» Faculdade Christus promove campanhas de vacinação e doação de sangue

Faculdade Christus promove campanhas de vacinação e doação de sangue

Atividade Complementar
abril de 1 de 2011 - 18:56

rs_doacao_sanguePequenos gestos em prol da saúde coletiva e bem-estar social ganharam espaço e atraíram uma leva de adeptos pelos campi.

Uma oportunidade para alunos e funcionários cuidarem da própria saúde e, de quebra, contribuir com a qualidade de vida do próximo. Numa iniciativa em promoção da saúde pública, a Faculdade Christus aderiu à campanha nacional de vacinação contra a Gripe H1N1. Durante três dias, toda a comunidade acadêmica dos campi Dom Luís e Parque Ecológico foram imunizados, além de receberem orientações sobre cuidados e medidas básicas de prevenção.

A Campanha foi realizada através de uma ação articulada com a Secretaria Executiva Regional SER II da Prefeitura Municipal de Fortaleza, numa iniciativa da Supervisão do Campus Parque Ecológico. Além de alunos e funcionários de 20 a 29 anos – público alvo da campanha nacional para o período, os profissionais da saúde também foram atendidos.

No cronograma preparado para a ação na Faculdade Christus, o grupo de enfermeiras e assistentes fez plantão no dia 14 de abril no Campus Dom Luís, enquanto nos dias 19 e 20 o grupo se instalou no hall principal do Campus Parque Ecológico. Funcionários terceirizados de engenharia civil, que estavam trabalhando na ampliação do campus Parque Ecológico, também receberam o serviço.

Já no último dia 20 de abril, a Faculdade Christus foi sede também de uma campanha solidária de doação de sangue, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A iniciativa partiu da Coordenação do curso de Ciências Contábeis, já em comemoração ao Dia do Contabilista, em 25 de abril. “Através do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), antecipamos os festejos da data, tendo em mente a importância da promoção da responsabilidade social. Este ano a temática do CRC é Responsabilidade política e social para a sustentabilidade universal e não poderíamos comemorar com melhor ação do que estimulando os futuros profissionais a práticas sociais”, declarou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Patrícia De Oliveira.

Cerca de 75 pessoas doaram sangue e realizaram cadastro para o Hemoce. A coleta e as entrevistas para formação de cadastro foram realizadas no Espaço Cultural Fides et Virtus, de 9h às 21h. De acordo com a apuração do Hemoce, quase 40 alunos e funcionários expressaram o desejo de também ajudar com a doação de medula óssea. Com esse gesto, todos os dados dos doadores são encaminhados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, para eventual consulta.

Para pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, a transfusão de sangue por doador compatível é a única possibilidade de cura. Além da atitude cidadã, os alunos que participaram da ação acumularam 2 horas-aula em atividade complementar.