Integração com a Graduação

A quase totalidade dos docentes permanentes do programa são também professores da graduação na área da saúde da Unichristus, nos cursos de Medicina, Odontologia e Biomedicina. Este é um dos aspectos que mantém a integração entre os dois níveis de ensino.

Há alunos de iniciação científica vinculados em diversos projetos de docentes do programa, atuando em conjunto com os mestrandos.

Como exemplo, os estudantes de graduação em Odontologia Gabriel Dantas Sarubbi, Isadora Sucupira Machado e Patrícia de Melo Portela estiveram integrados em 2016 à pesquisa Avaliação do reparo tecidual após síntese com cola, tendo como coordenador o Professor Abrahão Cavalcante Gomes de Souza Carvalho.

Na pesquisa Avaliação Histomorfométrica do Reparo Alveolar após síntese com cola de Cianoacrilato, estiveram integrados em 2016 os alunos Carlos Wallysson de Sousa, Juliana Lima Vecchio e José Carlos Rodrigues de Lima, também do curso de graduação em Odontologia, coordenado pelo Professor Abrahão Cavalcante Gomes de Souza Carvalho.

As estudantes de graduação Letícia Sucupira e Carolina Rodrigues Cardoso Carvalho estiveram integrados em 2016 à pesquisa Desenvolvimento de Modelo Sintético Para Simulação Laparoscópica de Anastomose Manual em Prótese Vascular Com Estudo Piloto da Curva de Aprendizado, que tem a participação do mestrando Pedro Diógenes, e como coordenador do projeto o Professor Carlos Eduardo Barros Jucá.

Ademais, diversos novos alunos de graduação foram selecionados em 2016 para serem engajados em projetos realizados no contexto do TEMIS, em conjunto com mestrandos e orientadores, no ano de 2017.

Cabe destacar a atividade dos docentes do Programa no acompanhamento dos discentes de graduação em Medicina, nos hospitais da cidade de Fortaleza, promovendo a integração entre a graduação e a pós-graduação. Essa integração também se verifica quando esse acompanhamento ocorre com a participação de um discente do TEMIS. Em 2016, mantiveram-se os seguintes registros de acompanhamento:

Professores:

  • Gleydson César de Oliveira Borges – Santa Casa de Fortaleza; 240 alunos
  • Carlos Eduardo Barros Jucá – Hospital Infantil Albert Sabin; 144 alunos

Discentes:

  • Delano Gurgel Silveira – Santa Casa de Fortaleza; 240 alunos
  • Francisco Ferreira Filho – Instituto Dr. José Frota; 144 alunos
  • Ricardo Victor Soares Pereira Instituto Dr. José Frota; 144 alunos
  • Vitor Hugo Lauro Soares Upa – Praia do Futuro; 144 alunos
  • Vitor Nogueira Araújo – Instituto Dr. José Frota; 144 alunos

A integração graduação-pós-graduação também pode ser verificada por meio da atuação dos docentes permanentes do programa e de mestrandos junto às Ligas Acadêmicas da Unichristus. As Ligas Acadêmicas são associações de alunos que têm como objetivo o estudo aprofundado de temas específicos e a realização de pesquisas e ações de conscientização em torno deste tema.  O Professor Carlos Eduardo Barros Jucá é orientador da Liga Acadêmica de Neurociências. O professor do programa Gleydson César de Oliveira Borges atua como orientador da Liga de Cirurgia. A mestranda, e também professora da graduação, Karine Sampaio tem forte atuação junto às atividades da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.