Núcleo de Estudo e Atenção à Microcefalia (NEAMI)

Postado em 26/10/2018

O Núcleo de Estudo e Atenção à Microcefalia (NEAMI) foca na atenção e estudos sobre o desenvolvimento craniofacial de crianças nascidas com microcefalia como sequela da Síndrome Congênita do Zika Vírus, considerada uma enfermidade inédita. São realizadas atividades multidisciplinares de promoção à saúde envolvendo as crianças e seus familiares.

Em 2015, o Brasil enfrentou uma emergência de saúde pública em relação ao aumento dramático do número de recém-nascidos com microcefalia associada ao vírus da Zika (Zanluca et al., 2015). O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de janeiro de 2017, confirmou  2.347 casos no Brasil, 163 no Ceará, e 57 em Fortaleza (Boletim epidemiológico 05/2017, Governo do Estado do Ceará). As anormalidades da síndrome incluem: microcefalia, lesões do sistema nervoso central, lesões oculares,  perda auditiva,  falta de tônus muscular e  artrogripose (CALVET et al, 2016; SARNO et al, 2016).

Nesse contexto, em janeiro de 2016, foi criado, na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Christus (Unichristus), o NEAMi (Núcleo de Estudo e Atenção a Microcefalia), com foco no atendimento clínico e em atividades sociais de atenção às crianças portadoras de microcefalia por diversas causas, especialmente pelo Zika vírus. O núcleo  é composto por professores e alunos da Graduação e Pós-graduação de Odontologia da Unichristus.

Um dos focos dos estudos é o acompanhamento clínico e radiográfico do crescimento e desenvolvimento crânio-oro-facial dos bebês nascidos com a Síndrome Congênita do Zika. Alguns resultados importantes dos estudos do NEAMI incluem alterações no desenvolvimento oral dos bebês tais como:  atraso na erupção dentária, alteração de sequência de erupção, assim como alterações de forma e número de dentes.

A prevenção e assistência às principais doenças bucais, como cárie fazem parte do programa. Atividades multidisciplinares de promoção de saúde com as famílias dos bebês sindrômicos são realizadas no Espaço de Promoção de Saúde, localizado na clínica Escola de Odontologia.

As atividades incluem interações com os cursos de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ademais, ações como rodas de conversas com troca de experiências, citações de poesias e música são incrementadas com o intuito de prestar atenção aos pais das crianças. Assim,  os familiares são incluídos no processo de construção de um sistema de saúde humanizada, que contempla cada vez mais o bem-estar geral do paciente, estendendo-se aos familiares responsáveis e cuidadores.

Os alunos  vivenciam de uma forma muito grandiosa essa experiência, com muita ética, colocando-se como instrumento importante desse processo pedagógico construído junto ao paciente.

A clínica escola de Odontologia da Unichristus conta também com amplo serviço especializado de atendimento a pacientes com quaisquer necessidades especiais, sendo um centro de referência não só para pacientes infantis, mas também adultos.