Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde

Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde é um programa de Pós- graduação Stricto Sensu, reconhecido pelo CNE/CES Nº 1, de 3 de abril de 2001, bem como parecer nº 344/2015, portaria nº 31, de 26 de janeiro de 2016, que visa capacitar e treinar pesquisadores e profissionais destinados a potencializar o  conhecimento científico  e tecnológico  nos diferentes contextos da saúde pública e privada.

Este mestrado é centrado em dois temas de suma importância da Medicina atual: simulação na área de saúde e tecnologia minimamente invasiva. A simulação clínica com o emprego dos simuladores é destacada na literatura como uma excelente estratégia que possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como o aumento da habilidade para a avaliação e a decisão médica que será requerida na prática assistencial. Ela replica aspectos reais e essenciais da prática médica garantindo um ambiente seguro para a realização e o aprimoramento das intervenções. Por esta característica, este mestrado abriga profissionais de outras áreas da saúde, das engenharias e de gestão, sendo assim multiprofissional.

A tecnologia minimamente invasiva está presente em quase todas as especialidades médicas; é um grande avanço da Medicina intervencionista e está evoluindo de maneira constante. Ela é sinônima de menos dor, menor sangramento, menor tempo de internação, menos  riscos de infecção e recuperação mais rápida, além de constituir um benefício para a parte estética, pois as cicatrizes são muito menores. Podemos citar como exemplos os procedimentos mais simples como remoção da vesícula até transplantes ou aneurisma cerebral e cirurgia robótica minimamente invasiva na área de cardiologia.

O ingresso se dá por meio de processo seletivo anual constituído de cinco etapas: Homologação das Inscrições; Prova de Proficiência em Língua Inglesa; Avaliação Curricular; Avaliação da Proposta de Estudo e Avaliação Oral.

Inscrição

A inscrição no processo seletivo de candidatos (as) ao curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde, para o ano letivo de 2018/2019, deverá ser efetuada pelo interessado no endereço eletrônico, e a documentação disposta no item 8.3 entregue pessoalmente ou por procurador devidamente instituído na sede da Unichristus, situada na Rua João Adolfo Gurgel, 133, 3º andar, Cocó, Fortaleza-CE.

Período: de 29/11/2017 a 29/12/2017 .
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde, Sede Parque Ecológico da Unichristus, situada na Rua João Adolfo Gurgel, 133, 3º andar, Cocó, Fortaleza-CE. Telefone: (85) 3265.8100 (ramal 8148) ou 3265-8126. Horário: 8h às 12h e 13h30min às 16h.

inscricao270x80

Documentos

  1. Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo (a) candidato(a) disponibilizada no endereço eletrônico e em anexo (ANEXO A a esta chamada pública);
  2. Uma fotografia 3×4 recente;
  3. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 198,00 (cento e noventa e oito reais), em boleto impresso, no ato da inscrição;
  4. Fotocópia autenticada ou simples, mediante apresentação de documentos originais:
    – Cédula de Identidade (frente e verso);
    – CPF;
    – Título de eleitor com comprovação da última votação;
    – Comprovante de quitação do Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino;
    – Comprovante de residência (dos últimos três meses);
    – Passaporte e visto de permanência para candidatos estrangeiros;
    – Diploma de graduação cujo curso seja reconhecido pelo MEC ou comprovante de conclusão do curso de graduação;
    – Diploma de graduação plena em instituição estrangeira, devidamente convalidado por instituição de ensino superior brasileira reconhecida pelo MEC, de acordo com as normas legais.
  5. Histórico escolar do curso de graduação emitido pela Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo MEC.
  6. Currículo Lattes atualizado preenchido na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (www.cnpq.br), encadernado e com cópia dos documentos dos últimos 5 (cinco) anos.
  7. Proposta de estudo que contenha Título, Nome do candidato, Linha de pesquisa e tema a ser desenvolvido no Mestrado, como estudo dissertativo, justificativa, objetivos a serem atingidos com o estudo, sugestão de um produto de impacto e exequibilidade da proposta. (Formato conforme modelo apresentado no ANEXO A deste Edital).
  8. Tabela de pontuação preenchida pelo candidato segundo o Formulário de Currículo Padronizado (ANEXO B) deste Edital;

 

Cronograma do Processo Seletivo

Descrição Data / Horário
Inscrições 29/11/2017 a 29/12/2017
Entrega da documentação na Secretaria 29/11/2017 a 29/12/2017
Análise do Curriculum Vitae 1 e 2/2/2018
Prova de Proficiência em Língua Inglesa 17/2/2018
Divulgação dos horários individuais de entrevista / Avaliação Oral 17/2/2018
Entrevista – Avaliação Oral 23 e 24/2/2018
Resultado final 26/2/2018
Matrícula dos aprovados 5 a 15/3/2018
Início do Curso 16/03/2018

