» Faculdade Christus e Hospital Fernandes Távora: uma parceria de sucesso

Faculdade Christus e Hospital Fernandes Távora: uma parceria de sucesso

junho de 12 de 2008 - 3:00

“O significado da palavra ‘equipe’ realmente acontece aqui”, afirma o estudante do oitavo semestre do Curso de Fisioterapia, Alexandre Lourenço, em relação a sua experiência prática no Hospital Fernandes Távora.

Alexandre é um dos acadêmicos da Faculdade Christus que vivenciam, no Hospital, sua futura atuação como fisioterapeutas, antes mesmo de concluir a graduação. Nessa unidade hospitalar, os estudantes que cursam as disciplinas práticas da grade curricular completam sua formação acadêmica com uma importante etapa no Curso de Fisioterapia: os estágios.

Através do atendimento a pacientes internados no Hospital, os estudantes põem em prática o conhecimento trabalhado em sala de aula e adquirem, em oportunidade única, habilidades características de fisioterapeutas profissionais. “Aqui é um novo mundo. Aprendi a adequar a técnica à necessidade de cada paciente, além de perceber a importância que temos na relação com a família dele durante o processo de reabilitação”, relata Karoline Sampaio, fisioterapeuta graduada pela Faculdade Christus que hoje atua no Hospital Fernandes Távora, onde estagiou antes de concluir o curso superior.

Para Darlene Lima, profissional também graduada pela instituição, aprender sobre a importância da equipe multidisciplinar é um dos principais benefícios da prática profissional no Hospital. “Acho que o convênio estabelecido com a Faculdade gera oportunidades muito boas; só veio somar com a formação dos acadêmicos”, conta.

O sucesso do convênio já é tamanho que mereceu momento especial para a formalização do projeto deste ano. No dia seis de junho, como forma de reconhecimento e agradecimento, a Faculdade Christus, representada pela supervisora de Campus, professora Isabelle Cerqueira, e pelo coordenador de Estágios do Curso de Fisioterapia, professor Saulo Barreto, entregou ao Hospital Distrital Fernandes Távora, na pessoa do professor Randal Pompeu Filho, certificado de convênio para a realização de atividades acadêmicas do Curso de Fisioterapia durante o ano letivo de 2008.

“Os alunos que já realizaram atividades de práticas assistidas e estágios nesta unidade hospitalar sempre a referenciaram como um serviço estruturado, acolhedor e detentor de material humano diferenciado no que se refere à atenção aos usuários da rede SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirma o coordenador Saulo Barreto.

Este convênio representa a Faculdade Christus em mais uma parceria de sucesso, através da qual todos ganham: estudantes, profissionais e, principalmente, a sociedade assistida.

christus01peqchristus02peq