» Historias de Sucesso – Jadson Matos

Historias de Sucesso – Jadson Matos

novembro de 4 de 2010 - 16:56

JadsonConquistas pelo destino

Neste mês, o personagem dá vida a uma trajetória de determinação e sucesso. O egresso do Curso de Ciências Contábeis Jadson Matos reconta as ricas experiências e oportunidades que surgiram em seu caminho. Na pauta, escolhas certas e realização pessoal e profissional.

Contemplado pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal, Jadson Matos iniciou o Curso de Ciências Contábeis na Unichristus no início de 2006. “À época, eu não tinha pensado muito em qual curso seguir e quais as opções de instituições em que eu poderia estudar. Posso até dizer que ‘caí de paraquedas’ na Unichristus sem ter noção alguma das possibilidades que o curso me ofereceria”, explica o ex-aluno. A partir do bom resultado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2005, o estudante se candidatou para os cursos de Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação e Design. A aprovação na área contábil marcou um período de grandes conquistas. Jadson relembra que a afinidade com o curso foi quase imediata. “Já nas primeiras aulas, tive a certeza de que o caminho era realmente o que eu deveria seguir. A sensação de escolha correta é bastante prazerosa!”. A descoberta da profissão e da atuação do contador despertou ainda mais a atenção do egresso. “O controle e o gerenciamento das empresas passam pela figura do contador. É uma profissão em constante crescimento e de grande demanda no mercado”.

Os bons ventos na direção de Jadson lhe garantiram mais um sinal de que “as coisas caminhavam no rumo adequado”. A primeira experiência no mercado surgiu justamente no dia do seu aniversário. “A vida, sempre cheia de coincidências, me reservou-me o primeiro estágio em 18 de dezembro de 2006, quando completei 19 anos. Quando é para ser não tem jeito, não é?”, indaga o egresso. O estágio extracurricular foi realizado na empresa Conplus Assessoria Contábil, onde praticou a contabilidade não apenas como ciência, mas também como instrumento de decisão empresarial.

Esforçado e com boa desenvoltura na área contábil, em pouco tempo Jadson conquistou espaço para mostrar todo o seu potencial. “Após um ano de estágio fui contratado e hoje, além de atuar na área contábil, coordeno e supervisiono o trabalho de uma equipe responsável pelo setor fiscal e contábil da empresa. A cada dificuldade, desenvolvi o aprendizado e a superação”, relata. Aliás, o emaranhado entre vida pessoal, acadêmica e profissional é outra característica da formação de Jadson. Para o egresso, não somente as experiências em sala de aula contribuíram para o crescimento humano. “Os vínculos firmados com colegas e professores são pilares que guiam o amadurecimento profissional dos jovens. Construí e reconstruí os degraus da minha vida a partir de cada relação vivida nos últimos quatro anos”, sintetiza.

Na última etapa antes da formalidade da cerimônia de colação de grau, Jadson apresentou o trabalho de conclusão de curso. O hábito rotineiro e imprescindível a todos os formandos enfatiza um dos momentos mais importantes vividos na Faculdade. “A ansiedade e o receio comum aos alunos fizeram-me permanecer mais tranquilo momentos antes da apresentação. Pesquisei um tema de pouca abordagem e acredito que isso me deu segurança no momento da defesa do trabalho. O reconhecimento é também gerador de uma sensação muito gratificante”, ressalta. Jadson Matos estudou o caso da empresa Conplus à luz da importância do planejamento estratégico para o controle interno de prestadoras de serviços contábeis. Para a efetiva construção de sua carreira, Jadson tem dado continuidade aos estudos de Inglês e já vislumbra iniciar o curso de pós-graduação no próximo semestre. Otimista e certo de que seu trabalho na empresa Conplus ainda lhe reserva muitos desafios, o egresso também se prepara para assumir novas funções e contribuir com o crescimento da equipe de trabalho e da própria empresa. “Para o futuro, espero constituir meu escritório contábil, iniciar o mestrado e lecionar aos jovens. O bom profissional assume também um compromisso com a sua profissão, no sentido de propagar e enriquecer a área de atuação”. Nós, da Faculdade Christus, desejamos passos de sucesso ao jovem Jadson. O seu exemplo marca a história de conquistas dos 15 anos da instituição de ensino.