Simulação no ensino da área cirúrgica

O avanço tecnológico na área de saúde e o aumento da demanda por assistência eficiente e de qualidade impõem investimentos em constantes inovações. A simulação realística é o mais avançado método de treinamento utilizado principalmente em atividades de risco, com o objetivo de aumentar a segurança dos processos. Na área da saúde, porém, sua aplicação é relativamente recente, quando comparada a outros campos. Apoiada por alta tecnologia, reproduz experiências da vida real por meio de cenários clínicos. Para tanto, utiliza simuladores, manequins e atores, em instalações que criam um ambiente virtual com o objetivo de garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. A definição da área de concentração visa caracterizar a multi e interdisciplinaridade do conhecimento que estrutura os objetos de estudo a serem construídos neste curso. A proposta é desenvolver estratégias aliadas a inovações que proporcionem conhecimento técnico científico com resultados confiáveis e facilmente reprodutíveis. A experiência em técnicas e práticas aliados às parcerias com instituições e laboratórios viabilizam o desenvolvimento dessa proposta.

Desenvolvimento, aperfeiçoamento e inovação de simuladores, equipamentos e instrumentais para cirurgia minimamente invasiva

Essa linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços além da demonstração do conceito de simulação, quando associados à inovação e absorção de tecnologia. Soluções inovadoras em simulação podem mudar e aprimorar a educação cirúrgica e melhorar a saúde do país. O aperfeiçoamento dos simuladores, instrumentos e equipamentos para cirurgias minimamente invasivas é um vetor estratégico inovador, moderno e compreensivo de desenvolvimento da formação em nomeadamente áreas críticas de aprendizado e em treinamento de profissionais que atuarão científica e tecnologicamente nessa área que tem crescido exponencialmente. Esse crescimento se explica pelos inúmeros benefícios aos pacientes (menor trauma cirúrgico, menos tempo de internação e recuperação pós-operatória permitindo o retorno mais precoce às atividades profissionais e cotidianas, menor gasto, menor número de complicações e maior economia ao país). A avaliação crítica por meio do método científico possibilita avaliar esses modelos de simuladores, instrumentos e equipamentos com rigor científico de forma a padronizar o treinamento dos cirurgiões e de outros profissionais de saúde que atuam em cirurgias que utilizam esses equipamentos e instrumentos, além de facilitar o uso de modelos para a educação, a pesquisa e o desenvolvimento científico.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos para a área da saúde

A área da saúde tem acompanhado e sofrido forte influência do avanço tecnológico no campo da informática. Esta linha de pesquisa insere-se neste contexto de inovação em procedimentos diagnósticos, algoritmos decisórios, protocolos terapêuticos e simulações de situações práticas utilizando a elaboração de softwares e aplicativos. Os resultados desta linha de pesquisa terão impacto prático na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população e têm elevado potencial para tornarem-se produtos e patentes que contribuam com o aperfeiçoamento da prática profissional tanto dos pesquisadores como de toda a comunidade de profissionais do campo de saúde envolvido, favorecendo a economia de recursos e de tempo e direcionando tomada de decisões com maior qualidade.

Desenvolvimento de metodologias de simulação no ensino de habilidades na área
de saúde

A formação de pessoal habilitado na área de saúde tem se tornado um objetivo progressivamente mais necessário no âmbito nacional. O acesso de mais pessoas ao sistema de saúde, o envelhecimento da população e o avanço tecnológico dos recursos diagnósticos e terapêuticos são alguns dos fatores que aumentam a demanda por formação mais rápida, eficaz, direcionada e com custos reduzidos. Paralelamente, uma crescente importância dada a questões bioéticas tem imposto limitações ao aprendizado direto com pacientes reais.

É nesse contexto que se insere a linha de pesquisa em desenvolvimento de metodologias de simulação no ensino de habilidades na área de saúde, com o objetivo de elaborar metodologias inovadoras que facilitem a aquisição de competências específicas nas diversas áreas da saúde, ao mesmo tempo em que se verificam na prática sua exequibilidade e reprodutibilidade, contribuindo para o aprimoramento das práticas profissionais.

Biomateriais e técnicas minimamente invasivas em Odontologia 

A Odontologia desenvolveu-se consideravelmente nas últimas décadas devido ao inegável avanço tecnológico das Ciências Médicas. Entretanto, alguns problemas desafiadores como a preservação dos tecidos dentários duros, o aumento da longevidade dos procedimentos restauradores e outros, ainda necessitam de alternativas de resolução mais eficientes na prática odontológica atual. A existência de hiatos científicos e tecnológicos na Odontologia são considerados oportunidades para as empresas brasileiras aumentarem o número de produtos e serviços patenteados com alto valor agregado, e assim melhorar a sua competitividade frente as empresas estrangeiras. Neste contexto, a presente linha de pesquisa tem como objetivo formar profissionais inovadores e proativos que estejam aptos a planejar, desenvolver e testar biomateriais e técnicas minimamente invasivas para proporcionar melhorias significativas no desempenho clínico da Odontologia e assegurar maior qualidade de vida aos pacientes.

