enquadramento no crime organizado, de co-autoria das professoras Andréia Costa, Roberta Laena e Denise Andrade, reforçando, assim, o compromisso da Faculdade com a pesquisa em Direitos Humanos e Fundamentais.
Fernanda embarcará essa semana para a capital paraense, juntamente com as professoras

Christianny Diógenes e Andréia Costa, e apresentará, aos membros da renomada associação ligada à USP, o seu ponto de vista sobre a polêmica questão da atuação do Poder Judiciário frente a temas de relevância social e humana. “As questões políticas são levadas ao Poder Judiciário e ele tem de preencher um hiato do Poder Legislativo, daí surge o questionamento sobre sua legitimidade em tomar algumas decisões de ‘caráter mais político’, tais como as recentes questões das células-tronco, da cláusula de barreira nas eleições, etc. Um outro aspecto importante nessas discussões é que os movimentos sociais se aproximaram do Direito e legitimaram essa demanda, no nosso entendimento”, defende. A estudante ressaltou ainda a importância da participação nesse tipo de encontro e tem a expectativa de iniciar parcerias com a própria USP no sentido de incrementar a pesquisa e os trabalhos do Escritório de Direitos Humanos (EDH) da Faculdade Christus.