» O exercício da responsabilidade social no município do Eusébio

O exercício da responsabilidade social no município do Eusébio

Atividade Complementar
abril de 1 de 2011 - 18:51

rs_acao_globalAlunos e professores da Faculdade Christus se reuniram em prol da ação social e realizaram atendimentos de saúde e orientações jurídicas e administrativas.

Em um único dia, mais de 18.000 pessoas foram atendidas. No total, uma gama de centenas de serviços oferecidos à comunidade do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Os números expressivos, divulgados pelo Sistema Verdes Mares, é o resultado da força-tarefa de diversas instituições privadas, ONGs, sindicatos e apoio do governo e da prefeitura. A Faculdade Christus se uniu ao mutirão social e arregaçou as mangas para promover a 18ª edição do “Ação Global”.

Realizada durante todo o dia 22 de maio, sábado, a ação envolveu estudantes e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Medicina e Sistemas de Informação. Reunidos na Escola de Ensino Fundamental Neuza Freitas Sá, no coração do município, o grupo de voluntários promoveu atividades de educação, saúde, lazer e cidadania. Entre aferição de pressão arterial, glicemia, índice de massa corporal e orientações sobre a prevenção de doenças, como o câncer de mama, por exemplo, os alunos Christus realizaram cerca de 230 atendimentos de saúde, 50 orientações jurídicas e administrativas, além de atividades de lazer e auxílio na elaboração de currículos.

Para o professor Rogério Frota, coordenador do Programa de Responsabilidade Social da Faculdade Christus, a oportunidade de atuar em prol da cidadania garante ao estudante o desenvolvimento da visão humanística, postura ética e compromisso social. “A formação educacional completa e diferenciada trabalha habilidades nos alunos de consciência ambiental, reconhecimento à arte e à cultura regional e, acima de tudo, de respeito ao ser humano. Na Faculdade Christus, o desenvolvimento social é um dos alicerces que garante a educação de qualidade”, apontou o professor. A prática social é uma ação recorrente nas grades de estudo Christus. Somente nesse primeiro semestre de 2010, os alunos participaram de eventos sociais em comemoração ao Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia da Saúde e atendimentos a idosos. Na Ação Global, a comitiva da Faculdade Christus reuniu 40 participantes, entre alunos, corpo docente e apoio técnico.

Sobre a Ação Global

Idealizada e promovida pelo Serviço Nacional da Indústria – SESI –, em parceria com a Rede Globo, a Ação Global vem, desde 1995, prestando serviços gratuitos à população. O evento acontece uma vez por ano, num único dia, em todo o Brasil. Através da mobilização de instituições parceiras, públicas e privadas, e da convocação de profissionais voluntários, a Ação Global forma uma rede de atendimento que oferece serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer, porta de entrada para a cidadania e todos os direitos associados a ela.

Fonte: www.acaoglobal.globo.com