O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde tem por objetivos e metas:

  • formar e qualificar profissionais da área de saúde que atuam na rede de saúde pública ou privada da região do nordeste para o mercado de trabalho, capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor a suas atividades;
  • fomentar a produção e a circulação de conhecimentos sobre questões relacionadas ao desenvolvimento de produtos e procedimentos para melhorar a eficiência na área de vídeos e simuladores na área cirúrgica;
  • transferir conhecimento científico ao mercado, para empresas, setor público e sociedade como um todo, visando ao aumento de produtividade;
  • formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso do método científico, políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos em cirurgias minimamente invasivas e na simulação como método de ensino na área cirúrgica em prol do desenvolvimento científico, econômico e social na saúde;
  • contribuir para o conhecimento, produção técnico científica e solução de problemas em vídeos e simuladores na área de saúde.
CATEGORIA DISCIPLINA CH
Obrigatória Método Científico 60h
Obrigatória Bioética 30h
Obrigatória Análise Crítica dos Trabalhos Científicos 90h
Obrigatória Epidemologia Geral 60h
Obrigatória Bioestatística 60h
Optativa Informática e Simulação Virtual 30h
Optativa Informática em Ciência e Tecnologia 45h
Optativa Métodos de Investigação em Pesquisa Clínica e Laboratorial 75h
Optativa Bioengenharia Aplicada a Simuladores 30h
Optativa Inovação Tecnológica 45h
Optativa Patentes, Normas e Legislação 30h
Optativa Instrumentação e Manejo em Simuladores 45h
Optativa Inovação de modelos de Treinamento em Simuladores 30h
Optativa Aquisição de Imagens em Simuladores 30h
Optativa Modelos de Ensinos em Simuladores, Videoendoscopia e Robótica 30h

Laboratórios

As instalações do Centro Universitário Christus (Unichristus), especificamente aquelas utilizadas pelo Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde, atendem as atividades que envolvem o curso. A infraestrutura com equipamentos, material permanente e de consumo e serviços possibilitam o pleno desenvolvimento das atividades previstas na proposta e a adequada convivência acadêmica de alunos, professores e pessoal técnico administrativo.

O Campus Parque Ecológico do Centro Universitário Christus (Unichristus), situado à Rua João Adolfo Gurgel, 133, Papicu, CEP 60.190-060, está localizado em uma área nobre na cidade de Fortaleza, em um terreno com 12.890,71 m². É composto de 4 blocos: Bloco A: Administração; Bloco B: Anatomia, Biotério, Laboratório de habilidades II e Unidade didática; Bloco C: Laboratórios multidisciplinares, Laboratório de habilidades I e Clínica Escola de Medicina e Fisioterapia; e Bloco D: Auditório para 350 pessoas, biblioteca em dois andares, Núcleo de comunicação, Núcleo de habilidades e atitudes, onde os alunos da saúde aprendem o comportamento clínico, desde a anamnese até os procedimentos interventivos com atores e cenários de casos.

Neste núcleo existem várias salas de simulação, com bonecos e simuladores computadorizados. Nele estão presentes uma sala para treinamento de procedimentos de urgência e emergência, uma UTI e uma área de técnica operatória.

Dentre as várias instalações desse Campus, destacam-se os seguintes laboratórios utilizados pelos Mestrandos:

