» Palestra aos acadêmicos da Unichristus

Palestra aos acadêmicos da Unichristus

outubro de 1 de 2013 - 12:36

Membro da Central de Conciliações do Fórum Clovis Beviláqua ministra palestra aos acadêmicos da Unichristus

O conciliador e mediador Francisco Barreto Saraiva, que participa da Central de Conciliações do Fórum Clovis Beviláqua, em Fortaleza, proferiu palestra aos alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Christus (Unichristus), disciplina de Mediação e Arbitragem, no dia 17 de setembro.

O evento ocorreu a convite do Professor Clovis Renato Costa Farias, titular da disciplina e membro do Escritório de Direitos Humanos da Unichristus – Projeto Comunidade e Direitos Sociais.

Dentre os objetivos, destacou-se a tentativa de junção teoria e prática para os alunos do quinto e sexto semestres, os quais estão prestes a cursar as disciplinas práticas de Estágio, bem como do Núcleo de Conciliação e Mediação que funciona na Unichristus desde 2012, no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Os alunos foram incentivados a ler e resumir a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 29 de novembro de 2010, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências.

O palestrante foi recepcionado pela Coordenação da Unichistus, com atenção específica do Coordenador Geral Adjunto Professor Henrique Frota e pelas Coordenadoras Camila, Rafaela Brito, e pelo Professor Antonio Torquilho Praxedes, além do docente da disciplina.

O Professor Clovis Renato fez considerações ligando as conciliações e mediações nos núcleos do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, com as que serão enfrentadas pelos discentes por ocasião do estágio no semestre vindouro.
Ao final, todos aplaudiram o palestrante e o professor agradeceu a participação e o compromisso do convidado com a pacificação dos conflitos e a emancipação social.

Clovis Renato Costa Farias
Professor Orientador do Projeto Comunidade e Direitos Sociais – EDH/Unichristus
Doutorando em Direito
Bolsita da CAPES