A tendência da multidisciplinaridade tem impulsionado o comportamento dos profissionais nos ambientes organizacionais, valorizando significativamente as pessoas capazes de atender às demandas das empresas de forma criativa, com pensamento crítico, competência cultural, apoiadas nas mais diversas disciplinas e tecnologias.
Nesse sentido, o máximo aproveitamento das disciplinas no período da graduação favorece ampliação do conhecimento e facilita um posterior aprofundamento nas diversas áreas do saber em uma mesma especialização.
Ser detentor de uma especialidade profissional é fundamental, mas é igualmente importante que o profissional compreenda as diversas possibilidades da transversalidade disciplinar na sua área de conhecimento e atuação.
O modelo corporativo da atualidade aproveita profissionais capazes de atender às demandas nas diversas áreas do saber humano, elevando o nível de exigência, provocando uma busca por maior pluralidade tecnológica a fim de realizar entregas que surpreendam pela versatilidade e pela capacidade de solucionar problemas.
O conhecimento adquirido no curso de graduação por meio das disciplinas é fundamental para sua preparação como especialista. No entanto, outras oportunidades na própria Universidade servirão como estímulo e desenvolvimento de habilidades indispensáveis para sua atuação profissional. Os temas conhecidos e sobre os quais se tem relevante capacidade para discorrer, as experiências com monitorias, seminários, estágios, grupos de estudos elevam o conhecimento, estimulando as habilidades generalistas.
De fato, unir os conhecimentos e as habilidades de especialista e generalista favorece a capacidade de pensar e agir de várias formas, interagindo com as mais diversas áreas do negócio. A transversalidade dos diferentes saberes torna-se temática essencial no dia a dia das empresas, quando as exigências para resultados perpassam pela necessidade dessa integração entre os pares.
O desafio profissional que se apresenta é justamente preparar-se para transformar conhecimento em ações práticas nas entregas dos resultados nas organizações. Não basta ter um diploma, é fundamental que esse saber esteja atrelado à capacidade e à habilidade técnica para propor soluções, tomadas de decisões e entregas esperadas pelas empresas.
Portanto, o máximo aproveitamento das experiências dentro da Universidade, das empresas, nos eventos culturais relevantes, pode proporcionar preparação significativa para desenvolvimento de habilidades generalistas surpreendentes.
Desejamos um excelente início de semestre a todos!
Profª. Ms. Fabiana Sousa
Coordenadora da Central de Estágios e Empregos Unichristus