  1. Laboratório de Anatomia Humana – destinado ao estudo da anatomia humana. Área (m2): 426,11.
  2. Laboratório de Cito-Histo-Embriologia e Patologia – Área (m2): 115,98.
  3. Laboratório de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia – Área (m2): 90,94.
  4. Laboratório de Bioquímica/Farmacologia – Área (m2): 90,94.
  5. Laboratório de Fisiologia e Biofísica – Área (m2): 90,94.
  6. Laboratório de Técnicas Cirúrgicas e Cirurgia Experimental – Área (m2): 90,94.
  7. Laboratório Morfofuncional – Área (m2): 142,98.
  8. Laboratório de Técnicas Cirúrgicas em Videolaparoscopia (Laboratório de Habilidades Cirúrgicas) Área: 82,45m2. Este laboratório tem capacidade para 15 alunos e é específico para as atividades do MP. Tem como finalidade dar aos alunos a oportunidade de desenvolver inovações, aperfeiçoar suas habilidades e gerar novos conhecimentos científico-tecnológicos sobre os procedimentos, equipamentos e instrumentos necessários para a realização de cirurgias por videolaparoscopia e técnicas minimamente invasivas. Materiais e equipamentos/quantidades: Simuladores de cavidade abdominal (endosuture trainer box) para videocirurgia -3unidades; Televisores 20 – 5 unidades.; Bandeja para sutura 3un.; Kits de laparoscopia- 3un.; Cada kit contém: tesoura de laparoscopia, pinça de Maryland laparoscópica, pinça de apreensão (endoclinch), porta agulha laparoscópica, contra porta agulha laparoscópica.; Foco de luz 1un.; Mesa para cirurgia 1un.; Carrinho para curativo- 1un.; Mesa de Mayo em inox- 1un.; Cuba redonda- 10un.; Cuba rim- 9un.; Kit de pressão invasiva- 1un.; Laringoscópio- 3un.; Máscara com reservatório- 3un.; Máscara de venturi- 3un.; Máscara nasal- 2un.; Máscara para Inalação- 1un.; Máscara Performax grande- 1un.; Máscara RCP Poket 2un.; Máscara RCP Poket- 1un.; Óculos de segurança- 3un.; Sonda nasogástrica- 2un.; Suporte para soro- 3un. Laboratório de Informática em Saúde – Área: m2 144,78.
  9. Laboratório de Informática em Saúde – Área: m2 144,78.
  10. Laboratórios de Habilidades I e II – Área: m2 144,78.
  11. Clínica Escola de Medicina – Consultórios – 10.

Considerando a necessidade de propiciar um ambiente seguro, a Unichristus possui como política institucional o planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas a manutenção da segurança aos colaboradores em toda a sua infraestrutura. Ao longo do ano, são desenvolvidos cursos, capacitações, eventos e outros com a finalidade de divulgar e habilitar seus funcionários, docentes e discentes quanto aos procedimentos adequados de prevenção. Concomitantemente, equipes responsáveis pela segurança atuam para eliminar condições inseguras do ambiente e implementar práticas preventivas. Os laboratórios possuem equipamentos de proteção coletiva (EPC) como capela de exaustão para práticas com produtos voláteis e tóxicos, lava-olhos, extintor de incêndio, chuveiros de emergência, boa iluminação e ventilação. Equipamentos de proteção coletiva. Ministério do trabalho e Emprego. Portaria Nº485, 11/11/2005 NR-32.3.7.1.3 (Segurança e Saúde no Trabalho). Atendem também aos princípios de limpeza e higienização. Todos os ambientes funcionam com a observância da legislação vigente. Assim, esses laboratórios apresentam espaço físico adequado para o número de estudantes, boa acústica, iluminação e ventilação adequadas, climatizados, com mobiliário ergonômico. Os laboratórios contam com sistema de segurança acoplado: chuveiro de emergência e lava-olhos, padronizada pela NR-90, portaria 3214 do Ministério do Trabalho. O uso destes espaços conta sempre com rigor da biossegurança de práticas em laboratório.

Além dos laboratórios descritos acima, já existentes no início de 2016, durante o ano de 2016 foram construídos ou reformados os seguintes novos laboratórios na Unichristus:

  • Laboratório de Patologia equipado com histotécnico, micrótomo, banho histológico e central de inclusão.
  • Laboratório de Biomateriais com máquina de ensaio universal (EMIC).
  • Laboratório de Análises Clínicas equipado para hematologia, bioquímica, microbiologia, parasitologia e uranálise.
  • Ampliação do biotério com 4 salas para comportamento animal, 2 salas de cirurgia e sala de quarentena.
  • Ginásio de pediatria

Além disto, foi ampliado o laboratório de comunicação, com 10 novos consultórios simulados.

Toda esta estrutura fica à disposição e é utilizada nos projetos de pesquisa realizados no âmbito do TEMIS.

Recursos de Informática

Há disponibilidade de rede de internet sem fio, de alta velocidade, em todo o campus Parque Ecológico da Unichristus, sede onde funciona o TEMIS, para todos os alunos e professores do curso. Há ainda laboratório de informática abrigado na biblioteca central com computadores com acesso à internet, disponíveis para o uso dos mestrandos em seus trabalhos de pesquisa.

Todas as salas de aulas da Unichristus são equipadas com projetor, computador e com acesso à internet, além de equipamentos de sonorização.

A Unichristus possui, em suas instalações no Campus Parque Ecológico, dois laboratórios de informática, com 36 computadores em um laboratório e 42 computadores no outro laboratório, com configuração adequada às atividades de ensino e pesquisa (Processador Dual Core, 2 Gb de Memória RAM, HD = 320 Gb e 500 Gb).

