» Histórias de Sucesso – Alexander Palácio

Histórias de Sucesso – Alexander Palácio

novembro de 4 de 2010 - 16:41

AlexanderEm constante aprendizagem

Essa é a história de um jovem em movimento. Graduado em Administração, nosso personagem estuda contabilidade e ainda arruma disposição para se aperfeiçoar no ramo em que trabalha, viajando todos os meses. A rotina é intensa: do trabalho para a sala de aula.

As 24 horas dos dias de Alexander Palácio parecem não ser suficientes. Recém-graduado no Curso de Administração de Empresas, ele retorna todas as noites à Unichristus para a graduação em Ciências Contábeis. Durante o dia, divide-se entre as exigências profissionais do cargo de gestor administrativo, em uma das mais consagradas concessionárias de veículos Volkswagen de Fortaleza, e a vida de um jovem 20 e poucos anos. Uma vez por mês, pega o rumo de São Paulo, onde é aluno do “Curso de Excelência Empresarial”, promovido pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav). Se a agenda assim permitisse, Alexander arriscaria mais um curso. “Quero estar em constante aprendizagem. O seu diferencial passa a ser o conhecimento que você carrega”, garante.

Sua história é marcada pela determinação e por atitudes firmes, que teimam por tomar corpo nos momentos mais propícios. “Já estagiava na concessionária quando surgiu a oportunidade de realizar um intercâmbio na Austrália, onde, além de aperfeiçoar o inglês, poderia também aprender sobre marketing. Não hesitei e tranquei a faculdade para me aventurar no curso”, explica. Na volta para casa, o saldo positivo. “Junto a equipe de marketing, implantei o call center da empresa, usando metodologias de outras concessionárias de sucesso nacional e também com técnicas aprendidas no curso”, relata.

A escolha pelas Ciências Contábeis foi outra decisão importante: “É preciso colocar a mão na massa e aprender a lidar com o dinheiro. Entender sobre os fluxos de caixa, verificar se os projetos estão de fato rentáveis, entender da dança dos números, da capitalização da empresa, do endividamento patrimonial. Não dá para administrar ‘de longe’”.

A afinidade com a administração veio quando era ainda menino. Desce criança acompanhava os pais na direção da concessionária. Iniciou como estagiário e passou por todos os setores até assumir um dos cargos de confiança da concessionária de veículos. “A rotação entre os cargos foi uma forma de aprender como se dá o funcionamento de uma empresa. Cada colaborador é a parte de um todo”, enfatiza. À frente da mais antiga concessionária Volkswagen do Nordeste, Alexander acredita que o motor que rege sua vida é mesmo a dedicação. “Minha trajetória na Christus só me estimulou à excelência profissional”, ressalta.

Educação é sinônimo de Christus para Alexander. Aluno do Colégio Christus desde os primeiros anos, ele não hesitou quando precisou escolher a instituição de ensino superior. “Pesquisei entre as instituições e o bom conceito da Christus me conquistou. Além da conveniência, claro. Moro perto do Campus Dom Luís e já conhecia o renome do grupo. Agora, na segunda graduação, só posso afirmar que fiz a escolha certa”, justifica.

Pelo reaproveitamento das disciplinas afins aos dois cursos – Administração e Ciências Contábeis – Alexander acredita que em dois anos se formará. Para o futuro, ele reafirma a certeza em continuar estudando. O próximo passo será a pós-graduação. “Assim que terminar o curso em São Paulo, já penso em engatar o MBA para não perder o pique. Se a gente para, se acomoda”, conclui. Para quem acompanha os passos de Alexander desde o início, adivinha quem já está na torcida?