A Editora do Centro Universitário Christus (EdUnichristus) foi criada em 04 de fevereiro de 2005 através da Resolução CONSU Nº. 05/2005. Ao longo dos anos, a EdUnichristus tem buscado condensar, por meio de suas publicações , a produção intelectual da comunidade acadêmica, de forma a buscar o alcance do público em geral.
Somos o órgão responsável pelo recebimento, editoração impressa e/ou digital e disponibilização de livros acadêmicos da Unichristus. Embasada pelos seus princípios éticos e políticas editoriais, a EdUnichristus ratifica seu compromisso em trazer conhecimento ao público através da divulgação da produção científica, didática, técnica, literária e artística.
É objetivo da editora a publicação ou republicação de obras de cunho didático, científico, ou quaisquer obras de reconhecido valor cultural. Vale ressaltar que as publicações de caráter didático têm espaço preferencial na programação da editora, principalmente quando suprem as carências bibliográficas específicas de determinadas áreas de ensino.
Atua como órgão consultivo e deliberativo, sendo integrado por professores da instituição com notória produção acadêmica, podendo também contar com a participação de pessoas qualificadas que não pertencem ao quadro de pessoal da Unichristus, quando indicados pelo Diretor Executivo e aprovados pelo Reitor. Atualmente, o Conselho Editorial é composto pelos seguintes docentes:
É o órgão de execução da Política Editorial e das atividades de domínio conexo. O Diretor Executivo é um membro nomeado pela reitoria da Unichristus e os ocupantes dos setores administrativos são colaboradores da instituição com comprovada competência indicados pelo Diretor Executivo e aprovados pela reitoria. Atualmente, a Diretoria Executiva é composta pelos seguintes nomes:
Para apoiar a rotina editorial a EdUnichritus conta com um grupo de especialistas em diferentes áreas:
A EdUnichristus preza pela disponibilização do conhecimento científico e defende que o acesso mais abrangente aos resultados de pesquisas científicas contribui decisivamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Além disso, a ciência de modo geral progride mais rápida e eficazmente com o acesso livre e irrestrito aos resultados da pesquisa científica.
Uma das inovações mais importantes originada na publicação pela Web foi o movimento de acesso aberto, que considera o conhecimento científico registrado nas publicações científicas como um bem público e preconiza que os trabalhos científicos sejam publicados na Web e tenham acesso universal e aberto.
Nesse sentido, com o objetivo de contribuir para ampliar e fortalecer a visibilidade da pesquisa brasileira e aumentar o seu impacto, a EdUnichristus estabelece que as obras científicas originadas de pesquisas e projetos financiados pela Unichristus, parcial ou totalmente, sejam disponibilizados via Internet, salvo em ocasiões em que haja contrato específico entre o(s) autor(es) e a editora que limitem tal acesso.
Autores: Delano José Macêdo Leite e Sheila M. de A. Fontenele Fortaleza
Categoria: Ciências Médicas
Área Temática: Ciências Médicas
Disponível em: Formato Digital
A Histologia (do grego, hystos = tecido + logos = estudo) é o ramo da ciência biológica que observa, descreve, compara, ensina e pesquisa a formação, a estrutura e a função, além do adoecimento e da degeneração dos tecidos vivos, orgânicos ou plasmáticos, dos seres vivos.
Simplificadamente, a célula é a unidade fundamental do corpo; os tecidos são a associação de várias células semelhantes – epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso; os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função – coração, pulmões, rins, etc; os sistemas são a união de vários órgãos – nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório etc. e, a união de todos os sistemas formam o organismo.
A invenção da microscopia óptica, no século XVII, juntamente com as técnicas de preparação físico-química de lâminas histológicas – corte, fixação, desidratação, diafanização e coloração, propiciaram o desenvolvimento da Histologia, que teve sua importância reforçada com a formulação da Teoria Celular, no século XIX, e culminância na década de 30 do século passado com a microscopia eletrônica. Posteriormente, outros instrumentos para a visualização dos tecidos, e técnicas como a imunofluorescência, os cortes por congelação e o cultivo de células vivas, permitiram que a Histologia se tornasse uma das disciplinas do ciclo básico mais abrangente e essencial para o ensino, a pesquisa e a assistência nas diversas áreas da saúde.