A Unichristus conta com curso de graduação em Sistemas de Informação, avaliado com conceito 5 pelo MEC (nota máxima). A existência deste curso, da estrutura associada e a integração com os profissionais envolvidos colaboram com o Programa proporcionando o suporte necessário em recursos de informática para o seu adequado funcionamento.

Em 2016, foi desenvolvido e instalado o Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT), que pesquisa os temas: Mobile Medical Education, Mobile Learning, Mobile Health, Internet od Things (IoT) for Health e aplicações da impressora 3D na área da saúde. Este laboratório, coordenado pelo Prof. Dr. Edgar Marçal, conta com impressora 3D, microssensores e microcontroladores, contando com o trabalho de programadores, cientistas da computação na área da saúde e designers de animação e modelagem 3D. Este laboratório está envolvido diretamente em diversos trabalhos de pesquisa e inovação de mestrandos do TEMIS.

Biblioteca

Como órgão suplementar, a Biblioteca está vinculada à Diretoria Geral do Centro Universitário Christus (Unichristus), mantendo relacionamento sistêmico com os demais setores, e constituindo-se em ferramenta de apoio às atividades fins de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. A Biblioteca do Campus Parque Ecológico possui um acervo total de aproximadamente 15.838 exemplares de Livro, além de grande quantidade de Fitas de vídeo, DVDs, CDs, Periódicos e Trabalhos monográficos. Em sendo responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade acadêmica, possui um aparato tecnológico sempre em evolução objetivando o acesso e a recuperação da informação em tempo hábil.

A Biblioteca, específica para os cursos da área de saúde oferecidos pela Unichristus, está localizada nos andares 4 e 5 da sede Parque Ecológico. Acessível aos alunos, professores e funcionários da Unichristus, tem uma área total de 1.493,35 m². A quantidade de volumes e exemplares de livros, no acervo da Biblioteca, apresenta livros atualizados e expandidos, que atendem os programas das disciplinas dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Na composição do acervo, que guarda coerência com o projeto do TEMIS, pois é seu suporte bibliográfico, imprescindível à atividade acadêmica de aquisição de conhecimentos, destacam-se: Livros 1.857 (Volumes: 15.883) Periódicos Nacionais 107; Periódicos Estrangeiros 40; CD-ROMs 23; Fitas de vídeo 95; DVDs 60; Periódicos Online 92; Analíticos de Periódicos 155.908.

No website da Unichristus é possível ter acesso a periódicos com texto completo, de acordo com a seguinte lista: Acta Biológica Paranaense, Acta Cirúrgica Brasileira, Acta Fisiátrica, Acta Scientiarum, Biological Sciences, Anais Brasileiros de Dermatologia, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Annual Review of Biomedical Sciences, Applied Cancer Research, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, Arquivos de Neuro-psiquiatria, Archives of Oral Research (Revista de Clínica e Pesquisa Odontológica), Brazilian Journal of Biology, Brazilian Journal of Infectious Diseases, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Brazilian Journal of Microbiology, Brazilian Journal of Otorhinolaringology, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, Cadernos de Saúde Pública, Epidemiologia e Serviços de Saúde, Espaço para a Saúde Família, Saúde e Desenvolvimento, Genetics and Molecular Biology, International Archives of Otorhinolaryngology, Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, Jornal de Pediatria, Journal of Health & Biological Sciences – JHBS, Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology – JBSE, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Mudanças Psicologia da Saúde, Pediatria Moderna, Pediatria (São Paulo), Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio ambiente, Revista Baiana de Saúde Pública, Revista Bioética, Revista Brasileira de Anestesiologia, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Revista Brasileira de Cancerologia, Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica, Revista Brasileira de Educação Médica, Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia RBGO, Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Revista Brasileira de Mastologia, Revista Brasileira de Medicina, Revista Brasileira de Medicina de Família e Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Revista Brasileira de Oftalmologia, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Revista Brasileira de Psicanálise, Revista Brasileira de Psiquiatria, Revista Brasileira de Reumatologia, Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Revista Científica UNOPAR de Ciências Biológicas e da Saúde, Revista da Associação Médica Brasileira, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Revista de Biologia Neotropical, Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, Revista de Ciências Médicas e Biológicas, Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias, Revista de Nutrição / Brazilian Journal of Nutrition, Revista de Patologia Tropical, Revista de Psiquiatria Clínica, Revista de Saúde Pública (USP), Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e Revista Eletrônica de Farmácia.

