Produto desenvolvido na Unichristus é apresentado na Rodada Inovação em Saúde, promovida pela FIEC

Postado em 27/11/2018

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria, reuniu, na Casa da Indústria, nesta última quinta-feira (22/11), empresários, pesquisadores e startups na Rodada de Inovação em Saúde.

O evento constitui uma ação do Masterplan de Saúde em continuidade ao projeto Rotas Estratégicas Setoriais. Durante a rodada, foram apontados oportunidades e desafios das empresas do setor e também apresentadas soluções inovadoras para atender a essas demandas. A rodada foi iniciada pelo líder do Observatório, Sampaio Filho, e pelo líder do Masterplan de Saúde, Marcos Soares. O primeiro momento do evento contou com exposições de Bruno Sobral, economista-chefe da Confederação Nacional de Saúde e da Federação Brasileira de Hospitais; de Mário Gurjão, do Centro de Excelência em Inovação (CEI) da FIEC; e de Rafael Porto Cabral, consultor de gestão e serviços em saúde. Todos despertaram reflexões e desafios para o desenvolvimento do setor nos próximos anos.

A segunda parte da rodada foi marcada por inovações apresentadas a potenciais clientes e investidores. Entre as soluções apresentadas pelas startups, exibiu-se um aplicativo para gestão de plantões médicos e uma ferramenta para implantação e monitoramento de protocolos clínicos. Encerrando a rodada, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Centro Universitário Christus (Unichristus) trouxeram suas pesquisas em soluções tecnológicas para demandas do setor de saúde.

A Unichristus apresentou como solução um aplicativo desenvolvido pelo aluno do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, Ricardo Sá Barreto. O objetivo proposto é o aperfeiçoamento do processo avaliativo dos residentes, não só na área médica, mas em outras áreas da saúde, aproximando-os de seus preceptores e possibilitando a aplicação de uma metodologia já validada academicamente. O download está disponível para dispositivos iOS, através do iTunes, clicando AQUI.

De forma complementar, o Prof. Luiz Gonzaga de Moura Júnior, coordenador do colegiado do Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde, expôs as linhas de pesquisa atualmente exploradas pela Instituição, além dos principais avanços voltados ao segmento da saúde. O evento contou com a colaboração do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unichristus, sob a coordenação do Prof. Régis Barroso Silva que atuou como avaliador das startups que se apresentaram na ocasião.