Lentamente, o ensino tradicionalista, centrado no professor e na passividade do aluno, conteudista e mecanicista, que fragmentava o ensino-aprendizagem e transformava as disciplinas em especialidades, além de comprometer a visão integral do ser humano, dava lugar ao pensamento reflexivo e crítico sobre as práticas pedagógicas, voltando-as para a contextualização e a solução de problemas, enquanto se tornava refém das tecnologias da informação e metodologias ativas, sob a justificativa de desenvolver habilidades e competências essenciais para o sucesso profissional do egresso.
As disciplinas básicas também tiveram que reestruturar e integrar suas ementas a das ciências clínicas, mesmo tendo cedido espaço nobre na grade curricular, sob pena de comprometer e superficializar o ensino-aprendizagem do processo fisiopatológico. Houve uma profusão de ferramentas metodológicas – slides-show, atlas digitais etc., na maioria das vezes, sem a capacitação docente devida, nem o questionamento do real entendimento do aluno acerca da importância do conteúdo para a sua formação profissional. Sobrevieram as formas de avaliação, e essas demonstraram que, para os estudantes, mesmo a melhor tecnologia audiovisual, não suplantou a exposição dialogada, o estudo individual, os seminários ou os estudos de caso.
Inquietado com toda essa (r)evolução descrita acima, que experimentou como aluno e professor, Delano Macedo, um dos responsáveis pela disciplina de Histologia do Centro Universitário Christus, assumiu o desafio de estimular os acadêmicos da área de saúde de se tornarem partícipes ativos de sua formação educacional. Juntamente com seus monitores e técnicos: fabricaram lâminas; captaram e trataram essas imagens e de peças do acervo da instituição; caracterizaram tecidos, órgãos e sistemas com descrição sintética de sua origem embriológica e funções; e, finalmente, compilaram esse material de apoio ao estudante, facilitador e pesquisador das mais diversas áreas da saúde, na forma de um e-book de treze capítulos. SIM, seria apenas mais um atlas digital em Histologia se o mestre não decidisse expor essa obra numa plataforma de comunicação de domínio público, na qual o usuário com senha pessoal tem acesso a conteúdos propostos, assim como pode postar atividades, discutir em fóruns, tirar dúvidas via mensagens, etc, denominada Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle, 2001).
Parabéns, professor Delano Macedo, o Atlas Digital de Histologia Básica conseguiu alcançar com maestria a proposta educacional vigente: transformou alunos em professores e professores em alunos.
Ano: 2023
Número de páginas: 102
Disponível para Download: Sim
O interessado em publicar através da EdUnichristus deverá submeter o manuscrito para apreciação de acordo com as instruções definidas no Regimento da EdUnichristus. Após aprovação de viabilidade pela Diretoria Executiva, o pedido será levado à apreciação do Conselho Editorial, ocasião em que, caso aceito, será direcionado para as etapas de revisão técnica, linguística e de normalização (nesta sequência).
Após as etapas de aprovação e revisão, será iniciado o processo de editoração propriamente dito. A EdUnichristus entrará em contato com o(s) autor(es) para definição conjunta do projeto editorial (capa, fonte, estilos, cores, etc.) e, logo em seguida, será fornecida a primeira versão de prova para aprovação pelo(s) autor(es).
Vale ressaltar que não serão aceitas para análise obras em formato e linguagem de tese ou dissertação. O autor deve ajustar o texto ao formato de livro antes de submetê-lo à EdUnichristus.
Caso tenha interesse em publicar por meio da EdUnichristus, siga as instruções disponibilizadas no tópico ao final desta página sobre Submissão de Manuscrito.
Acesse aqui o Regimento da EdUnichristus.
Para otimizar o processo de produção da obra e facilitar a comunicação entre os autores envolvidos e a equipe editorial, devem ser atendidas algumas normas em relação ao formato dos arquivos e à adequação do texto apresentado. O processo de produção somente se iniciará após o envio de todas as partes da obra em conformidade com as orientações apresentadas a seguir:
Esteja ciente de que o material submetido à apreciação da EdUnichristus passará por diferentes etapas até chegar à editoração propriamente dita. O processo de revisão do manuscrito ocorrerá da seguinte forma:
Para conhecer em detalhes o funcionamento desse fluxo, clique AQUI para acessar o diagrama de fluxo editoral da EdUnichristus.
Utilize o formulário abaixo para submeter o manuscrito da obra para qual deseja publicação. Após o envio dos dados básicos, incluindo o arquivo do material em formato Word, você receberá o contato da nossa equipe editorial, com o objetivo de coletar informações mais detalhadas.
NOTA: Para categorizar a grande área, a área, a subárea e a especialidade nas quais a sua obra se enquadra, utilize a tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível AQUI.