Outros periódicos que servem como base para o curso Mestrado Profissional TEMIS são: Revista Brasileira De Enfermagem. ISSN 0034-7167. Acta Cirúrgica Brasileira. São Paulo. Bimestral. ISSN 0102-8650. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. ISSN 0100-6991. American Journal of Medical Quality. ISSN 1062-8606. Revista da Associação Médica Brasileira. ISSN 0104-4230. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ISSN 0100-7203. Revista da Imagem. ISSN 0100-9699. Surgical and Radiologic Anatomy. ISSN 0930-1038. Journal of Applied Biomechanics – JAB. ISSN 1065-8483. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. ISSN 0190-6011. Revista Brasileira de Biomecânica: ISSN 1518-8191. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. ISSN 0101-3289. Revista Brasileira de Anestesiologia. ISSN 0034-7094. Surgical Oncology. ISSN 0960-7404.

Atualmente a Unichristus possui assinatura das seguintes bases de dados: Proquest, Nursing &Allied Health Source, Medical Evidence Matters, UpToDate e disponibiliza o acesso das demais listadas abaixo: Proquest; Nursing & Allied Health Source Medical Evidence Matters UpToDate; SciELO; LILACS; ADOLEC – Saúde na Adolescência; ADSAUDE – Administração de Serviços de Saúde (incorporada à LILACS); BBO, entre outras. Em 2016 foi feita assinatura da base de dados da ELSEVIER.

Acesse aqui o Perfil dos Orientadores do Curso.

Edital nº 12

A quase totalidade dos docentes permanentes do programa são também professores da graduação na área da saúde da Unichristus, nos cursos de Medicina, Odontologia e Biomedicina. Este é um dos aspectos que mantém a integração entre os dois níveis de ensino.

Há alunos de iniciação científica vinculados em diversos projetos de docentes do programa, atuando em conjunto com os mestrandos.

Como exemplo, os estudantes de graduação em Odontologia Gabriel Dantas Sarubbi, Isadora Sucupira Machado e Patrícia de Melo Portela estiveram integrados em 2016 à pesquisa Avaliação do reparo tecidual após síntese com cola, tendo como coordenador o Professor Abrahão Cavalcante Gomes de Souza Carvalho.

Na pesquisa Avaliação Histomorfométrica do Reparo Alveolar após síntese com cola de Cianoacrilato, estiveram integrados em 2016 os alunos Carlos Wallysson de Sousa, Juliana Lima Vecchio e José Carlos Rodrigues de Lima, também do curso de graduação em Odontologia, coordenado pelo Professor Abrahão Cavalcante Gomes de Souza Carvalho.

As estudantes de graduação Letícia Sucupira e Carolina Rodrigues Cardoso Carvalho estiveram integrados em 2016 à pesquisa Desenvolvimento de Modelo Sintético Para Simulação Laparoscópica de Anastomose Manual em Prótese Vascular Com Estudo Piloto da Curva de Aprendizado, que tem a participação do mestrando Pedro Diógenes, e como coordenador do projeto o Professor Carlos Eduardo Barros Jucá.

Ademais, diversos novos alunos de graduação foram selecionados em 2016 para serem engajados em projetos realizados no contexto do TEMIS, em conjunto com mestrandos e orientadores, no ano de 2017.

Cabe destacar a atividade dos docentes do Programa no acompanhamento dos discentes de graduação em Medicina, nos hospitais da cidade de Fortaleza, promovendo a integração entre a graduação e a pós-graduação. Essa integração também se verifica quando esse acompanhamento ocorre com a participação de um discente do TEMIS. Em 2016, mantiveram-se os seguintes registros de acompanhamento:

Professores:

  • Gleydson César de Oliveira Borges – Santa Casa de Fortaleza; 240 alunos
  • Carlos Eduardo Barros Jucá – Hospital Infantil Albert Sabin; 144 alunos

Discentes:

  • Delano Gurgel Silveira – Santa Casa de Fortaleza; 240 alunos
  • Francisco Ferreira Filho – Instituto Dr. José Frota; 144 alunos
  • Ricardo Victor Soares Pereira Instituto Dr. José Frota; 144 alunos
  • Vitor Hugo Lauro Soares Upa – Praia do Futuro; 144 alunos
  • Vitor Nogueira Araújo – Instituto Dr. José Frota; 144 alunos

A integração graduação-pós-graduação também pode ser verificada por meio da atuação dos docentes permanentes do programa e de mestrandos junto às Ligas Acadêmicas da Unichristus. As Ligas Acadêmicas são associações de alunos que têm como objetivo o estudo aprofundado de temas específicos e a realização de pesquisas e ações de conscientização em torno deste tema.  O Professor Carlos Eduardo Barros Jucá é orientador da Liga Acadêmica de Neurociências. O professor do programa Gleydson César de Oliveira Borges atua como orientador da Liga de Cirurgia. A mestranda, e também professora da graduação, Karine Sampaio tem forte atuação junto às atividades da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia.

