» Faculdade Christus ajuda estudantes do Ensino Médio a decidir futuro

Atividade Complementar
julho de 6 de 2010 - 16:51

feiradasprofissoes
(3/7/2009) Dezesseis, dezessete, dezoito anos… Uma fase de muitas descobertas na vida de um adolescente é também o momento de muita dúvida e até de pressão familiar. Que carreira seguir? Essa é a pergunta que atormenta muitos jovens e seus pais. A Faculdade Christus, mesmo dedicada à Educação Superior, vem colaborando, com diversas instituições de ensino médio, e seus respectivos alunos, na busca da resposta a essas perguntas, através de intensa participação em feiras de profissões.

Medicina, Fisioterapia, Direito, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Pedagogia e Administração. Se você está lendo essa revista, provavelmente, escolheu um desses cursos e pretende seguir ou já segue uma carreira relacionada a eles. Contudo, para os mais de cinco milhões de estudantes brasileiros que chegam anualmente ao 3º ano do Ensino Médio e se preparam para o vestibular, esses sete cursos citados são opções em meio a tantas outras. A questão é: como escolher a profissão mais adequada ao perfil de cada um? Um dos caminhos mais comuns e que diversas escolas (incluindo o Colégio Christus) oferecem aos seus alunos são os testes e acompanhamentos de orientação vocacional.

Mas para além das diretrizes que essas avaliações indicam para os estudantes do Ensino Médio, o contato direto com aqueles que já estão no ambiente acadêmico e no mercado profissional tem se mostrado um grande estímulo na hora de decidir que carreira seguir. E nesse sentido, as feiras de profissões podem ser uma forma descontraída de promover essa aproximação entre a academia e a escola. Em pouco menos de um mês a Faculdade Christus participou de duas feiras de profissões. Nesses eventos, acadêmicos e professores puderam interagir com alunos que estão decidindo o que fazer, em termos profissionais, pelo resto de suas vidas.

A primeira delas foi a II Feira de Profissões do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira, na Messejana, realizada no dia 18 de abril. O evento foi conduzido, no que concerne à Faculdade Christus, pelo professor Rogério Frota, membro da Comissão Permanente de Avaliação, a CPA, e também representando a coordenação do curso de Ciências Contábeis. Participaram ainda os professores Eleazar de Castro, coordenador do curso de Administração, Adail Nunes, novo coordenador do curso de Sistemas de Informação, e Emílio Praxedes, representante do curso de Fisioterapia, além da professora Andréia Costa, coordenadora do Escritório de Direitos Humanos, representando o curso de Direito. O professor Rogério Frota lembra que a participação em feiras como essa é uma via de mão dupla, que permite também o enriquecimento dos nossos alunos.

“Eles tiveram a oportunidade de desempenhar atividades de extensão e prestar informações sobre suas vivências e experiências acadêmicas e isso é muito bom. No caso dos alunos do Ensino Médio, em contrapartida, eles puderam saber mais sobre os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia e Sistemas de Informação”, enumera. Os grandes destaques II Feira de Profissões do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira, foram, da parte daquela instituição, a disciplina dos alunos e a apresentação teatral de uma companhia estudantil. Da parte da Faculdade Christus, houve a distribuição de folders explicativos sobre as profissões, exposições orais em palestras, aferição do IMC (índice de massa corpórea), com a medição de altura e peso, além de sorteio de kits com pastas, revistas, canetas, blocos e blusas da nossa instituição.