» I JORNADA UNICHRISTUS

I JORNADA UNICHRISTUS

Notícias, Sistemas de Informação
novembro de 10 de 2012 - 10:33

Palestras e depoimentos movimentam o Curso de Sistemas de Informação (Computação) na I Jornada

A Empresa FAN STUDIOS de desenvolvimento de Jogos digitais e aplicativos marcou a abertura do ciclo de palestras promovidas pelo curso de S.I. Constituida por uma equipe de jovens empreendedores como muita dedicação e vontade de crescer na profissão, a Empresa está crescendo numa velocidade na qual o grupo não esperava. Com vários projetos concluídos e outros em andamento, Thiago Attianesi, Breno Pinheiro e sua equipe conquistaram o reconhecimento de várias Empresas e de prefeituras, além de term sido amplamente divulgadas pela midia televisiva.

O público presente, na sua maioria Estudantes do curso de Sistemas de Informação e professores, ouviu atentamente a história de vida da empresa. As primeiras dificuldades para compor a equipe e a conquista dos primeiros trabalhos, foram fatores que motivaram as idéias para futuros projetos. A lição marcante que ficou foi que o segredo do sucesso está no trabalho feito em equipe e na paixão por aquilo que nos propomos a realizar.

Cinturão digital: Os caminhos da Fibra ótica no Estado do Ceará.

Para esclarecer esse importante projeto idealizado pelo Professor da Universidade Federal do Ceará e Presidente da ETICE (Empresa de Tecnologia do Estado do Ceará), Dr. Fernando de Carvalho Gomes, fizemos o convite e fomos prontamente atendidos.

Durante uma hora o Professor Fernando mostrou todo funcionamento e os benefícios que essa infraestrutura de redes de alta velocidade já está trazendo para o Estado do Ceará.

Além das informações sobre a evolução do projeto e as dificuldades encontradas na sua implantação, como os locais de dificil acesso no interior do Estado e a manutenção da rede; o público teve a oportunidade de conhecer importantes aspectos de interesse da comunidade acadêmica, como a utilização em pesquisas na TELEMEDICINA e nas áreas que exijam altas taxas de transferências de dados como processamento de imagens e jogos educacionais.

Os investimentos no projeto chegaram a R$65 milhões e espera-se que com a economia proporcionada, o governo recupere o investimento em 2 anos. Ele destacou a posição geográfica de Fortaleza como estratégica para ligar o Brasil aos diversos outros continentes e as perspectivas para termos nos próximos anos um quadro que permita o acesso à internet com um custo bem inferior ao praticado atualmente.

As plataformas de desenvolvimento para dispositivos móveis – Um estudo comparativo

A iniciativa foi louvável por parte dos alunos João Marcos Oliveira, Giancarlo Lucciani Lopes, Ari Aguiar Filho e Francisco Clauvane do Curso de S.I. Eles estudaram e pesquisaram sobre as plataformas ANDROID, IOS e WINDOWS PHONE, mostrando as principais características destes Sistemas Operacionais e o uso das diversas linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações, bem como as IDE´s (Integrated Development Environment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado) mais utilizadas, citando suas facilidades e dificuldades que um futuro programador poderá encontrar.

Por fim, foi mostrada uma avaliação do desempenho com relação ao tempo de codificação e compilação das três plataformas com o objetivo de dar subsídios aos alunos que tenham interesse em explorar e trabalhar nesta a área, que está sendo bastante solicitada pelas empresas de Tecnologia da Informação.

Tags: