Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento, aperfeiçoamento e inovação de simuladores, equipamentos e instrumentais para cirurgia minimamente invasiva

Essa linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços além da demonstração do conceito de simulação, quando associados à inovação e absorção de tecnologia. Soluções inovadoras em simulação podem mudar e aprimorar a educação cirúrgica e melhorar a saúde do país. O aperfeiçoamento dos simuladores, instrumentos e equipamentos para cirurgias minimamente invasivas é um vetor estratégico inovador, moderno e compreensivo de desenvolvimento da formação em nomeadamente áreas críticas de aprendizado e em treinamento de profissionais que atuarão científica e tecnologicamente nessa área que tem crescido exponencialmente. Esse crescimento se explica pelos inúmeros benefícios aos pacientes (menor trauma cirúrgico, menos tempo de internação e recuperação pós-operatória permitindo o retorno mais precoce às atividades profissionais e cotidianas, menor gasto, menor número de complicações e maior economia ao país). A avaliação crítica por meio do método científico possibilita avaliar esses modelos de simuladores, instrumentos e equipamentos com rigor científico de forma a padronizar o treinamento dos cirurgiões e de outros profissionais de saúde que atuam em cirurgias que utilizam esses equipamentos e instrumentos, além de facilitar o uso de modelos para a educação, a pesquisa e o desenvolvimento científico.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos para a área da saúde

A área da saúde tem acompanhado e sofrido forte influência do avanço tecnológico no campo da informática. Esta linha de pesquisa insere-se neste contexto de inovação em procedimentos diagnósticos, algoritmos decisórios, protocolos terapêuticos e simulações de situações práticas utilizando a elaboração de softwares e aplicativos. Os resultados desta linha de pesquisa terão impacto prático na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população e têm elevado potencial para tornarem-se produtos e patentes que contribuam com o aperfeiçoamento da prática profissional tanto dos pesquisadores como de toda a comunidade de profissionais do campo de saúde envolvido, favorecendo a economia de recursos e de tempo e direcionando tomada de decisões com maior qualidade.

Desenvolvimento de metodologias de simulação no ensino de habilidades na área
de saúde

A formação de pessoal habilitado na área de saúde tem se tornado um objetivo progressivamente mais necessário no âmbito nacional. O acesso de mais pessoas ao sistema de saúde, o envelhecimento da população e o avanço tecnológico dos recursos diagnósticos e terapêuticos são alguns dos fatores que aumentam a demanda por formação mais rápida, eficaz, direcionada e com custos reduzidos. Paralelamente, uma crescente importância dada a questões bioéticas tem imposto limitações ao aprendizado direto com pacientes reais.

É nesse contexto que se insere a linha de pesquisa em desenvolvimento de metodologias de simulação no ensino de habilidades na área de saúde, com o objetivo de elaborar metodologias inovadoras que facilitem a aquisição de competências específicas nas diversas áreas da saúde, ao mesmo tempo em que se verificam na prática sua exequibilidade e reprodutibilidade, contribuindo para o aprimoramento das práticas profissionais.

Biomateriais e técnicas minimamente invasivas em Odontologia 

A Odontologia desenvolveu-se consideravelmente nas últimas décadas devido ao inegável avanço tecnológico das Ciências Médicas. Entretanto, alguns problemas desafiadores como a preservação dos tecidos dentários duros, o aumento da longevidade dos procedimentos restauradores e outros, ainda necessitam de alternativas de resolução mais eficientes na prática odontológica atual. A existência de hiatos científicos e tecnológicos na Odontologia são considerados oportunidades para as empresas brasileiras aumentarem o número de produtos e serviços patenteados com alto valor agregado, e assim melhorar a sua competitividade frente as empresas estrangeiras. Neste contexto, a presente linha de pesquisa tem como objetivo formar profissionais inovadores e proativos que estejam aptos a planejar, desenvolver e testar biomateriais e técnicas minimamente invasivas para proporcionar melhorias significativas no desempenho clínico da Odontologia e assegurar maior qualidade de vida aos pacientes.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.