Cooperação Nacional

A Unichristus possui convênios com a Secretaria do Estado da Saúde do Ceará e com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o que tem possibilitado a integração plena com o SUS. Por meio desses acordos, o Mestrado Profissional tem foco no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e estratégicas em relação a técnicas, procedimentos e processos que contribuam com a sociedade, auxiliando na tomada de decisão e no uso de produtos científicos tecnológicos que tenham uma avaliação positiva em relação ao seu impacto na economia, aspecto social, ético e ambiental.

A Unichristus tem convênio com o HGCC Hospital Geral Dr Cesar Cals. O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, criado há mais 80 anos, dedica-se ao ensino e assistência à saúde, sendo a unidade mais antiga da rede estadual de saúde. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. O HGCC executa procedimentos videocirúrgicos de elevada complexidade em várias áreas de atuação (cirurgia digestiva, torácica, ginecológica, urológica e bariátrica). As cirurgias laparoscópicas, entre outras, serão otimizadas por meio deste convênio com o curso de Mestrado, contribuindo para o desenvolvimento de protocolos e tecnologia para as atividades do hospital. O Hospital César Cals possui um Laboratório de Habilidades Cirúrgicas, um ambiente de ensino, pesquisa e extensão na educação continuada que se encontra equipado com simuladores de cavidade abdominal, para desenvolvimento de habilidades videolaparoscópicas específicas e focadas nas linhas de pesquisa do TEMIS.

Destaca-se ainda o convênio com o Centro Medico Cirúrgico de Atendimento ao Obeso do Ceará Ltda. (Núcleo do Obeso do Ceará), que é um centro de referência no tratamento cirúrgico da obesidade e síndrome metabólica, com equipe interdisciplinar capacitada e titulada junto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica de Metabólica (SBCBM), para treinamento e assistência técnica na área da saúde. Com mais de 3.000 (três mil) procedimentos bariátricos e outros procedimentos complexos do aparelho digestivo através da via de acesso videolaparoscópico, o Mestrado Profissional TEMIS contribuirá na formação dos novos profissionais que atuarão nesse Centro para o desenvolvimento de protocolos, processos e produtos científico tecnológicos. Por outro lado, a experiência acumulada no Núcleo do Obeso serve às disciplinas ministradas no curso e ao apoio à execução de diversos projetos de pesquisa.

Registra-se ainda um convênio com  Regis Luiz Sabia de Moura ME CNPJ 17978927/0001-01, Rua Manoel Carolino, 75 Itaitinga CE, CEP 61880-000, empresa responsável pelo desenvolvimento e fabricação de simuladores de cavidade abdominal e materiais videolaparoscópico e que está integrada aos projetos científico tecnológicos desenvolvidos nesse Mestrado, com foco em patentes, com potencial de desenvolver simuladores projetados pelos docentes e discentes do TEMIS.

A Unichristus firmou um importante convênio de cooperação com a empresa BHIOSUPPLY. A empresa investe no processo de ensino-aprendizagem deste Mestrado, através da doação de equipamentos que possam melhorar o aprendizado dos alunos. A demanda por instrumentais de videocirurgia convergiu naturalmente para a visão estratégica da empresa, consolidando a dedicação no desenvolvimento e inovação deste setor específico. Seus produtos obedecem aos mais exigentes padrões de qualidade e são certificados pela        Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). São mais de 6.500 registros de dispositivos médicos catalogados.

O convênio firmado com a empresa XLUNG PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LTDA, com sede em Fortaleza, Ceará, que tem como atividade o desenvolvimento de simuladores de ventilação e respiração mecânica, bem como a elaboração de protocolos de ensino com base nestes simuladores, proporcionará uma parceria científica e de suporte técnico entre a empresa e o Programa. Destaca-se que o desenvolvimento de simuladores pela Xlung já se faz constar do objeto de dois projetos de mestrandos da primeira turma do TEMIS.

Além dos convênios com as instituições já citadas, cabe destacar a integração com Sociedades de especialidades na área da Saúde. Assim, destaca-se que a Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia (SOCENNE), que tem como diretor o Professor do TEMIS Dr. Carlos Eduardo Barros Jucá, além de apoiar cientificamente as iniciativas do Mestrado, realiza dentro da Unichristus suas reuniões periódicas para discussão de temas científicos, com participação voluntária de alunos e professores do Mestrado, além de alunos de graduação. A integração com a Cooperativa de Trabalho dos Cirurgiões Gerais do Ceará (COOCIRURGE), entidade que congrega a maior parte dos cirurgiões do Estado e presidida pelo professor do Programa, Dr. Gleydson César de Oliveira Borges, é fonte de alunos de mestrado para o TEMIS e colabora com as atividades do programa por meio da experiência de seus profissionais. Como contrapartida, as inovações e avanços na área de tecnologia minimamente invasiva e simulação serão utilizadas pelos profissionais da COOCIRURGE tanto em atividades de treinamento quanto na prática de suas rotinas profissionais.

