» Alunos do ISEC no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Alunos do ISEC no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Atividade Complementar
julho de 7 de 2010 - 11:59

alunosdoisec(15/9/2009) A Campanha de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma realização da SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia/ Funcor (Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa) e da SBH – Sociedade Brasileira de Hipertensão que, desde 2002, acontece sempre no dia 26 de abril, que este ano caiu em um domingo. Por essa razão, o evento em 2009 foi antecipado para o dia 25 de abril. A SBC, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, a ADHFOR (Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Fortaleza) e a Faculdade Christus realizou um evento na Praça do Ferreira, de 8:30h às 12: 30h.

O tema da Campanha este ano foi: “Tratar a Pressão Alta é um Ato de Fé na Vida”, que despertou para a importância de, independentemente de religião, ter a fé como instrumento no cuidado diário das doenças crônicas e como compromisso com a vida. A campanha envolveu verificação da pressão arterial, medição da glicemia capilar, medição do índice de massa corporal (IMC), entrega de material educativo sobre hipertensão arterial, orientação sobre alimentação saudável, captação de casos suspeitos de diabetes (preenchimento do questionário “Findrisk”), e outros serviços, a saber: saúde bucal, orientação sobre DST/AIDS e imunização contra Influenza para os idosos.

As alunas do ISEC VI – Priscilla Luna da Silva, Gabriela Louvrier Nasser, Aline Chaves, Priscilla Lopes Studart, Aline Moreira Mota, Suelen Rios e do ISEC IV- Michelle Montier, sob a orientação da professora Ana Lúcia de Sá Leitão Ramos, participaram ativamente da campanha, verificando a pressão arterial, pesando e medindo os pacientes, preenchendo o questionário “Findrisk” e orientando os pacientes acerca da importância da prevenção e controle da hipertensão arterial.

Foram realizadas 318 verificações de pressão arterial, 237 medições de Glicemia capilar e 253 avaliações de escore de risco de para diabetes (“Findrisk”), sendo detectados: 74 pessoas com baixo risco de desenvolver Diabetes Mellitus, 64 pessoas com risco levemente moderado, 52 pessoas com risco moderado, 55 pessoas com risco alto e 08 pessoas com risco muito alto. Apesar do dia chuvoso e frio, o evento superou as expectativas e compensou os esforços de toda a equipe, em virtude da campanha ter sido um grande sucesso.