Manual de cuidados com a saúde: formação de professores da educação básica

• Autores: Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Karla Angélica Silva do Nascimento e Monica Nogueira Brayner
  • Categoria: Ensino em Saúde
    Área Temática: Ensino em Saúde
  • Disponível em: Formato Digital

Este manual é um recurso didático que pode auxiliar o (a) futuro (a) docente do Curso de Pedagogia, também aquele (a) que atua nas escolas de ensino básico, no desenvolvimento de estratégias pedagógicas integradas à saúde na escola, bem como os demais profissionais e as famílias no compartilhamento de informações sobre educação. Ele apresenta a importância de pensar atividades mediadas em sala de aula acerca da prevenção e promoção da saúde na escola, destinadas a ensinar as crianças a levar uma vida saudável.
Tal recurso foi elaborado por meio de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus – Unichristus. Ele se concentra, particularmente, na capacidade docente em proporcionar aos alunos (as) da educação básica a compreensão de cinco elementos da saúde que podem ser discutidos, praticados e desenvolvidos dentro do currículo escolar, mediante diferentes abordagens educacionais.
O manual está dividido em duas partes: a primeira trata dos seis elementos da saúde: higiene corporal, saúde bucal, saúde mental, educação alimentar e nutricional e práticas corporais. Cada elemento revela informações específicas acerca da prevenção e do cuidado com a saúde. Além disso, sugere estratégias pedagógicas para implementação nos planos de ensino da educação básica. A segunda apresenta recursos educacionais digitais que podem envolver os (as) alunos (as) em atividades que auxiliam na busca de informações sobre hábitos saudáveis e uma vida produtiva.
Nesse contexto, este manual visa esclarecer a importância dos hábitos saudáveis na escola e fora dela, auxiliando vários momentos da prática pedagógica. Espera-se que a educação e a saúde possam trabalhar de mãos dadas para permitir que cada criança alcance seu potencial.
Boa leitura!

Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /www/unichristus.edu.br/antigo/wp-includes/functions.php on line 5325
  • Ano: 2023
  • Número de páginas: 60