Brasil/Guiné-Bissau: caminhos e conquistas entre a educação e a saúde bucal

• Autores: Antônio Sérgio Teixeira de Menezes e Fabrício Bitu Sousa
  • Categoria: Odontologia
    Área Temática: Odontologia
  • Disponível em: Formato Digital

Levar os benefícios da ciência para aqueles que mais precisam moveu a missão e a elaboração deste livro. Saber que existem outras pessoas que, operacionalmente, estavam próximas e que muito precisavam de nós foi o motivo principal.

Pesquisar, promover aprendizagem e levar ajuda odontológica a outro continente são ações que podem conversar entre si e ter complementação. São muitas as contribuições; são muitos os pontos de observação que partem de cada um. Não podemos esperar menos de uma dedicada equipe multidisciplinar.

O leitor poderá acessar cada capítulo isoladamente, atendendo à sua curiosidade, assim como pode ler todo o livro na sequência proposta. A leitura de todos os relatos permitirá o entendimento de toda a missão; será uma experiência apenas superada por quem lá esteve pessoalmente. Compartilhar os conhecimentos já acumulados na UNICHRISTUS em relação ao ensino em odontologia possibilitou que técnicos em saúde bucal pudessem ser formados com qualidade em Guiné-Bissau.

Os relatos fazem referência ao curso técnico ocorrido entre junho de 2018 e janeiro de 2020. Vinte e um técnicos foram certificados, alunos de várias regiões e etnias. Para que o curso ocorresse, foi firmada parceria internacional entre o Mestrado em Ciências Odontológicas da UNICHRISTUS e a Escola Nacional de Saúde (ENS) de Guiné-Bissau. A parceria continuará. Projetos de pesquisas nas áreas de epidemiologia, prevenção à cárie, doença periodontal e patologia oral estão planejados para um futuro próximo.

Em maio de 2020, realizaríamos um Fórum em Bissau que teria como principal objetivo a criação das diretrizes da primeira graduação em Odontologia na ENS. Foi cancelado. O motivo é o mesmo que impediu que muitos eventos no Brasil e no mundo ocorressem: o novo coronavírus. Logo após a vacinação contra o vírus, pretendemos realizar o Fórum e darmos continuidade à nossa cooperação.

Que outras pessoas e outras instituições de ensino possam, inspiradas neste livro, realizar missões. O Brasil ainda é pobre em termos econômicos, mas existem outros países que têm mais necessidades que o nosso.

Não precisamos esperar chegar ao primeiro mundo para doar o que temos de melhor: o desejo de ajudar o próximo e viver em um mundo mais justo, com oportunidades semelhantes para todos. Esta riqueza nós já possuímos.

Prof. Dr. Jose Lima de Carvalho Rocha

(Reitor do Centro Universitário Christus/UNICHRISTUS)

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2020