Cooperação Internacional

A Unichristus possui um convênio de cooperação e intercâmbio com a Universidade do Porto que estabelece um programa de mobilidade entre alunos da graduação e docentes, extensivo ao quadro de docentes e discentes da pós-graduação. Para o TEMIS esse convênio poderá possibilitará integração em pesquisas científico tecnológicas com a Universidade do Porto na área de tecnologias minimamente invasivas e inovação.

O convênio de intercâmbio realizado com a Faculdade de Medicina da Universidade de Sherbrooke no Canadá, desde o ano de 2007, em que são realizadas visitas de docentes para treinamento de tutores, conferências e, principalmente, para troca de experiências em relação ao modelo pedagógico dos cursos de medicina, trouxe inúmeros benefícios para a Unichristus. Em 2010, os professores Eve-Reine Gagné e Eric Deland visitaram as instalações atualmente utilizadas no programa do Mestrado, como o Núcleo de Videocirurgia Experimental, o biotério e os laboratórios, e participaram de uma reunião sobre o projeto pedagógico do curso.

A Unichristus também possui intercâmbio com a Universidade de Amiens (França). Em 2015, de 1º a 6 de setembro, a Unichristus recebeu a visita dos Professores Gabriel Choukroun e Jean-Pierre Marolleau, da Universidade de Amiens (França), para proferir palestra sobre “Ensino de Medicina na França”, além de reuniões com discentes. Cabe destacar os convênios da Unichristus já existentes com a Universidade Nova Lisboa (Portugal) e Universidade de Miami, que possibilitarão desenvolver base para iniciativas de internacionalização do Programa.

Foi ainda criado em 2016 uma Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais, sob a coordenação de Jan Krimphove, com o objetivo de estimular intercâmbios e parcerias com instituições de ensino e pesquisa no exterior.

Embora o Mestrado Profissional TEMIS tenha tido suas primeiras conclusões de trabalhos em 2016, a inserção social do Programa já pode ser verificada de diversas formas, como no impacto nas instituições em que se desenvolvem os projetos dos docentes e dos discentes assim como nos convênios firmados com entidades públicas e privadas já mencionadas.

Assim, destacam-se os projetos realizados pelos mestrandos Delano Gurgel Silveira e Victor Hugo Lauro Soares, que tiveram como objetivo o desenvolvimento de instrumental inovador para cirurgias abdominais, que poderá ser utilizado para aprimoramento de procedimentos realizados tanto em hospitais públicos quanto em instituições privadas. Os trabalhos dos mestrandos Eudes Fontenele Moraes Pinheiro, Pedro Coelho Diógenes, Márcio Alencar Barreira e Francisco Ferreira Filho são relacionados ao aprimoramento do aprendizado de técnicas cirúrgicas por residentes e jovens cirurgiões, colaborando para a formação de profissionais que irão atuar junto à saúde da população.

A pesquisa da mestranda Karine Sampaio versou sobre a racionalização da administração de hemoterápicos, com elevado potencial de impacto social em termos de economia de recursos e maior eficiência no sistema de transfusões sanguíneas, e os projetos dos mestrandos Ricardo Vitor Soares Pereira e João Bosco Sales Nogueira tiveram como objetivo o desenvolvimento de aplicativos para otimização da assistência à saúde e estão sendo desenvolvidos em instituições hospitalares públicas. A pesquisa do mestrando Vitor Nogueira Araújo destina-se ao desenvolvimento da habilidade de médicos para operar respiradores mecânicos, com potencial impacto na qualidade da assistência à população.

Percebe-se, assim, o elevado grau de conexão dos diferentes projetos com as necessidades da sociedade, do mercado e da população em geral, reforçando o potencial de inserção social do Programa, como também já evidenciado no item Integração com as empresas, a sociedade e o mercado.

De acordo com o Edital, o resultado final do processo seletivo do Edital nº 12/2017 será divulgado dia 26/2/2018.

Sendo o Centro Universitário Christus uma instituição privada que promove o ensino e a pesquisa, parte considerável dos projetos de pesquisa são financiados com recursos próprios.

Entretanto, a interface com a sociedade se materializa também na forma de captação de recursos, sejam materiais, humanos ou como transferência de conhecimento oriundos de empresas.

Dentre estas, destacam-se as parcerias explicitadas na aba Cooperação Nacional e Internacional, com empresas como Johnson &Johnson’s, Xlung Prestação De Serviços em Desenvolvimento De Software Ltda, Régis Sabiá Soluções Médicas, Bhiossuply e Núcleo do Obeso do Ceará.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2015. Todos os direitos reservados.